A multinacional brasileira Usibras concluiu a aquisição de 50% da foodtech de leites vegetais Cajueiro, produzidos à base de castanha-de-caju. 

A Usibras é uma grande processadora de castanha-de-caju, tem mais de 40 anos de história e conta com unidades de processamento no Ceará, Rio Grande do Norte, Gana na África e Nova Jersey, nos EUA. Apenas nas unidades do Brasil, a empresa processa mais de 100 mil toneladas de castanha-de-caju por ano e, segundo a Nielsen, é líder nacional absoluta na venda de castanha de caju e demais oleaginosas, com as marcas Dunorte e Cajumil. 

“Estamos observando atentamente os novos hábitos e anseios dos consumidores ao redor do planeta e reforçando vigorosamente nossa presença no varejo. Incrementamos o portfólio da nossa marca tradicional Dunorte e mais recentemente lançamos uma marca de perfil extremamente inovador: a Love Nuts. A chegada da Cajueiro com a linha de leites vegetais e bebidas saudáveis era uma vertical que estava faltando em nosso portfólio”, apontou Cinthya Assis, gerente comercial do mercado internacional da Usibras.

Vale destacar que as bebidas vegetais sem soja, como as produzidas à base de castanha de caju e amêndoas, cresceram 540% de 2016 a 2021, de acordo com dados da Euromonitor International.

Leites vegetais da Cajueiro
Imagem: Divulgação Cajueiro

A foodtech de bebidas vegetais Cajueiro e a estratégia da Usibras 

A empresa chegou ao mercado em 2018, localizada no Rio Grande do Norte. Tem uma ampla linha de bebidas veganas, plant-based e clean label, sem utilizar gomas espessantes, conservantes, estabilizantes, emulsificantes ou qualquer tipo de aditivo. 

A compra faz parte de uma estratégia da Usibras em relação ao crescimento potencial do segmento, decorrente dos novos hábitos dos consumidores. 

O fundador da Cajueiro, Remy Dantas, acredita que a parte mais robusta do crescimento da categoria está por vir nos próximos dez anos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

“É uma honra para nós da Cajueiro, que é uma empresa jovem, poder compartilhar nossa caminhada com uma companhia com mais de 40 anos de história e com a cultura, solidez e valores como os da Usibras. O fundador, Francisco Assis Neto, é um visionário inquieto. Sua visão transformou a Usibras na maior processadora de castanha-de-caju do mundo com plantas no Brasil, EUA e África e que exportam para dezenas de países. Temos muito trabalho pela frente e estamos muito bem amparados para levar nosso Cajueiro para o mundo. A democratização no acesso aos leites vegetais clean label é uma obsessão para nós e uma pauta que conectou as visões da Cajueiro e Usibras desde o início”, afirmou Remy.

Leites vegetais da Cajueiro
Imagem: Divulgação Cajueiro

Com a aquisição, a Usibras complementa seu portfólio e a Cajueiro ganha reforço para atuar neste mercado em ascensão. Por isso, as empresas unem seus conhecimentos, mas mantém a estrutura atual. 

“Dividiremos o controle e naturalmente ganha-se muita sinergia com a integração das operações, mas a característica ágil de startup é integralmente mantida com a manutenção de 100% da equipe e seus diretores”, concluiu Guilherme Assis, diretor da Usibras.

A Usibras também reforçou sua presença no varejo com uma nova marca: a Love nuts, lançada há poucos meses e que traz uma linha de produtos como granolas low carb e pasta de nuts. As barras funcionais e proteicas também chegarão em breve. Dessa forma, há a amplificação das categorias de produtos da Usibras no varejo. 

A Love Nuts não é uma marca 100% vegana, porém, tem produtos para o público: “MIX da Disposição [produtos que misturam oleaginosas], MIX da beleza, MIX do Sono, Granola, Pasta de Castanha Crocante, Pasta de Castanha com Pistache, Pasta de Castanha com Cacau e Coco são veganos”, escreveu a marca em suas dúvidas frequentes. 

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*Imagem de capa: Reprodução Cajueiro / via Instagram @cajueirodobrasil

Por Amanda Stucchi em 4 de julho
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