Várias pessoas podem desejar seguir uma dieta vegana, mas, ainda não sabem bem como dar esse primeiro passo, sentem dificuldades ou tem dúvidas. Sabendo disso, existem desafios que visam incentivar a mudança na alimentação e auxiliar na transição para uma dieta vegana. Portanto, aqui falaremos alguns para você conhecer!

Desafios para adotar uma dieta vegana

Os desafios são uma maneira divertida e fácil de obter apoio e informações durante o período de transição alimentar.

Veganuary

O Veganuary é um movimento para inspirar as pessoas a experimentarem o veganismo no mês de janeiro e no decorrer do ano. Na edição de 2022, teve mais de 629 mil participantes de 228 países e territórios. 

Em uma pesquisa realizada pela instituição, foi descoberto que 36% das pessoas que se inscreveram no desafio e ainda não eram veganas planejavam permanecer com o estilo de vida após o término do desafio. Ademais, 74% das pessoas que não desejam permanecer veganos irão, pelo menos, reduzir pela metade a ingestão de produtos de origem animal. 

O site oferece receitas veganas, guias alimentares, blog sobre a temática e um portal onde é possível se inscrever na jornada Veganuary, com duração de 31 dias, na qual poderá receber e-mails diários com informações sobre planejamento alimentar, nutrientes, compra e armazenamento de produtos veganos, entre outros. 

É possível escolher iniciar a jornada imediatamente, em sete dias ou decidir a própria data de início. 

Abril Vegano 

A Sociedade Vegetariana Brasileira criou o desafio Abril Vegano, a campanha on-line conta com publicações, lives e um site específico onde é possível baixar diversos e-books gratuitamente que ensinam sobre alimentação. 

A iniciativa também conta com o apoio de quatro influenciadores digitais que também entraram no desafio, são eles: os atores e atrizes Day Mesquita, Henrique Camargo, José Trassi e Rayssa Bratillieri.

“Diversas pesquisas afirmam que a redução do consumo de carnes e a ampliação do consumo de frutas, legumes, verduras, leguminosas e cereais integrais estão ligadas a menores taxas de obesidade, níveis de colesterol, pressão arterial, diabetes e doenças coronarianas”, mencionou Renata Victoratti, nutricionista do Departamento de Campanhas da SVB. 

Vegan Pledge (em inglês) 

O desafio Vegan Pledge, desenvolvido pela The Vegan Society, procura incentivar que as pessoas experimentem o veganismo durante 30 dias. Ali, é possível se inscrever e receber e-mails com conselhos sobre uma dieta vegana, incluindo receitas fáceis e saudáveis. 

“O Vegan Pledge ajuda mais de mil pessoas todos os meses a se tornarem veganos e permanecerem veganos com suas dicas e apoio, estamos orgulhosos de ter recebido uma abundância de feedback positivo de ex-Pledgers em todo o mundo”, apontou a instituição. 

Gostou de conhecer esses desafios para adotar uma dieta vegana? Aproveite e leia também: 

10 motivos para se tornar vegano hoje

5 motivos para incluir opções veganas no seu restaurante

6 fisiculturistas veganos que provam a força do veganismo

*Imagem ilustrativa de capa: Unsplash



por Amanda Stucchi em 21 de abril