O queijo é um alimento que pode ser incluído no dia a dia em diversos cenários: no café da manhã junto com um pãozinho, adicionado na salada do almoço ou até mesmo saboreado com um bom vinho. Independente da sua escolha, saiba que já existem marcas de queijos veganos para você não deixar esse produto de lado. 

O mercado global de queijo vegano também está em crescimento: foi avaliado em US$ 2,43 bilhões no ano de 2021, devendo expandir a um CAGR de 12,6% entre 2022 e 2030, conforme apontou a Grand View Research. A conscientização a respeito da crueldade animal e dos impactos negativos da indústria de laticínio para o meio ambiente, bem como a maior aceitação do veganismo — especialmente na geração do milênio — auxilia a impulsionar esse setor. 

As marcas de queijos veganos 

Essas marcas tem diversas opções de queijos para você conhecer, sem nenhum tipo de crueldade animal 🙂 

1# Novah!

A Novah! é uma empresa que comercializa queijos e cheesecakes veganos feitos à base de castanha-de-caju, os produtos também são adequados para intolerantes ao glúten. 

Existem as seguintes opções de queijos em seu portfólio: muçarela, provolone, frescal e cheddar. 

“O nosso compromisso com os recursos naturais e o meio ambiente sempre existiram, sempre permearam o negócio. O fato de levarmos para o mercado alternativas vegetais e de rótulo limpo, por si só, já é um ato pensando em toda a cadeia que envolve a sustentabilidade. Em relação à qualidade dos produtos, somos incansáveis, sempre estamos pensando em como torná-los mais naturais, mais nutritivos e mais acessíveis”, destacou a owner da empresa Lisiane Oliveira. 

Para adquirir os produtos, é possível verificar os canais de vendas da empresa. 

Queijo provolone da Novah!
Imagem: Divulgação da Novah!

2# Vida Veg

A Vida Veg é uma foodtech que oferece alimentos à base de plantas, certificados como veganos pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). 

A empresa nasceu a partir da pesquisa de mestrado de Anderson Rodrigues que é vegano, ao estudar o vegetarianismo percebeu a dificuldade de achar produtos totalmente vegetais nos supermercados. Após encontrar o sócio Alvaro Gazolla, os dois concretizaram o sonho de abrir a Vida Veg. 

Há a seguinte variedade de queijos na marca: muçarela (300 gramas e 2 kg), muçarela fatiada, parmesão, minas padrão e minas frescal. Todos são feitos com castanha-de-caju, não possuem glúten e tem as vitaminas B6 e B12. 

Para comprar os produtos, dê uma olhada nos canais de vendas.

Queijo minas padrão da Vida Veg
Imagem: Reprodução Vida Veg / via Instagram @vidaveg

3# Basi.co 

A Basi.co é uma marca do Grupo Planta, criado pelos empreendedores Daniele e Fabio Zukerman. Aqui são comercializados o queijo parmesão, minas frescal, muçarela, prato e cheddar, produzidos com castanha de caju. 

Outros produtos que a empresa disponibiliza são: cream cheese, manteiga e requeijão vegetal. Para comprar os produtos, é possível ver no mapa os pontos de venda mais próximos de você. 

Queijo cheddar da Basi.co
Imagem: Reprodução Basi.co / via Instagram @basicoplantfood

4# Natura veg

A empresa oferece queijos vegetais que são adequados para os veganos, os produtos não contêm soja. Aqui existem as seguintes opções de queijos: muçarela, provolone, parmesão, parmesão ralado, gorgonzola e mussarela de castanha de caju. 

É possível verificar os pontos de venda nessa página

Queijos da Natura Veg
Imagem: Reprodução Natura Veg / via Instagram @naturaveg

5# NoMoo

A NoMoo é uma foodtech à base de plantas, com laticínios feitos de castanha de caju. A empresa comercializa os seguintes queijos: chèvre, muçarela, parmesão, prato e provolone. 

Além dos queijos também tem cheddar cremoso em um pote, cream cheese, creme de leite, manteiga, maionese e requeijão. 

Caso deseje adquirir, veja os canais de vendas

Queijo Prato da NoMoo
Imagem: Reprodução NoMoo / via Instagram @nomoo

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Primula lançará o primeiro queijo vegano em tubo

Queijos vegetais por peso já são realidade em Nova York

Miyoko’s Creamery desenvolve primeiro queijo cottage vegano

*Imagem de capa: Reprodução Veganagente 



por Amanda Stucchi em 18 de abril