O músico Jaden Smith, filho do casal Will e Jada Pinkett Smith, lançou, recentemente, uma linha de tênis vegano em parceria coma New Balance, intitulada “Vision Racer”.

O calçado veio primeiro na cor “Wavy Baby Blue”, ou azul bebê. Depois, na “Wavy White”, que é branco com detalhes em azul marinho e amarelo. Por último, foi lançado na cor “Bright Yellow”. Eles estão disponíveis em alguns varejistas dos EUA por US$150 e há rumores de que a novidade chegará ao Brasil.

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São ousados e volumosos; feitos de materiais vegan friendly; parcialmente reciclados e sustentáveis, incluindo couro vegano vindo de poliuretano, juntamente com poliéster, espuma, borracha e fios remanescentes da pós-produção do sapato.

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O poliéster vem de plástico do pós-consumo, em vez de óleo e, com uma alta durabilidade, o tênis possui uma sola alta na qual há a palavra “Vision”, escrita em rosa, bem grande.

“Compartilhar valores de transformação do status quo; permanecer verdadeiro consigo mesmo; retribuir à comunidade; e, respeitar a herança enquanto coautoria um futuro distinto, são a base do relacionamento entre a New Balance e Jaden Smith”; disse Chris Davis, diretor de marketing e vice-presidente sênior de merchandising da NB.

Continuou: “Como um agente de mudança icônico, Jaden exemplifica a filosofia da marca de independência destemida. Seu trabalho desafiador na moda e indústria da música, juntamente com sua dedicação a filantropia e consciência ambiental, falam de questões globais maiores e como elas impactam sua geração”.

Tênis e música

Jaden aproveitou o lançamento do tênis vegano em parceria com a New Balance para promover o single “Cabin Fever”, de sua mais nova mixtape “CTV3”. Ele publicou alguns teasers nos quais flutua com o sneakers branco.

Mas além dos calçados e da música, ele já se aventurou no ramo alimentício. Em julho de 2019, o jovem de 22 anos criou um food truck de comida vegana destinado às pessoas em situação de rua, intitulado I Love You Restaurant. A iniciativa tinha o objetivo de distribuir comida saudável e à base de plantas, gratuitamente, no centro de Los Angeles, EUA. O projeto foi um imediato sucesso e recebeu aprovação de diversas celebridades, entre elas Nick Cannon, Sophia Richie e SZA.

À época, havia escrito no Instagram: “O @ILoveYouRestaurant é um movimento que visa dar às pessoas o que elas merecem, comida vegana saudável de graça (…) Fique atento porque este é o primeiro de muitos”.

New Balance

Embora a empresa não tenha outros produtos explicitamente veganos, ela diz que “muitos são feitos com materiais sintéticos ou vegetais que normalmente não contêm materiais animais.” Acrescenta: “Trabalhamos em estreita colaboração com nossos principais fornecedores para garantir que eles não estejam usando subprodutos animais. Portanto, muitos de nossos produtos que não são feitos de couro, camurça, lã ou plumas provavelmente estão livres de todos os subprodutos animais, mas não os certificamos como tal”.

Essa é uma iniciativa importante, contudo, uma vez que mais marcas estão se preocupando em veganizar os produtos; como as gigantes Adidas e Nike, que lançaram tênis veganos nos últimos tempos.

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por Ana Reis em 28 de setembro