O ano de 2023 está voando. Durante os doze meses de 2022, acompanhamos de perto quais problemas estavam moldando o cenário dos negócios para entender melhor o que esperar em 2023. Aqui está o que descobrimos.

Continue a leitura e descubra se algum desses negócios combina com você!

15 Negócios em Alta Para Empreender em 2023

Esta é uma lista de 15 negócios em alta para você começar a empreender e entrar no mercado competitivo. Estude bem cada formato e avalie qual pode dar certo para você:

  1. E-commerce
  2. Vendas de Produtos e Serviços Plant-based
  3. Clube de Assinatura
  4. Delivery de Comida Vegana e Vegetariana
  5. Venda de Produtos de Informática
  6. Infoprodutos
  7. Serviços de T.I Sustentável
  8. Desenvolvimento de aplicativos
  9. Desenvolvimento de Jogos
  10. Negócios Imobiliários
  11. Moda Vegana
  12. Criação de lojas virtuais
  13. Consultorias de marketing digital
  14. Exercícios em casa
  15. Venda de cosméticos naturais e artesanais

1. E-commerce

O e-commerce é um setor em constante crescimento e foi um dos que mais se beneficiou durante a pandemia e continua crescendo ano a ano.

Com as pessoas sem sair de casa pelo distanciamento social e tendo as compras online como melhor opção, muitas lojas físicas viram a necessidade de usar a internet para continuar a vender e se manterem ativas no mercado. 

As vantagens como praticidade, experiência personalizada e diversos meios de pagamentos, entre outras, que as lojas online oferecem estão mudando de vez a maneira como consumimos.  

Se você quer ter uma loja de e-commerce, faça uma pesquisa de mercado, defina seu produto e público e tenha um planejamento para ter uma loja de sucesso.

Dentro do e-commerce existe também o dropshipping, que é um método de vendas no qual não se mantém produtos em estoque. 

Você pode criar um site, encontrar fornecedores confiáveis e trabalhar como intermediário nas compras. As pessoas entram no seu site, compram o produto e você repassa esse pedido ao fornecedor que cuidará da logística de entrega para o cliente. 

Uma inovação que você pode incluir no seu e-commerce para destacá-lo no mercado é participar de projetos como o Polen, que permite que os consumidores escolham uma causa para doar a cada finalização de vendas no seu carrinho de compras. 

Com a crescente consciência ambiental e social, os consumidores optam por empresas que trabalham com recursos naturais ou que invistam em ações sociais e de sustentabilidade.

Plataformas para criação de e-commerce:

  • Shopify
  • Wobiz
  • Cartx

2. Vendas de Produtos e Serviços Plant-based

O mercado plant-based vai muito além da alimentação e está crescendo mundialmente.

Conectado à sustentabilidade e saúde pessoal e do planeta, esse é um estilo de vida que vem sendo adotado cada vez mais por pessoas que buscam reduzir a utilização de recursos naturais e o impacto ambiental.

No mercado é possível encontrar produtos que vão desde alimentos a produtos de limpeza, calçados, produtos de higiene pessoal (como escova e pasta de dentes, absorventes ecológicos), medicamentos, entre outros. 

É um nicho que você pode escolher em diversas áreas como: alimentação, nutrição, venda de cursos, produtos artesanais, desenvolvimento de aplicativos e desenvolvimento de produtos inovadores.

3. Clube de Assinatura

Já pensou receber em casa, todo mês, um kit de produtos selecionados e personalizados? 

É assim que funciona um clube de assinatura. Você pode optar por um nicho, fazer uma pesquisa do público-alvo e iniciar o seu negócio que, no longo prazo, irá criar uma base fiel de assinantes. 

Os clubes de assinatura estão em alta e são uma ótima opção para se investir. Este mercado tem crescido nos anos seguintes à pandemia, com o tamanho do mercado global avaliado em mais de US$ 23,18 bilhões em 2021. Até 2027, o valor de mercado deve valer pelo menos US$ 62,89 bilhões.

