A marca plant-based Over the Spoon, anteriormente chamada de Freaks of Nature, reformulou seus potes de pudins. Atualmente, a empresa também oferece um trifle vegano, sem lactose nem glúten, que afirmou ser uma inovação, sendo os primeiros potes comerciais do mundo. Para quem tem curiosidade, o trifle é uma sobremesa de pão de ló servido com camadas de gelatina, frutas e creme de leite caseiro, parecido com o pavê

Essa reformulação da marca foi feita para atrair mais pessoas que seguem a dieta flexitariana, conforme Tim Wild, Diretor gerente contou ao The Grocer: “O apelo aos consumidores de laticínios é fundamental para o crescimento da categoria. Estamos mudando nossa marca para ampliar nosso apelo além do público [que não consome] laticínios e vegano”, também tendo acrescentado: “Podemos ajudar os consumidores a fazer a troca, oferecendo uma deliciosa variedade de guloseimas permitidas, para que todos possam desfrutar enquanto percebem os benefícios de um estilo de vida baseado em plantas de próxima geração”. 

As sobremesas que a Over the Spoon lançou foram as seguintes: trifle cremoso de morango, mousse de chocolate belga, cheesecake de limão, e um pudim de chocolate derretido. Atualmente esses produtos estão disponíveis na Tesco, multinacional varejista britânica, e até o final do verão do Reino Unido estarão em outros supermercados. 

Em um comunicado via Instagram a empresa também mostrou o impacto que a indústria do laticínio tem no meio ambiente, relatando que esse mercado contribui com 3,4% das emissões de gases de efeito estufa anuais. Para efeitos de comparação, isso é quase a junção da aviação e do transporte marítimo (respectivamente, 1,9% e 1,7%). 

Trifle vegano da Over the Spoon
Imagem: Divulgação Over the Spoon

Histórico da marca de trifle vegano Over the Spoon 

A empresa foi lançada em 2016, ainda com o nome anterior Freaks of Nature, pelo founder Peter Ahye. A ideia surgiu quando ele estava conversando com uma senhora vegana em uma partida de críquete em Headingley, um bairro na Inglaterra. Ele percebeu que faltavam concorrentes no mercado de sobremesas refrigeradas, dessa forma, contratou um espaço para realizar testes de desenvolvimento e uma agência para criar a empresa.

Em 2016, lançaram o primeiro produto feito com nozes no Lunch!, uma feira comercial no Reino Unido, tendo conquistado o Prêmio de Ouro por inovação, e a Tesco quis lançar os produtos. 

O founder disse ao Interim Partners na época: “Nossos produtos são sem glúten, sem laticínios, sem soja e sem ovos ou açúcar branco — uma tendência para, pelo menos, 10 milhões de consumidores do Reino Unido que estão reduzindo a ingestão desses produtos”. 

Em junho de 2020, a marca também levantou um investimento de £1 milhão com o objetivo de expandir sua capacidade de produção, para acompanhar suas demandas por sobremesas tanto quentes quanto geladas.

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*Imagem de capa: Divulgação Over the Spoon / via Vegan Food & Living

Por Amanda Stucchi em 23 de julho
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