A Primula lançará o primeiro queijo vegano em tubo, chamado Perfectly Plant, no supermercado Morrisons do Reino Unido em 14 de março. 

O alimento conta com o selo da The Vegan Society e ficou em desenvolvimento durante dois anos, com o objetivo de criar uma receita perfeita, para isso, também tiveram o apoio dos consumidores veganos que realizaram uma colaboração para desenvolverem o sabor. 

Lisa Thornton, chefe de marketing da Primula, destacou para o Retail Times: “Quando testados, 8 em cada 10 pessoas preferiram o Primula Perfectly Plant a outros produtos de queijo não lácteos no mercado, dando ao Primula uma vantagem de sabor real”. 

A gerente de desenvolvimento de novos produtos, Nicole Herbert, mencionou que 500 mil britânicos desistiram da carne desde 2020 e, com as gerações mais jovens mais propensas a seguir uma dieta sem carne, esse produto era a próxima escolha óbvia para a Primula. 

Ainda, a empresa identificou uma tendência crescente no número de flexitarianos em 2022 — aqueles que reduzem o consumo de carne — e afirmou que o produto disponibiliza uma experiência de sabor incrível para esse público. 

Mercado de queijo vegano 

Vamos falar mais sobre o mercado de queijo vegano? De forma geral, esse setor está em expansão!

Segundo o Grand View Research, o mercado global foi avaliado em US$ 2,43 bilhões no ano de 2021 e deverá atingir US$ 7,10 bilhões em 2030, crescendo a um CAGR de 12,6% de 2022 e 2030. 

Os fatores que impulsionam esse setor são: 

  • Maior conscientização sobre a crueldade animal, bem como sobre os impactos negativos causados pela indústria de laticínios no meio ambiente. 
  • Crescente adoção do veganismo, especialmente pela geração do milênio. 
  • Mais casos de intolerância à lactose e alergias alimentares. 
  • Mudança na preferência alimentar dos consumidores. 
  • Tendências em evolução na indústria de alimentos e bebidas. 

Foi informado no relatório: “A Europa foi responsável pela maior participação na receita de mais de 35% em 2021 e manterá sua posição de liderança ao longo dos anos de previsão”. 

Sobre a Primula 

A empresa não é inteiramente vegana, esse será o primeiro produto à base de plantas que lançarão no Reino Unido. 

A marca foi fundada em 1924 por Olav Kavli, atualmente é de propriedade da Kavli Trust — organização de caridade que doa para projetos cujo objetivo é melhorar a vida das pessoas — é informado que até o momento já doaram mais de £ 60 milhões, sendo que em 2019 registraram uma doação recorde de £ 10 milhões. 

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*Imagem de capa: Divulgação Primula / via The Grocer

Por Amanda Stucchi em 10 de março
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