Aqui falaremos sobre alguns termos que todos os investidores precisam saber.

O tópico de investimento está em alta e muitas pessoas desejam saber como fazer o dinheiro trabalhar sozinho. Além disso, é crescente a busca por conhecimento, conforme apontou o Valor Investe com informações de uma pesquisa feita pelo Google em 2020, onde foi revelado que 40% das pessoas que não investiam desejavam aprender sobre investimentos.

Mesmo assim, as pessoas podem se deparar com termos nunca vistos: drag along, exit, pre-money valuation, post-money valuation, gatilhos de conversão, CAGR… se você não conhece esses significados, vamos te explicar por aqui! 

6 termos que todos os investidores precisam saber 

1# Exit 

O exit, traduzido literalmente como “saída”, é um evento no qual o investidor consegue obter retornos com seu investimento. 

Exitem diversas formas de exit: 

  • Quando uma empresa é adquirida por outra empresa ou acontece uma fusão. 
  • No momento do IPO (Initial Public Offering), onde a empresa entra na bolsa de valores. 
  • Em rodadas de investimento, na qual é possível que o investidor tenha sua participação comprada por outro investidor ou por um fundo. 
  • Também é possível que a própria empresa ou os empreendedores responsáveis queiram adquirir a participação dos investidores.

2# Drag along 

O termo é também chamado de obrigação de venda conjunta, sendo uma cláusula que protege os acionistas majoritários de determinada empresa que possui capital aberto na bolsa. 

Um exemplo é o seguinte: um acionista majoritário deseja vender a empresa, com essa cláusula não irá necessitar do consentimento dos acionistas minoritários. 

Assim, caso o comprador de sua participação não se interesse por manter os minoritários no quadro societário da empresa, não acontecerá nenhum problema, já que os mesmos terão sidos obrigados a venderem as suas ações.

3# Pre-money valuation 

O pre-money valuation é um processo de avaliação realizado antes da empresa receber um investimento, aqui é estimado o valor da companhia para compreender se vale a pena aportar na marca. 

4# Post-money valuation

Esse é o valor da empresa após receber o investimento. No cálculo, o valor da companhia é adicionado com o aporte do investimento, servindo para monitorar o valor da mesma.

5# Gatilhos de conversão 

O gatilho de conversão se refere a um certo acontecimento que deverá acontecer para o investidor se tornar sócio de uma empresa.  O acontecimento poderá ser definido como “condição” ou “termo”. 

A condição é exatamente o que parece: caso algo aconteça, o investidor se tornará sócio. 

Por exemplo, se a oferta de investimento de uma startup não atingir o valor mínimo em uma plataforma de Equity Crowdfunding, o valor retornará ao investidor, ou seja, ele não terá a possibilidade de se tornar sócio no futuro naquela rodada. 

Também existe o termo, aqui o evento é certo! A cláusula poderá prever determinada data ou período para o investidor se tornar sócio da empresa, por exemplo. 

6# CAGR

O Compound Annual Growth Rate (CAGR), serve para calcular a taxa de crescimento anual composta, ou seja, mede a taxa de retorno de um investimento considerando um certo período. A conta auxilia a identificar se um investimento é viável e rentável. 

Se você quer aprender mais termos, sugerimos a leitura de: 5 termos que todo investidor precisa saber, a primeira matéria que fizemos sobre esse assunto, com outros significados para você conhecer! 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Relatório da AgFunder explora investimentos no setor de agrifoodtech

Quais são as diferenças de investir em startups e na bolsa de valores?

10 TED Talks sobre empreendedorismo e liderança

*Imagem de capa: Pexels

Por Amanda Stucchi em 4 de maio