Você já se perguntou o que cada tipo de rodada significa no mundo dos investimentos? Essa dúvida é muito comum! Pensando em esclarecê-la criamos essa matéria para você, já que as rodadas de investimento são uma das principais ferramentas para uma empresa acelerar seu crescimento com a injeção de capital de investidores interessados. 

Cada tipo de rodada de investimentos 

A primeira coisa que você precisa saber é a seguinte: os aportes são divididos conforme o nível de maturidade e grau de risco do negócio, logo, os nomes auxiliam a verificar isso. 

É comum que um empreendimento comece com o bootstrapping (recursos próprios dos fundadores) ou com investimentos de amigos e familiares (friends & family). Porém, as rodadas auxiliam a injetar maior capital no empreendimento, dessa forma, que tal conhecê-las? 

Pré-seed 

A rodada pré-seed é para os negócios com projetos incipientes, ou seja, que ainda estão no comecinho da jornada de empreendedorismo. Nesse tipo de rodada, o foco maior recai na ideia dos fundadores, já que não existem tantos dados ou indicadores concretos para serem avaliados. 

Geralmente, o tamanho da rodada vai de R$ 100 mil até R$ 1 milhão. 

Seed

Aqui o negócio já está mais estabelecido, portanto, a empresa tem sinais de validação do produto ou serviço, processo de marketing, personas (representação fictícia do cliente ideal) e suas soluções já são mais conhecidas. 

É comum que os recursos levantados nessa etapa sejam empregados no desenvolvimento do produto e aumento da equipe. Vale destacar que por vezes é necessário realizar uma extensão de rodada seed, com o objetivo da empresa atingir a Série A. 

No Brasil, o valor dessa rodada geralmente fica entre R$ 200 mil e R$ 2 milhões. 

Série A

A Série A é voltada para as empresas que já conseguiram atingir o mercado desejado. Normalmente, o valor captado é empregado para otimizar a base de usuários, bem como gerar novas ofertas de produtos e serviços. 

Aqui os investidores ficam atentos aos dados mais concretos, por exemplo, o plano de negócios a longo prazo das startups para atingir um mercado novo e, até mesmo, o que o negócio já fez com os investimentos captados anteriormente. 

O valor da rodada fica em torno de R$ 2 milhões e R$ 20 milhões na maioria dos casos. 

Série B

Nessa etapa, a empresa busca a escalabilidade. Portanto, é comum que exista a contratação de mais equipe, otimização dos processos da empresa e expansão de alcance no mercado, também podendo servir para as empresas adquirem outras que impulsionem seus negócios. Para ter uma ideia, os valores dessa rodada costumam ficar acima de R$ 30 milhões! 

Como exemplo, podemos citar a Fazenda Futuro que conseguiu captar R$ 115 milhões na Série B em 2020. Na época, o objetivo era expandir a empresa e alcançar novos mercados, bem como aumentar o número de produtos.

Atualmente, a empresa já foi para a rodada da Série C, onde levantou R$ 300 milhões e atingiu valuation de R$ 2,2 bilhões. 

Série C

O objetivo dessa etapa é acelerar o negócio, aqui estão as empresas que crescem de forma rápida e desejam se consolidar no mercado, podendo ter como meta a expansão para territórios internacionais ou o desejo de adquirir outros negócios que auxiliem a empresa. 

Um exemplo é o seguinte: na Série C da Fazenda Futuro, o valor da rodada auxiliaria a marca a entrar nos Estados Unidos com todos os seus produtos. 

Aqui existem investimentos grandes, podendo atingir até a casa de centenas de milhões!

Demais Séries 

As rodadas seguem o estágio que as empresas estão, portanto, cada um reflete a maturidade do negócio, faturamento, equipe, entre outros fatores. 

Os investimentos que se seguem mostram que os fundos de capital continuam acreditando na empresa e aportando valores para que a mesma conquiste seus objetivos e dê lucro. 

Aqui temos, por exemplo, rodadas da Série D, E, F, entre outras, que vão se seguindo até a empresa realizar sua estreia na bolsa de valores fazendo seu IPO (initial public offering)

Uma dúvida que você pode ter ficado é a seguinte: “Eu preciso fazer todo esse passo a passo?”. A resposta é que não é necessário, tem empresas que começam a captar fazendo uma Série A, afinal, tudo depende do estágio em que seu negócio se encontra. 

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*Imagem de capa: Jumpstory

Por Amanda Stucchi em 3 de junho
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