Aqui falaremos sobre alguns termos que todos os investidores precisam saber.
O tópico de investimento está em alta e muitas pessoas desejam saber como fazer o dinheiro trabalhar sozinho. Além disso, é crescente a busca por conhecimento, conforme apontou o Valor Investe com informações de uma pesquisa feita pelo Google em 2020, onde foi revelado que 40% das pessoas que não investiam desejavam aprender sobre investimentos.
Mesmo assim, as pessoas podem se deparar com termos nunca vistos: drag along, exit, pre-money valuation, post-money valuation, gatilhos de conversão, CAGR… se você não conhece esses significados, vamos te explicar por aqui!
6 termos que todos os investidores precisam saber
1# Exit
O exit, traduzido literalmente como “saída”, é um evento no qual o investidor consegue obter retornos com seu investimento.
Exitem diversas formas de exit:
- Quando uma empresa é adquirida por outra empresa ou acontece uma fusão.
- No momento do IPO (Initial Public Offering), onde a empresa entra na bolsa de valores.
- Em rodadas de investimento, na qual é possível que o investidor tenha sua participação comprada por outro investidor ou por um fundo.
- Também é possível que a própria empresa ou os empreendedores responsáveis queiram adquirir a participação dos investidores.
2# Drag along
O termo é também chamado de obrigação de venda conjunta, sendo uma cláusula que protege os acionistas majoritários de determinada empresa que possui capital aberto na bolsa.
Um exemplo é o seguinte: um acionista majoritário deseja vender a empresa, com essa cláusula não irá necessitar do consentimento dos acionistas minoritários.
Assim, caso o comprador de sua participação não se interesse por manter os minoritários no quadro societário da empresa, não acontecerá nenhum problema, já que os mesmos terão sidos obrigados a venderem as suas ações.
3# Pre-money valuation
O pre-money valuation é um processo de avaliação realizado antes da empresa receber um investimento, aqui é estimado o valor da companhia para compreender se vale a pena aportar na marca.
4# Post-money valuation
Esse é o valor da empresa após receber o investimento. No cálculo, o valor da companhia é adicionado com o aporte do investimento, servindo para monitorar o valor da mesma.
5# Gatilhos de conversão
O gatilho de conversão se refere a um certo acontecimento que deverá acontecer para o investidor se tornar sócio de uma empresa. O acontecimento poderá ser definido como “condição” ou “termo”.
A condição é exatamente o que parece: caso algo aconteça, o investidor se tornará sócio.
Por exemplo, se a oferta de investimento de uma startup não atingir o valor mínimo em uma plataforma de Equity Crowdfunding, o valor retornará ao investidor, ou seja, ele não terá a possibilidade de se tornar sócio no futuro naquela rodada.
Também existe o termo, aqui o evento é certo! A cláusula poderá prever determinada data ou período para o investidor se tornar sócio da empresa, por exemplo.
6# CAGR
O Compound Annual Growth Rate (CAGR), serve para calcular a taxa de crescimento anual composta, ou seja, mede a taxa de retorno de um investimento considerando um certo período. A conta auxilia a identificar se um investimento é viável e rentável.
Se você quer aprender mais termos, sugerimos a leitura de: 5 termos que todo investidor precisa saber, a primeira matéria que fizemos sobre esse assunto, com outros significados para você conhecer!
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Relatório da AgFunder explora investimentos no setor de agrifoodtech
Quais são as diferenças de investir em startups e na bolsa de valores?
10 TED Talks sobre empreendedorismo e liderança
*Imagem de capa: Pexels