O mercado de leite de castanha-de-caju atingirá US$ 382,7 milhões até o ano de 2032, crescendo a um CAGR de 6,3% durante o período (2022-2032), conforme informação do Future Market Insights. Comparando com esse ano, o setor foi avaliado em US$ 207,7 milhões. 

O relatório apontou que diversos fatores impulsionam esse mercado, são eles: 

  • Maior popularidade de dietas veganas. 
  • Preocupações com resíduos de anticorpos ou hormônios de crescimento do leite animal. 
  • Preferência por leite feito de cereais devido ao fato de evitar produtos lácteos por motivos médicos. 

Outro fator que aumenta essa demanda são as sobremesas congeladas feitas com leite vegetal, incluindo aqui o leite de castanha-de-caju. 

Uma curiosidade é que o relatório dividiu o mercado em leite de castanha-de-caju aromatizado e leite simples, nesse ponto, o leite de castanha-de-caju aromatizado teve uma participação significativa, devendo crescer a 6,7% durante o período. 

Quanto aos locais de venda, é esperado que os hipermercados e supermercados tenham uma participação grande na receita, enquanto o e-commerce deverá continuar em crescimento. 

Sobre as empresas, é informado que as mesmas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento para aumentar a vida útil dos alimentos plant-based. Dessa forma, mais negócios estão criando o leite de castanha-de-caju em pó. 

Análise regional do mercado de leite de castanha-de-caju

Segundo o Future Market Insights, o mercado norte-americano do setor tinha uma participação de 40% em 2021, com os Estados Unidos representando a maior parcela. 

Aqui é dito que o país está presenciando uma mudança de hábitos alimentares, conscientização sobre os benefícios do produto e aumento da população vegana. Durante o período da previsão, é esperado que a região cresça a um CAGR de 3,8%. 

A China também crescerá durante o período da previsão, computando um CAGR de 4,4%, as razões para isso são a maior conscientização, mudança de gosto e preferência da população, as preocupações com a saúde, intolerância a lactose, bem como o aumento da renda que faz com que as pessoas possam gastar mais com os produtos do setor. 

Principais players do setor 

O relatório destacou as seguintes empresas como algumas das principais do mercado: 

  • Alpro. 
  • Daiya Foods Inc.
  • Tofutti Brands Inc. 
  • So Delicious Dairy Free
  • SunOpta Inc.
  • Cashew Dream
  • Fine Japan Co. Ltd. 
  • WhiteWave Services, Inc
  • Hain Celestial Group
  • Galaxy Nutritional Foods Inc.
  • Nature’s Choice B.V.
  • Blue Diamond Growers
  • Vitasoy Australia Products Pty. Ltd.
  • Forager Project
  • Provamel
  • Dream Blends

Aqui no Brasil, nós da Vegan Business, podemos citar empresas que possuem produtos plant-based com esse alimento. 

Por exemplo, a Novah! que faz queijos e cheesecakes de castanha-de-caju, a empresa captou R$ 600 mil pela plataforma de equity crowdfunding da Vegan Business em abril.

No segmento de leites, tem A Tal da Castanha com bebidas vegetais feitas de castanha-de-caju, bem como a Cajueiro – cuja Usibras adquiriu 50% e se tornou sócia majoritária recentemente. 

Isso só para citar algumas, para saber mais marcas que utilizam esse e outros ingredientes em seus leites vegetais, recomendamos a leitura de 35 das melhores marcas para você escolher

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*Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Amanda Stucchi em 15 de julho
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