A Veganuary, organização que convida as pessoas a experimentar o veganismo durante o mês de janeiro, lançou a campanha #SalvemosALasGalinas que busca conscientizar sobre a exploração das galinhas, destacando as condições brutais que essas aves vivem na indústria e iniciar uma conversa sobre como uma alimentação à base de vegetais pode contribuir de forma positiva com essa temática.
Campanha para conscientizar sobre a exploração das galinhas
A iniciativa vai até o dia 10 de abril e já conta com o apoio de diversas personalidades — como celebridades de vários países da América Latina, por exemplo, a modelo Mariana Marino (argentina radicada no Chile) — além de empresas comprometidas com a proteção de galinhas e frangos, que vão oferecer descontos em produtos selecionados enquanto durar a campanha.
A Veganuary também disponibilizará ao público diversos conteúdos durante a vigência da campanha:
- Uma série de receitas: todas com alternativas simples e acessíveis para substituir o frango na dieta.
- Recomendações sobre como reduzir e eliminar a carne de frango e ovos da nossa alimentação.
Muitas pessoas que seguem uma dieta onívora tendem a consumir mais frango em comparação com outras carnes, uma tendência que se aplica a todas as regiões do país. Para ter uma ideia, cada pessoa consome ao ano, em média 43 kg de frango no Brasil, de acordo com a Embrapa.
Esse consumo em larga escala só é possível com a exploração de milhões de frangos e galinhas na agroindústria em todo o mundo.
Segundo dados do FAS — Foreign Agriculture Service — dos Estados Unidos, esse número pode chegar a 53 bilhões de galinhas abatidas por motivos alimentares. Vale destacar que o número deixa de fora os machos, que são descartados logo após o nascimento e as galinhas que deixam de botar ovos, já que são abatidas.
Dentro desses complexos industriais, as galinhas vivem em condições deploráveis, muitas vezes dentro de um espaço que não excede 25×25 cm para cada ave, onde há pouca ou nenhuma luz solar.
Além disso, o estresse e a superlotação as tornam vulneráveis a muitas doenças, obrigando os produtores a administrar grandes quantidades de antibióticos. A expectativa de vida destes animais é reduzida para cerca de 40 dias, quando na natureza é de vários anos.
Quem apoia a campanha?
Várias figuras da cena latinoamericana aderiram a esta iniciativa, posando em suas plataformas de mídia social com cartazes para conscientizar as pessoas sobre a verdadeira natureza das galinhas, animais sociais e capazes de viver uma vida plena longe da exploração da indústria.
No Brasil, as celebridades participantes incluíram as atrizes Lucélia Santos e Natália Rosa, o Ator Emiliano D’Avila e a ativista Luisa Mell.
No Chile, a modelo Mariana Marino, a atriz e ativista Eliana Albasetti e a criadora de conteúdo La Javi Vegan. Na Argentina, juntaram-se ao locutor e comediante Kiki Petrone as criadoras de conteúdo Soy Velen, Hola Vegan e Julieta Valente.
Da mesma forma, um total de 7 marcas e empresas com atuação na América Latina oferecerão ofertas especiais para esta campanha. Entre eles estão PF Alimentos, Protteina Foods e Vilay –no Chile–, Leaf Co na Argentina, Herbivore Protein na Colômbia e Planticeria no Panamá.
Estas ações fazem parte da missão do Veganuary de facilitar o seu experimento vegano em janeiro e além, um desafio que pode ser feito hoje e ao longo do ano acessando o site.
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*Imagem de capa ilustrativa: Unsplash