Viver um estilo de vida vegano significa não apenas adotar uma dieta baseada em vegetais, mas também, usar roupas e calçados livres de produtos de origem animal. De fato, nunca foi tão fácil vestir vegan, graças a um número crescente de designers que enfrentam o impulso de adotar o couro como matéria-prima.
A cada ano, a indústria global de couro utiliza produtos de mais de um bilhão de animais para produzir artigos de moda. Ao mesmo tempo, a produção de artigos de couro também envolve frequentemente o uso de mão-de-obra barata, aumento de desperdício e maior pegada de carbono.
Mas não tem que ser assim.
Consumidores almejam por produtos mais conscientes, e quando se trata de calçados, várias marcas brasileiras já estão usando materiais alternativos. Ao passo que, empresas usam lona e plástico reciclado, em vez de peles de animais, e evitam matéria-prima de origem animal para criar calçados veganos, confortáveis e elegantes, que além de serem livres de crueldade são também sustentáveis.
Muitas marcas também estão comprometidas em fornecer condições éticas de trabalho para os trabalhadores e apoiar artesãos locais, empregando-os na produção.
Dessa forma, encontramos 9 marcas de calçados veganos e isentos de crueldade. Essas marcas estão minimizando seu impacto ambiental, criando empregos com salários justos e encontrando alternativas sustentáveis, enquanto produzem calçados acessíveis, elegantes e confortáveis para qualquer ocasião.
Aqui estão 9 marcas de calçados veganos
Ahimsa
A Ahimsa existe desde 2013 e possui a fábrica de calçados 100% vegana. A marca oferece produtos de qualidade, com durabilidade e utiliza o Vegan Leather como alternativa ao couro animal. Há uma variedade de modelos masculinos e femininos que agradam a todos os gostos e necessidades.
Dobra
A Dobra começou fabricando carteiras com um material inovador, muito parecido com o papel tradicional em aparência e espessura, mas muito mais resistente, até usado na construção civil pela resistência, que além de ser super leve é vegano. Posteriormente surgiram camisetas e outros acessórios, e um tênis revolucionário, que promete conforto e sustentabilidade. Os modelos são fabricados sob demanda e com inúmeras opções de estampas. Todos os produtos da marca são aprovados pelo Selo PETA. Vale a pena conferir.
Heleve
A Heleve fabrica sapatos com matéria prima isenta de origem animal, totalmente feitos a mão, tudo isso em uma fábrica familiar em Belo Horizonte. Enquanto são livres de testes em animais, a missão da marca é espalhar amor e respeito por todos os seres, com modelos lindos e confortáveis.
Insecta Shoes
A Insecta prioriza a produção e a matéria-prima locais, tudo isso para reduzir o impacto ambiental no transporte e fomentar a indústria local. Como se não bastassem seus produtos serem confortáveis e cheios de estilo, a empresa possui certificação Empresa B, que se refere ao impacto positivo na sociedade e no meio ambiente; Certificação Peta por oferecer produtos livres de crueldade animal e 100% veganos; e Selo EuReciclo, devido à compensação ambiental de embalagens, procedimentos de logística reversa e cumprimento com a política nacional de resíduos sólidos.
Kasulo
A Kasulo é uma marca brasileira que produz calçados sem origem animal. Oferece produtos feitos de juta, uma fibra natural biodegradável. Ainda, as peças de moletom são provenientes de matéria-prima descartada da indústria têxtil. A sola das sandálias é de pneu reciclado e a linha em macramê é toda feita à mão com fios de algodão. Uma beleza só.
King 55
A King 55 é uma marca que apoia o desenvolvimento sustentável e o comércio local. Os produtos são 100% veganos, fabricados com foco no estilo e na qualidade. Ademais, oferecem uma ampla gama de produtos masculinos e femininos, perfeitos para todas as ocasiões.
Projeto Base
A Projeto Base é uma marca contemporânea que utiliza processos de produção de calçados local e manual. Tudo é fabricado em São Paulo e entregue para qualquer lugar do país, os modelos são pautados no desenvolvimento sustentável da matéria-prima sintética e moderna e são livres de crueldade e exploração animal. Os designs são um caso à parte, pensados para rotinas multifacetadas, cheios de personalidade e estilo.
Urban Flowers
A Urban Flowers prioriza práticas sustentáveis e de lixo zero. Dentre as matérias-primas utilizadas está o tecido de garrafas pet e o algodão reciclado ou refugado da indústria. As peças são feitas à mão, seguindo a filosofia slow fashion, e os modelos são um mais lindo que o outro. A marca ainda é Certificada Peta e possui Selo EuReciclo.
Vegano Shoes
A Vegano Shoes desenvolve e comercializa produtos veganos de alta qualidade, grande variedade e preço justo. Além disso, a marca é responsável por tudo, desde a concepção até a produção, e verifica as empresas que fornecem materiais. A maior parte dos produtos são fabricados por lonas de algodão com PET, lonas de caminhão reutilizadas, fibras de juta, câmaras de ar de pneus de carros e caminhões, além do resistente Laminado PU, um material sintetizado, composto por materiais de origens minerais.
Gostou dessas 9 marcas de calçados veganos? Leia também sobre o consumo consciente e o movimento slow fashion.