Esses números mostram que a busca pelo conforto e exclusividade é grande, é uma experiência diferente que atrai pessoas em diversos nichos. Você pode focar em:

  • Livros
  • Cosméticos
  • Vinhos
  • Cafés
  • Produtos Geek
  • Cervejas
  • Pet
  • Alimentos
  • Produtos de limpeza
  • Papelaria
  • Produtos ecológicos

4. Delivery de Comida Vegana e Vegetariana

Já foi pedir um almoço em cima da hora e ficou navegando por aplicativos minutos a fio sem conseguir decidir o que quer comer? Ou sem encontrar opções que se adequem ao seu tipo de alimentação?

Se você tem habilidades culinárias e pensa em ganhar dinheiro com isso, com um baixo investimento inicial você pode montar seu negócio de marmitas ou lanches e começar a montar sua base de clientes. 

Por ser um mercado com alta concorrência, é interessante procurar formas de se destacar. A redução de lixo produzido, embalagens plásticas, desperdício, entre outras questões ambientais chamam a atenção dos consumidores. Soma-se isso a um atendimento diferenciado e uma comida gostosa e você vai virar referência.

Além do aumento do consumo de alimentos saudáveis, houve também um crescimento no número de pedidos de refeições. 

Espera-se que toda a indústria de aplicativos de entrega de comida atinja o tamanho do mercado de US$ 320 bilhões até 2029.

Exemplos de nichos para focar:

  • Alimentação vegana e plant-based – o número de vegetarianos e veganos só cresce e a procura por esse tipo de alimentação fora de casa é grande. Mas junto com a vontade de comer em algum lugar diferente, vem o medo de contaminações cruzadas por não saber como os alimentos são feitos. Abrir um negócio focado para esse público e estabelecer a confiança pode trazer muitos rendimentos.
  • Alimentação sem glúten – algumas pessoas optam por uma dieta sem glúten e outras têm intolerância permanente, então os alimentos para celíacos devem ter muito cuidado na escolha dos produtos e no manuseio. É difícil comer em restaurantes tendo total certeza da procedência dos alimentos, por isso se você focar nesse nicho, existe uma grande responsabilidade na entrega.
  • Alimentos congelados – a praticidade vale muito para quem trabalha o dia inteiro, tem crianças em casa ou não sabe cozinhar. Você pode vender produtos avulsos congelados ou fazer pacotes mensais.

5. Venda de Produtos de Informática

Outro negócio em alta que se beneficiou com as mudanças no pós-pandemia, foi o de venda de produtos de informática. O crescimento foi de 19,7% no primeiro trimestre de 2021, em comparação com 2020.

Com a adoção do modelo híbrido de trabalho pelas empresas e a permanência do ensino à distância, a procura por notebooks, nobreaks, impressoras, fones de ouvido, teclados, mouse, etc, continua enorme. 

6. Infoprodutos

Com todo mundo se voltando para o digital na hora de trabalhar, estudar e se entreter, os infoprodutos são opções lucrativas para você explorar.

Se você tem algum conhecimento ou habilidade que gere interesse nas pessoas, pode criar produtos digitais como ebooks, vídeo aulas, cursos, podcasts e audiobooks.

Criar algo de qualidade é essencial e pode durar muito tempo. Você pode vender esses produtos online utilizando as redes sociais e ter uma renda passiva no longo prazo. 

É possível também cadastrar seus produtos em sites como Hotmart, Eduzz e Monetizze e disponibilizar links de afiliados que ajudarão nas vendas por uma comissão pré-definida.

Estude os nichos e use o marketing digital a seu favor. As pessoas se interessam por diversos tipos de assuntos, veja algumas ideias de infoprodutos voltados para o mercado sustentável e plant-based:

  • E-book com receitas vegetarianas ou veganas.
  • Curso de queijos vegetais.
  • E-book sobre como fazer compostagem em casa.
  • Curso de maquiagens naturais.
  • Curso de investimentos no mercado financeiro com foco em plant based.

7. Serviços de T.I Sustentável

Os consumidores estão mais atentos às empresas que se preocupam com a forma com que impactam o planeta e a sociedade. O modelo ESG (Environment, Social e Governance) está se espalhando entre as empresas que procuram seguir o fluxo dessas mudanças necessárias. 

