Que tal conhecer 5 documentários para assistir durante o distanciamento social? Se você conseguir se autoisolar durante a crise do COVID-19, é importante que o faça. Tudo isso porque, é crucial achatar a curva e manter a coletividade com saúde e em segurança.

Embora possa ser decepcionante saber que tantos eventos esportivos, cruzeiros, festivais e outras reuniões que envolvem aglomeração de pessoas estão sendo cancelados, há uma razão de saúde pública para essas medidas. Esses cancelamentos ajudam a interromper ou retardar a propagação da doença, permitindo que o sistema de saúde cuide adequadamente dos pacientes ao longo do tempo.

Ficar a pelo menos um metro e meio de distância de outras pessoas diminui suas chances de pegar o COVID-19. Portanto, cancelar eventos que provavelmente atraem multidões é um exemplo de distanciamento social. Além disso, o distanciamento social reduz deliberadamente as chances de propagação da doença. 

Porém, enquanto a família permanece em casa, o tédio pode dar as caras e tentar fazer esse período parecer pior do que realmente é. No entanto, há muitas coisas para mantê-los ocupados se o tédio aparecer, como experimentar preparar receitas veganas, estudar sobre alimentação saudável e vegana, e até mesmo fazer uma reunião em família e planejar estratégias para uma vida mais sustentável.

Enfim, depois de um dia imerso em atividades saudáveis, aqui estão seis documentários para assistir e repensar o estilo de vida.

1. Cowspiracy

Cowspiracy: The Sustainability Secret é um documentário ambiental inovador, seguindo o cineasta Kip Andersen, que descobre a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta atualmente, e investiga por que as principais organizações ambientais do mundo estão com muito medo de falar sobre isso.

A descrição do filme diz: “Enquanto Andersen se aproxima dos líderes do movimento ambientalista, ele descobre cada vez mais o que parece ser uma recusa intencional de discutir a questão da agricultura animal, enquanto os denunciantes e vigilantes da indústria o alertam para os riscos à sua liberdade e até sua vida, se ele se atreve a persistir. “

2. What the Health

What the Health é o filme de acompanhamento dos criadores do premiado documentário Cowspiracy. O filme “expõe o conluio e a corrupção no governo e nas grandes empresas que nos custam trilhões de dólares em saúde e nos deixam doentes”. 

Embora nenhuma dieta possa prevenir o COVID-19, pessoas com doenças como diabetes estão em maior risco.

Em What the Health, os pesquisadores exploram a possibilidade de que as pessoas que mudam suas dietas de animais para vegetais possam ajudar a eliminar ou controlar doenças crônicas, como diabetes.

What The Health descreve a si mesmo como “um documentário investigativo surpreendente e, às vezes, hilário, que abrirá os olhos de todos os interessados ​​na saúde de nossa nação e em como as grandes empresas a influenciam”.

3. The Game Changers

Tornando-se rapidamente o documentário mais vendido no iTunes, The Game Changers , dirigido por Louie Psihoyos, vencedor do Oscar, e produzido por James Cameron, vencedor do Oscar, é uma boa pedida para rever conceitos sobre a alimentação vegana.

” The Game Changers combina ciência e inovação da vida real, com histórias cinematográficas de luta e triunfo”, diz a descrição do filme.

O filme apresenta alguns dos atletas mais fortes, mais rápidos e mais durões do planeta – e é apoiado por eles também – com grandes celebridades do esporte, incluindo Lewis Hamilton, Novak Djokovic e Chris Paul. A jornada de Wilks expõe mitos ultrapassados ​​sobre comida que não afetam apenas o desempenho humano, mas a saúde de toda a população global.

4. Minimalism

Este documentário de sustentabilidade explora criticamente o consumismo e introduz o minimalismo como uma contra ideologia. 

Assim, o documentário retrata pessoas de todas as esferas da vida – famílias, empreendedores, arquitetos, artistas etc. – que se esforçam para viver uma vida mais significativa com menos coisas. 

De fato, Minimalism oferece uma perspectiva única e um novo caminho para aqueles que estão inclinados a fazer mudanças nos seus hábitos, fazendo o espectador refletir sobre viver, experienciar, em vez de comprar e possuir. Depois de assistir Minimalism você poderá aproveitar o tempo e declarar a hora de limpar seu armário! 

5. Oceanos de plástico

Oceanos de plástico é um documentário dirigido pelo jornalista australiano Craig Leeson. Ele mergulha e investiga os impactos devastadores que o plástico causou ao nosso meio ambiente, especialmente à nossa vida marinha.

O que começa como uma aventura para filmar a baleia azul, o maior animal do planeta, leva à descoberta chocante de uma espessa camada de detritos de plástico flutuando no meio do Oceano Índico. 

Craig, ao lado de Tanya Streeter, um mergulhador livre e ativista ambiental recorde mundial, depois viaja pelo mundo para relatar o caos causado por décadas de uso de plástico.

O documentário apresenta belas fotos do ambiente marinho. Ao mesmo tempo, contrasta com imagens de cidades pesadamente poluídas e lixões cheios de plástico. Assim, a justaposição entre essas imagens envia a mensagem de que nossas ações e escolhas podem impactar severamente o planeta. 

Enfim, ao longo do filme, especialistas são entrevistados para fornecer mais informações sobre alguns dos problemas derivados do plástico.

* Todos os documentários listados estão disponíveis no Netflix no Brasil na data de publicação.



por Nadia Ferreira Gonçalves em 25 de março