Você pode pensar na poluição quando vê latinhas na praia, fumaça emitida por escapamentos de carros e caminhões que estão desregulados, plástico no mar, entre outras situações que fazem parte do nosso cotidiano. Por isso, abordaremos esse assunto, explicando como você pode auxiliar a combater a poluição, caracterizada pela adição de substâncias ou energias que trazem um efeito negativo na natureza. 

Ações para combater a poluição 

Pensando nisso, falaremos sobre algumas ações para combater a poluição causada na natureza. 

Separar o lixo reciclável 

O lixo traz grandes problemas como poluir lençóis freáticos por conta do chorume, causar enchentes por bueiros entupidos, doenças por atrair animais vetores, contaminar o ar devido à queima, entre outros.

Uma maneira de contornar essa situação, é realizar a reciclagem correta dos resíduos, dessa forma, o lixo poderá ser reaproveitado e transformado em um novo objeto ou matéria-prima

Para isso, você terá de separar o lixo reciclável – papel, cartolinas, papelão, isopor, plástico, vidros, aço, metais e alumínios – higienizar (caso esteja descartando vidro, lembre-se também de embalá-lo) e encontrar um ponto de coleta seletiva. Na Ecoa Uol tem uma lista onde é possível ver esses tipos de iniciativas em diversos locais do Brasil. 

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

Dica bônus: Fazer compostagem, já que o lixo orgânico também acarreta a liberação do gás metano. 

Descartas as pilhas, baterias e óleo de cozinha de forma correta 

Pilhas e baterias descartas de forma incorreta causam a contaminação dos lençóis freáticos e solo, bem como problemas de saúde em seres vivos por conta do mercúrio. Aqui você poderá buscar locais que comercializam esses materiais e assistências técnicas autorizadas para reciclar esses objetos. 

Além disso, o óleo jogado no ralo também polui a água e o solo, podendo entupir o encanamento e atrair animais vetores de doenças por conta da gordura que fica acumulada no cano.  A dica é adicionar essa substância em garrafas PET’s e achar pontos de coleta, no Óleo Sustentável você poderá encontrar pontos em nove estados (DF, ES, GO, MG, PR, RJ, RS, SC e SP). 

Economizar a água e a energia 

Utilizar os recursos de água e energia de forma consciente é benéfico para o meio ambiente, dessa forma, algumas ações simples são desligar a luz quando sai de um cômodo, fechar a torneira enquanto escova os dentes, reutilizar água quando possível, comprar equipamentos elétricos mais eficientes que preservam o meio ambiente, entre outros. 

Comprar de empresas verdes 

O consumismo exagerado é algo que devemos evitar para auxiliar a natureza, porém, caso seja necessário comprar alguma coisa, você poderá encontrar empresas com itens mais sustentáveis que pensam na natureza durante seu processo de produção. 

Dica bônus: Comprar localmente auxilia a reduzir a poluição do ar e das embalagens utilizadas durante o trajeto, além de fortalecer a economia regional. 

Retirar – ou reduzir – a carne e o leite do cardápio 

A carne é responsável por 57% das emissões de gases de efeito estufa, conforme apontou um estudo publicado pela Nature Food. Foi descoberto que os alimentos que mais causavam efeitos negativos no meio ambiente eram o bife, leite de vaca e o porco. 

Para isso, recomendamos a leitura das matérias: 

As informações podem te ajudar nessa jornada!

Dar preferência para transportes que causam menos impacto 

Já pensou em caminhar ou andar de bicicleta? Além de se estar fazendo um exercício físico – benéfico para a saúde – a ação reduz a emissão de carbono, você também poderá optar pelo transporte público e caronas. Se tiver carro, também veja se o veículo está adequado, para não poluir mais o ambiente. 

Plantar árvores ou apoiar projetos sustentáveis

As árvores auxiliam a combater o aquecimento global, absorvendo o gás carbônico. Então, caso tenha espaço na sua casa ou um local para plantá-las poderá fazer isso, além disso, outra ideia é apoiar projetos sustentáveis nesse sentido. 

Aqui falamos sobre algumas instituições que trabalham para a preservação das árvores para você conhecer. 

Gostou de saber mais sobre as ações para combater a poluição? Aproveite e leia também: 

O que é sustentabilidade ambiental? Veja exemplos e entenda tudo sobre o assunto

Empresas nacionais que transformam o plástico dos oceanos

6 Empresas veganas e plant-based de destaque no Brasil

*Imagem ilustrativa de capa: Unsplash

Por Amanda Stucchi em 12 de agosto