Você conhece a startup Foodz? Essa empresa, fundada no final de 2020, traz alimento vegano em pó, sem glúten, sem lactose e feito à base de plantas, em uma garrafa biodegradável. O objetivo é fornecer uma alternativa saudável e uma refeição completa para pessoas com rotinas agitadas, mas a empresa não pretende que seu produto substitua totalmente as refeições tradicionais. 

A Foodz afirmou em sua página: “Nosso produto é vegano, pois é feito à base de plantas e não é um shake, assim como não é uma bebida proteica […] nossa bebida foi perfeitamente calculada para suprir 1/3 das suas necessidades diárias!”. O founder Morgan Dierstein, francês formado em administração, que mora no Brasil desde 2014, contou à  Exame: “Queria algo que fosse saudável para mim e não tinha, então decidi fazer”, após perceber que estava sem tempo para conciliar suas atividades diárias e uma alimentação saudável. 

A primeira receita foi desenvolvida na cozinha do fundador, depois de ele pesquisar as doses diárias de nutrientes necessários para ter uma alternativa saudável. Para o veículo Pequenas empresas & Grandes negócios, ele disse: “O primeiro não era nem um pouco gostoso, mas comecei a ver que haviam empresas que poderiam me ajudar a produzir”. Morgan também relatou que seu investimento inicial foi de R$ 300 mil para a busca de fornecedores e a criação da empresa, já o processo de lançamento do seu produto teve duração de 10 meses. Atualmente, as receitas são desenvolvidas por chefes de cozinha e nutricionistas. 

Alimento vegano em pó da startup Foodz
Imagem: Divulgação da Foodz

A garrafa da Foodz tem 26 vitaminas e minerais essenciais, gorduras, proteínas, fibras, carboidratos e fitonutrientes. Lembrando que essa proteína não vem de um animal, tem origem no arroz e na ervilha. Já, a gordura é derivada do leite de coco, que é mais saudável do que os outros tipos existentes, e possui altas quantias de ácidos graxos saturados e triglicerídeos de cadeia média, sendo assim, esse ingrediente aumenta a saciedade, e também traz vitamina C, ferro e potássio. 

A validade do alimento vegano em pó é de um ano fechado, e pode ser consumido em qualquer tipo de refeição, sendo necessário a adição de água. Porém, é preciso apontar que a empresa recomenda o acompanhamento de um nutricionista caso você esteja grávida.

Alimento vegano em pó da startup Foodz
Imagem: Divulgação da Foodz

A Exame também dá alguns dados interessantes sobre o crescimento da empresa, por exemplo, seu crescimento mensal de 30% com estimativa de ter uma receita de R$ 7 milhões em 2021. Porém, por enquanto a startup não tem pretensão de possuir uma loja física, ela deseja permanecer um e-commerce, mesmo que tenha alguns pontos de vendas nas lojas Mundo Verde, da cidade de São Paulo. Para outros estados, o público pode comprar na loja online.

Aproveite e leia também:

Colágeno na alimentação vegana: importância e novidades no mercado 

Consumo consciente: o que é, e como você pode impactar a mudança

*Imagem de capa: Divulgação da Foodz

Por Amanda Stucchi em 15 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores