Hoje é o Dia Nacional do Futebol, e não é segredo para ninguém que esse esporte é muito apreciado no Brasil — o país conta com cinco títulos na Copa do Mundo — pensando nisso, que tal conhecer atletas de futebol que são veganos, ou seguem predominantemente essa dieta, no mundo do futebol? 

1# Marta 

A brasileira atua como atacante ou meia-atacante e, atualmente, joga no Orlando Pride, da Flórida. No ano de 2019, fez uma revelação para o jornalista Eduardo de Meneses, da ESPN, afirmando que deixou de consumir alimentos de origem animal, após ter sido desafiada a experimentar a dieta vegana. No ano passado, ela também falou que era vegana há um ano. Em um vídeo que ensina uma receita, Marta relatou: “Obviamente que tenho dó dos animais e acredito que a gente podia comer menos carne”, dizendo: “eu fui desafiada e também assisti uns documentários […]”.

Jogadora de futebol - Marta
Imagem: Divulgação LANCE!

2# Sebástian Pérez

O jogador de futebol colombiano, Sebástian Pérez, também segue uma dieta vegana, não comendo nada que seja de origem animal. O volante que atua no Boavista FC, afirmou em uma entrevista para a ESPN que saiu do Boca Juniors, clube argentino, por ser vegano. Ele disse a respeito dos comentários que ouvia: “Diziam: ‘Você é o 5 do Boca, como vai ser vegano? Tem que comer churrasco'”, falando também que se tornou vegano quando se lesionou, para ajudar na sua recuperação.

3# Alex Morgan

Alex Morgan é uma atacante de futebol, que joga no clube Orlando Pride, a atleta disse ao USA Today que adotou uma dieta vegetariana no início de 2017, e no ano seguinte, transformou seu estilo de vida em predominantemente vegano. Ela contou ao veículo sobre sua dieta: “Na verdade, isso me deixa mais forte e ajuda no cansaço e na recuperação”. Já, para a Reuters, em 2019, ela falou: “Adotei uma dieta vegana, porque não parecia justo ter um cachorro que eu adoro e ainda comer carne o tempo todo”.

4# Sergio Agüero 

O jogador de futebol Sérgio Agüero, também conhecido como Kun Agüero, é um atacante argentino que atualmente joga pelo clube Barcelona. Ele disse em uma entrevista coletiva sobre sua dieta: “Tive que mudar muitas coisas, começando pela alimentação. Necessitava de um estilo de vida mais saudável e fui ver um médico na Itália. Depois da consulta, ele me disse que teria que mudar meus hábitos alimentares e não comer mais massa, nem açúcar e nem carnes”. A adoção da dieta se deu para diminuir suas lesões, e foi dito na UOL que o jogador mantém a dieta vegana durante o calendário competitivo.

5# Chris Smalling

Chris Smalling joga como zagueiro pelo clube Roma, o futebolista afirmou em uma entrevista que se tornou vegano por influência de sua esposa, e que a dieta o auxilia no seu bom desempenho no futebol, ajudando a evitar lesões musculares e a aumentar sua imunidade. Ele disse ao Men’s Health: “Sou totalmente vegano desde o final de 2017, mas estava tentando por cerca de um ano antes disso. Primeiro, cortei a carne vermelha, depois o frango e depois o peixe. Os ovos foram os últimos [alimentos], porque eu estava acostumada a comer todos os dias”.

Jogador de futebol - Chris Smalling
Imagem: Divulgação LANCE!

6# Héctor Bellerín

O espanhol Héctor Bellerín é lateral direito do clube Arsenal. Em 2020, disse à imprensa:“Eu me tornei um vegano há cerca de três anos e no início, eu só queria experimentar e desintoxicar meu corpo. Inicialmente, pensei em comer carne como um ‘deleite’ — mas ser vegano funcionou para mim”. Também dizendo: “Depois de um mês como vegano, me senti mais forte — e não lutei mais com lesões no tornozelo. Comecei a me sentir mais enérgico em campo — e comecei a notar uma diferença real”.

7# Kara Lang

Kara Lang é uma ex-futebolista canadense, que atualmente trabalha como comentarista esportiva. Ela é vegana desde a adolescência, tendo dito ao Great Vegan Athletes: “Decidi adotar uma dieta vegana quando aprendi sobre a crueldade e o sofrimento envolvidos na criação de animais para alimentação […]”. Ela também afirmou que, como uma atleta de elite, tinha que encontrar uma dieta que alinhasse tanto seus valores e crenças quanto seu treinamento e competição no campo.

8# Meghan Klingenberg

Outra atleta que também é vegana é a Meghan Klingenberg, que joga como defensora no Portland Thorns. Ela disse em agosto de 2019 que havia feito a transição para o veganismo há um ano e meio, relatando ao Byrdie que era possível cozinhar o que gostava: “Uma vez que você pegue o jeito, uma vez que você saiba que tipo de leite funciona bem com alimentos diferentes […]”, também mostrando o bem que a dieta vegana fazia a seu corpo: “Nunca me senti mais em forma, nunca me senti mais forte”, acrescentando: “Eu realmente levantei mais [peso] na sala de musculação”.

9# Fabian Delph

O inglês Fabian Delph joga como lateral-esquerdo no clube Everton, depois de ter se lesionado ele mudou para uma dieta vegana e começou a fazer tai chi chuan. No livro “Soccology: Inside The Hearts And Minds Of The Professionals On The Pitch”, ele relatou, conforme informações do Mirror: “Tive muitos ferimentos e muitos contratempos, começando com uma ruptura do ligamento cruzado anterior, ruptura do menisco lateral e lesão do ligamento medial”, tendo acrescentado: “Sinto que meu novo estilo de vida é a chave para meu estado e minha visão geral da vida, fortalecendo a forma como vejo as coisas como um todo”.

Jogador de futebol Fabian Delph
Imagem: Reprodução de Fabian Delph / Instagram

10# Heather Mitts

Essa ex-jogadora de futebol, atuou na Seleção Norte-Americana de Futebol Feminino. Ela decidiu se tornar vegana após assistir o documentário What the Heatlh, que aborda a indústria de carne e laticínios, e disse em uma entrevista para a Lady Free Thinkers: “Eu assisti sozinha e na manhã seguinte eu pensei: “não posso fazer mais isso”, e eu desisti da carne e do leite […]”. A atleta também compartilha informações sobre o direito dos animais em suas redes sociais.

Aproveite e leia também: 

Alimentação vegana para atletas

5 motivos por que atletas estão aderindo a uma dieta vegana

*Imagem de capa: Divulgação LANCE!



por Amanda Stucchi em 19 de julho