As empresas veganas e plant-based trazem várias opções de alimentos e produtos sem crueldade animal. São inúmeros os itens oferecidos: roupas, sapatos, alimentos, cosméticos, bebidas, entre outros.  Pensando nessa variedade de ofertas, hoje vamos falar sobre algumas empresas veganas e plant-based de destaque no nosso país. 

Empresas veganas e plant-based de destaque 

Nós do Vegan Business estamos sempre buscando criar listas com uma infinidade de itens para você conhecer, existem matérias onde falamos sobre marcas de maquiagem, leites vegetais, queijos veganos,  hambúrgueres vegetais, e muito mais.

Aqui tem empresas que comercializam carnes à base de plantas, laticínios vegetais e shampoo em barra vegano. 

1# Fazenda Futuro

A Fazenda Futuro é uma foodtech brasileira que já disponibiliza no portfólio os seguintes análogos de carne: Futuro Burger, Futuro Burger Defumado, Carne Moída do Futuro, Almôndega do Futuro, Futuro Frango, Linguiça do Futuro e Futuro Atum.

A última rodada que a empresa fez recebeu R$ 300 milhões na Série C, aumentando o valuation da empresa para R$ 2,2 bilhões. Atualmente, a marca já atua internacionalmente em 24 países.

Carne Moída da Fazenda Futuro
Imagem: Reprodução Fazenda Futuro / via Facebook @fazendafuturo

2# NoMoo 

A NoMoo é uma foodtech de laticínios à base de castanha de caju. Os produtos vendidos são: cheddar cremoso, cream cheese, creme de leite, manteiga plant-based, maionese plant-based e requeijão plant-based, chèvre, mozzarella, parmesão, prato e provolone. 

No final do ano passado, a empresa conseguiu levantar um investimento liderado pela DXA Invest em uma rodada da Série A. O destino do investimento é uma fábrica de 1.600 metros quadrados que aumentaria a capacidade de produção, triplicando em tamanho e em receita. 

Queijo vegano da NoMoo
Imagem: Reprodução NoMoo / via Facebook @nomoo.plantbased

3# B.O.B 

A Bars Over Bottles (B.O.B) é uma marca de cosméticos em barra com diversas opções: shampoo, condicionador, máscaras capilares, barras faciais, acessórios, entre outros. 

Os shampoos em barra são mais sustentáveis do que os shampoos tradicionais, já que não utilizam embalagens de plástico e rendem mais do que os produtos líquidos. 

A empresa já conquistou um aporte do Grupo GHT4, multi family office, em fevereiro desse ano. 

Marca de cosméticos em barra da Bars Over Bottles (B.O.B)
Imagem: Reprodução Bars Over Bottles / via Facebook @barsoverbottles

4# Nude 

A Nude é uma marca de leite vegetal, comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a empresa criou o primeiro leite vegetal classificado como carbono neutro do mercado e mostra na embalagem o número de pegada ambiental de cada produto. 

Os produtos da empresa são feitos com aveia e tem as seguintes versões: original, cacau, cremoso, baunilha e barista (bebida para o café). Além disso, recentemente também lançou o primeiro creme culinário de aveia do mercado brasileiro, uma alternativa para o creme de leite de origem animal que serve para receitas doces e salgadas. 

Quanto aos investimentos, a empresa levantou R$ 25 milhões em uma rodada da Série A, feita em janeiro desse ano, cujo valor é destinado para escalar a marca e aumentar o portfólio. 

Bebida de aveia da Nude
Imagem: Reprodução Nude / via Facebook @HeyNude

5# Vida Veg 

A Vida Veg é uma foodtech que produz produtos à base de plantas, com certificado vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). A linha de produtos conta com: manteigas e cremes, leites vegetais, queijos veganos, iogurte vegano, + proteína, requeijão vegano e VegBurger. 

A marca já possui mais de 5 mil pontos de venda no Brasil e já levantou R$ 18 milhões através da X8 Investimentos, gestora de fundos de growth capital, em agosto passado.

Mina Frescal da Vida Veg
Imagem: Reprodução Vida Veg / via Facebook @vidaveg

6# The New 

A The New oferece várias carnes vegetais: bolinho de bacalhau, hambúrguer (sabor carne e frango), salmão, filé de frango e nuggets. 

A proteína da empresa é derivada da ervilha, arroz e lentilha. “A medida em que as pessoas vão conhecendo as carnes de plantas, elas se surpreendem com o sabor, passam a sentir os benefícios de uma dieta com menos carnes animais, e é natural que se abram para o novo”, destacou Bruno Fonseca, fundador da marca. 

No começo do ano passado, a marca recebeu um investimento da Lever VC e de Paulo Veras (fundador e CEO da 99), cujo destino seria completar a expansão de uma instalação de produção com mil metros quadrados para expandir a produção e as vendas dos produtos. 

Salmão da The News
Imagem: Reprodução The New / via Instagram @thenew.foods

Gostou de conhecer essas empresas veganas de destaque no Brasil? Aproveite e leia também: 

Fazenda Futuro: foodtech tem valuation de R$ 2,2 bilhões após captação

3 empresas veganas que captaram investimento pela Vegan Business

5 marcas de shampoo sólido para você escolher o seu

*Imagem de capa: Reprodução Fazenda Futuro / via Facebook @fazendafuturo



por Amanda Stucchi em 10 de maio