Um estudo realizado pelo Bank of America em 2020 mostra que 80% do público da geração Z prioriza investir e comprar de empresas que se alinham ao ESG.

O profissional de TI é indispensável para que as empresas coletem os dados necessários para análise e criação de estratégias de melhorias que vão deixá-las alinhadas às métricas do ESG.

8. Desenvolvimento de aplicativos

A mudança de hábitos e rotina das pessoas e a necessidade de reinvenção das empresas impulsionou o mercado de desenvolvimento de aplicativos e criou oportunidades de negócios para quem possui boas ideias.

Desde aplicativos para compras online a delivery de produtos, jogos, melhoria de produtividade, exercícios em casa, entre várias outras áreas.

Se você tem a solução para um problema que pode melhorar o dia a dia das pessoas, você tem a chance de monetizar sua ideia por meio do Google Play, App Store e Window Phone Store.

9. Desenvolvimento de Jogos

Os jogos são a indústria mais rentável na área de entretenimento. A quarentena trouxe uma procura grande por diversão e distração e o mercado de jogos se tornou uma oportunidade de negócio boa para investimento.

Se você entende de linguagens de programação pode criar jogos de baixa ou alta complexidade, e altamente viciantes para vender por meio das lojas de aplicativos.

10. Negócios Imobiliários

O mercado imobiliário foi outro que saiu por cima no pós-pandemia e apresentou números significativos de crescimento. No primeiro trimestre de 2021 o volume de financiamentos imobiliários subiu 113%, de acordo com a Abecip. 

Se você tem interesse em trabalhar na área de venda e locação de imóveis, esse é um bom momento para começar a investir em profissionalização e desenvolvimento.

11. Moda Vegana

Veganismo e moda combinam sim, e é uma moda que visa o uso e criação de roupas, calçados e acessórios confeccionados sem exploração de animais, dos seres humanos e do meio ambiente.

Ou seja, sem sofrimento e sem incentivo ao consumo excessivo, que impacta negativamente a saúde do planeta pelos números de descartes que acontecem decorrentes da banalização do fast fashion.

12. Criação de lojas virtuais

Já falamos sobre o crescimento do e-commerce como oportunidade de negócio para começar uma loja online, mas se o seu foco de trabalho é o design e não as vendas, esse crescimento também pode ser bom para você.

Entre as lojas e empresas que entram no mundo online para continuarem vendendo, existe um grande número que não tem o conhecimento necessário para criar seus sites e lojas.

Você pode oferecer seus serviços e conquistar diversos clientes que precisam criar desde uma vitrine básica de produtos a um e-commerce mais complexo com foco na facilidade de uso e experiência do consumidor.

13. Consultorias de marketing digital

Outra forma de iniciar um negócio com foco online é oferecendo consultorias de marketing digital. Com o número grande de empresas que possuem sites e redes sociais, elas procuram formas de se destacar da concorrência e aumentar as vendas.

O profissional de marketing digital está diretamente relacionado a isso, trabalhando para analisar métricas e identificar onde podem ser feitas melhorias na estrutura e organização nas áreas de vendas e comunicação.

Se você ainda não tem um conhecimento aprofundado, invista em cursos e especializações antes de iniciar. E se já possui a base, comece a criar seu portfólio com cases de sucesso e atraia cada vez mais clientes.

14. Exercícios em casa

O isolamento social e decreto para fechamento dos locais de aglomeração prejudicou não somente as lojas de varejo, mas os espaços de exercícios físicos como academias, escolas de dança, yoga e pilates. 

Em busca de uma forma de treinar e manter a saúde física em dia sem correr riscos saindo de casa, a atenção se voltou para as aulas e treinos online.

Além do mais, o momento atual colaborou para que muitas pessoas analisassem os próprios hábitos e tomassem uma decisão sobre investir na própria saúde e qualidade de vida. 

Isso abriu espaço para professores e personal trainers oferecerem aulas através de plataformas como o Google Meet, Zoom ou até mesmo criando vídeos no Youtube de treinos de todos os tipos de atividades físicas.

15. Venda de cosméticos naturais e artesanais

A indústria da beleza está em processo de mudança também e para melhor, hoje as pessoas enxergam o autocuidado como parte essencial da rotina e preferem consumir produtos com menos químicos e menos agressivos ao corpo e à natureza.

Os rótulos limpos e o uso de ativos naturais vêm ganhando espaço no mercado, chamado de “clean beauty”, e é um dos negócios em alta para se investir em 2023.

Entre os produtos vendidos estão shampoos, sabonetes, condicionadores, maquiagem, cremes hidratantes, desodorante, entre outros. 

Mesmo com os valores mais altos de alguns produtos, é notável o crescimento da preferência do público em comprar de empreendedores e empresas que pensam no futuro, diminuindo a quantidade de plástico em embalagens e no uso de agentes nocivos nas produções.

Exemplos de negócios Plant-Based em Alta para Você Conhecer e se Inspirar

Com tantas modalidades de negócios em alta entre os quais focar para se tornar seu próprio chefe e começar a empreender, separamos alguns exemplos do nicho plant-based para você se inspirar a fazer parte dessa indústria transformadora cada vez maior no mundo inteiro. 

Veggi

A primeira plataforma de delivery vegano do Brasil nasceu durante a pandemia. Em meio ao aumento no número de pedidos em aplicativos de comida e restaurantes, os fundadores encontraram uma oportunidade de focar no nicho vegano que não recebe tanta atenção nos aplicativos em geral. 

Além da maior quantidade de opções veganas para os consumidores, a empresa adotou   estratégias que visam um impacto socioambiental positivo como: embalagens sustentáveis, redução do lixo e atendimento humanizado entre as empresas e entregadores.

Veggly

Na área de desenvolvimento de aplicativos, a Veggly se destacou ao criar uma plataforma de encontros para pessoas veganas e vegetarianas. 

Se o amor a gente conquista pela barriga, é mais fácil quando a outra pessoa tem as mesmas crenças que você quanto à alimentação, certo? Veja alguns depoimentos de casais que se conheceram pelo app.

Chameleon Sun

Uma marca brasileira lançou em 2020 um protetor solar vegano e natural. Um produto 100% livre de crueldade e qualquer ingrediente de origem animal que está fazendo sucesso entre os consumidores que pensam na saúde dos animais e do meio ambiente, além da própria.

AmoKarité

Os cosméticos naturais e veganos estão ganhando espaço como uma opção mais saudável para o corpo e natureza por possuírem mais nutrientes e menos químicas em sua produção.

A marca de maquiagens AmoKarité surgiu com o propósito de oferecer produtos artesanais acessíveis para todo mundo. Na loja da marca você encontra diversos produtos, todos naturais e veganos. 

Insecta Shoes

Na área da moda sustentável, a Insecta Shoes é uma das marcas veganas de sapatos e acessórios que está conquistando o mercado desde 2014. Como base de produção, a marca utiliza materiais recicláveis como borracha, plástico, peças de roupas usadas, algodão e resíduos de produção.

Conclusão

A mudança é contínua e é necessário aprender a se adaptar. Os hábitos estão mudando, as formas de consumir, atender e entregar são diretamente impactadas pelos acontecimentos diários no mundo inteiro.

Empreender não é fácil, apesar de tantos negócios em alta no mercado, mas é importante que as boas ideias tenham uma chance de mudar o mercado, são essas as empresas que vão ajudar na recuperação econômica e contribuir hoje para a construção de um mundo mais saudável e consciente.

Esperamos que este artigo tenha ajudado na sua pesquisa em busca de criar seu próprio negócio. Para se manter antenado nas notícias e oportunidades do mundo plant-based, siga nossas redes sociais. E se você quer investir em negócios plant-based e garantir participação na nova economia cadastre-se na nossa página de investidores.

Leia também: O Que São Investimentos Alternativos? e O Que é Equity Crowdfunding? Um Guia Completo

*Imagem de capa: Pexels

Por Leticia Rocha em 30 de janeiro
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