Você quer conhecer livros sobre veganismo e vegetarianismo? Essa é uma ótima maneira de se informar e se entreter, enquanto aprende algo novo!

Nesse momento estamos dando dicas no instagram do Vegan Business sobre o assunto, além de documentários interessantes para assistir no tempo livre. Afinal, como dizem, o conhecimento nunca é demais

Pensando nisso, separamos uma lista com 11 obras para você conhecer. 

1# Libertação Animal — Peter Singer

O livro de Peter Singer tem o seguinte subtítulo: “O clássico definitivo sobre o movimento pelos direitos dos animais”. 

Foi publicado pela primeira vez no ano de 1975, com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito da maneira como o ser humano trata os animais, expondo a realidade da indústria pecuária e dos testes de laboratório. 

2# A política sexual da carne — Carol J. Adams

Essa obra une o feminismo e o vegetarianismo fazendo uma ligação entre a dominância patriarcal, a cultura de violência contra a mulher e o ato de comer carne de origem animal. 

Foi publicado pela primeira vez em 1990, após mais de uma década de pesquisas. 

3# Domínio — Matthew Scully

A capa já diz o objetivo da obra: “O poder do ser humano, o sofrimento dos animais e um pedido de misericórdia”. 

Nele, Matthew Scully realizou uma reportagem sobre as relações entre seres humanos e animais na sociedade global capitalista, movida por interesses financeiros. 

Algumas das situações que o autor expõe são o turismo de caça e uma conferência da Comissão Baleeira Internacional que desejava criar métodos mais letais para conseguir mais recursos marinhos vivos. Também aponta a dura realidade das fazendas industriais, que tratam os animais com crueldade. 

4# A revolução dos bichos — George Orwell

Esse é um clássico moderno e aborda, principalmente, as relações de poder. 

Nele, existem diversos animais explorados pelo dono da granja, até que todos decidem se juntar e expulsá-lo da fazenda. 

Mas, nisso, os porcos passam a ter uma postura ditatorial frente aos outros animais, dizendo que “todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais que outros”. 

Se pensarmos bem, essa não é a maneira com que muitas pessoas tratam os animais? Alguns são os animais de estimação e outros são utilizados como forma de alimentação, mesmo assim, são todos animais. Ou seja, é um livro para se pensar e refletir. 

5# Comendo o planeta — Cynthia Schuck (SVB)

Produzido pela Sociedade Vegetariana Brasileira com redação de Cynthia Shuck e Raquel Ribeiro, o livro está disponível gratuitamente. 

A ideia da obra é trazer os impactos ambientais da criação e consumo de animais, mostrando estudos científicos e dados oficiais. 

Uma informação preocupante apresentada é o fato de que quase 70% da área desmatada da Amazônia é utilizada como pasto e parte dos 30% que restou é usado para produzir ração. Além disso, é dito que o setor agropecuário consome mais de 90% da água do mundo, sendo que ⅓ é usada para irrigar e cultivar ração. 

6# Por que amamos cachorros, comemos porcos e vestimos vacas — Melanie Joy

A ideia do livro é diferenciada: em vez de explicar os motivos pelos quais não deveríamos comer carne, procura informar os motivos pelos quais as pessoas comem esse produto. Dessa forma, o objetivo é mostrar como as pessoas podem fazer escolhas mais conscientes.

“Ignoramos as evidências de que os animais têm consciência e que não precisamos de carne em nossa alimentação, pois, na maioria das vezes, vivemos mais tempo e melhor sem ela”, é explicado na página do livro

7# Comer animais — Jonathan Safran Foer

Esse é o primeiro livro de não ficção do autor Jonathan Safran Foer. 

Ele pesquisou durante três anos para criar a obra, tendo investigado a pecuária industrial nos Estados Unidos e a pesca em larga escala. Tudo demonstrando as implicações desses atos para o meio ambiente. 

Na página da editora, é afirmado: “Safran Foer propõe um debate ético sobre o consumo alimentar dos animais. Ele defende o vegetarianismo como uma opção mais sensata de pecuária e um onivorismo mais honrado, que traga benefícios para o meio ambiente”. 

8# Diário de uma vegana — Alana Rox 

Alana Rox é uma empreendedora, apresentadora e ativista vegana. 

No seu livro, ela ensina ao público mais de 70 receitas de comida para o dia a dia, e também mostra como produzir produtos de beleza e de limpeza. Todos sem derivados de origem animal, sem glúten nem lactose. 

9# Veganismo. As Muitas Razões Para Uma Vida Mais Ética —  Robson Fernando de Souza 

Essa é uma obra escrita pelo Robson Fernando de Souza, ele foi autor do blog Veganagente, que abordava conceitos básicos, direitos animais, especismo, livros,  receitas, entre outros. 

Nela, o autor procura responder diversas perguntas, como as seguintes: 

  • O que existe de tão violento e inaceitável na produção de carnes, laticínios, ovos, mel, sebo, couro e outros produtos de origem animal?
  • O que há de tão antiecológico na pecuária e na pesca?
  • Por que dizem que esse tal de veganismo vai ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor e também seus futuros e atuais adeptos a terem maior qualidade de vida?

Entre outros questionamentos. 

10# O dilema do vegano: crônicas, viagens e receitas — Roberto Juliano 

Quer mais livros sobre veganismo? Essa obra propõe ser uma mistura de crônicas, viagens e receitas. 

Nele, o leitor pode descobrir o cotidiano de um vegano e suas experiências, além de obter informações relevantes para realizar a transição para o veganismo e testar as receitas da obra na cozinha. 

11# Confesso que comi — Samira Menezes 

O subtítulo da obra é: “Minha jornada rumo a uma alimentação vegetariana”. 

Na obra, a jornalista Samira Menezes faz um relato confessional a respeito das mudanças do seu corpo ao realizar uma alimentação vegetariana e as situações que viveu antes e depois da exclusão de carnes, ovos e laticínios de sua alimentação. 

Também aborda mitos, dá conselhos práticos e relata os problemas de se consumir produtos de origem animal. 

Imagem: Pexels

Hoje terminamos nossas sugestões de livros sobre veganismo e vegetarianismo. Porém, a conversa não tem que terminar por aqui: convidamos você a interagir no post dessa matéria e sugerir mais obras para o pessoal. Assim, todo mundo tem a oportunidade de conhecer publicações relevantes sobre o assunto. 

Gostou desses livros sobre veganismo e vegetarianismo? Aproveite e veja também: 

5 livros sobre alimentação saudável e vegana 

5 documentários para assistir durante o distanciamento social

Documentário da Netflix aborda solução viável para as mudanças climáticas

*Imagem de capa: Pexels



por Amanda Stucchi em 8 de outubro