O fisiculturismo é uma prática esportiva que tem o objetivo de aumentar os músculos do corpo. Muitos atletas — seja de qualquer modalidade esportiva — podem ficar com dúvidas se seguir uma dieta vegana oferecerá um bom desempenho. Por isso, aqui listamos seis fisiculturistas veganos que provam a força dessa dieta! 

Lista de fisiculturistas veganos 

Vamos conhecer os atletas? 

1# Raíra Bergamo 

Raíra é a primeira campeã wellness natural da INBA PNBA Natural Bodybuilding. Ela estreou no fisiculturismo no ano de 2018 e já participou de 7 campeonatos (em seis pódios batendo na trave, como afirmou). 

A atleta escreveu em seu Instagram em um trecho que anuncia sua vitória no campeonato: “O fisiculturismo me mostrou desde sempre o tamanho da minha capacidade e potencial para atingir meus objetivos, o poder da disciplina com a persistência e eu aplico tudo isso em todas as áreas da minha vida. Eu respiro e vivo o Body Building (pelo veganismo) desde meus 19 anos”. 

Raíra Bergamo
Imagem: Reprodução Raíra Bergamo / via Instagram @rara_vegan

2# Evelyn Santos

Evelyn foi outra campeã do INBA PNBA Natural Bodybuilding na categoria Bikini Divas. 

Ela é vegana e falou em um post de agradecimento sobre a vitória: “Assimilando e vivendo esse grande dia! Feliz, leve e sensação de dever cumprido!”. 

Uma curiosidade é que a atleta também criou um livro de receitas proteicas, chamado “E as proteínas?”, com receitas 100% à base de plantas, ricas em proteínas e veganas. 

Evelyn Santos
Imagem: Reprodução Evelyn Santos / via Instagram @evelynveganfit

3# Felipe Garcia do Carmo 

Felipe Garcia do Carmo, conhecido como Fefeu, fez história no fisiculturismo! Conforme informação da Sociedade Vegetariana Brasileira, publicada em 2016, foi o primeiro atleta vegano dessa modalidade a conquistar um campeonato no Brasil. 

Ele informou ao veículo que a decisão por se tornar vegano veio ao ver uma postagem da Luisa Mell com a foto de uma cachorra que seria abatida e seu filhote. A partir da reflexão “se eu amo uns, por que como outros?”, virou ovolactovegetariano durante três semanas e, logo depois, adotou o veganismo. 

Felipe Garcia do Carmo
Imagem: Reprodução Felipe Garcia do Carmo / via Instagram @felipeveganbodybuilder | Foto: Ricardo Coutinho

4# Massimo Brunaccioni

O atleta Massimo é italiano e vegano! Ele relatou em seu site: “A escolha de se tornar vegano foi de natureza ética. É o amor, a compaixão e o respeito por todos os animais que me levaram a este caminho”. 

Dentre suas vitórias está o primeiro lugar no WNBF Gran Prix Natural USA Rochester (NY) na categoria Men’s Physique, conquistada no ano de 2018. 

Ele também já apareceu como capa da revista For Men, afirmando que essa foi a primeira vez que um atleta vegano apareceu em uma revista da área fitness. 

Massimo Brunaccioni
Reprodução Massimo Brunaccioni/ via Instagram @max_veganfit

5# Jehina Malik 

Jehina é uma fisiculturista que é vegana desde o nascimento. 

Ela venceu o IFBB Pro — federação internacional de fisiculturismo & fitness — no ano de 2014.

Ela disse em uma entrevista no canal Plantiotric: “Era fácil ser vegana [ao crescer], nós eramos disciplinados […] eu nunca questionei, eu sempre me senti saudável, tive o suficiente para comer, nunca estive curiosa sobre qualquer outra coisa”. 

Jehina Malik 
Imagem: Reprodução Jehina Malik / via Instagram @ifbbprojehina

6# Robert Cheeke 

Robert Cheeke é vegano há 26 anos, tendo sido duas vezes campeão de fisiculturismo natural. Além disso, é palestrante, autor e fundador do Vegan Bodybuilding & Fitness. 

Ele cresceu em uma fazenda, por isso, decidiu se tornar vegano ainda na adolescência — pois tinha uma proximidade com os animais de fazenda, criando eles como se fossem animais de estimação — praticante de 5 esportes diferentes no ensino médio, Robert escreveu no Vegan Bodybuilding & Fitness: “Quer estejamos nos referindo a corrida, natação, futebol ou musculação, todos os atletas e não atletas podem se beneficiar de uma dieta/estilo de vida vegano e à base de vegetais”. 

Como curiosidade, ele também é co-autor do livro The Plant-Based Athlete: a game-changing approach to peak performance. Em tradução livre: o atleta à base de plantas – uma abordagem revolucionária para o desempenho máximo. 

Robert Cheeke 
Imagem: Reprodução Robert Cheeke / via Instagram @robert.cheeke

Gostou de conhecer os fisiculturistas veganos? Aproveite e leia também: 

Conheça 10 atletas veganos no mundo do futebol. Marta está na lista!

Atletas veganos – as marcas de suplementos estão de olhos neles

5 motivos por que atletas estão aderindo a uma dieta vegana

*Imagem de capa: Reprodução Massimo Brunaccioni/ via Instagram @max_veganfit

Por Amanda Stucchi em 5 de abril
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores