Quer conhecer marcas que transformam o plástico dos oceanos em embalagens ou novos produtos? Nós trouxemos para você empresas nacionais que reciclam esse material dos oceanos e litorais brasileiros.
A praia é aquele ambiente gostoso onde as pessoas adoram se reunir em momentos de confraternização e diversão: as crianças constroem castelos de areia, os adultos conversam debaixo do guarda-sol, e as ondas batem e voltam na orla. É nos litorais onde podemos ter mais contato com os animais marinhos.
O cenário é muito bonito de se visitar em momentos não pandêmicos, porém, está sendo destruído com o lixo: em vez de ver só castelos e conchas, você observa em algumas praias plástico, latas, e até mesmo vidro (um perigo), essa situação acaba por prejudicar o meio ambiente.
É provável que esse lixo venha de pessoas que descartaram esses resíduos sem pensar nas consequências desse ato. Por isso, vamos falar sobre isso e refletir?
Morte de tartarugas marinhas: um dos problemas decorrentes do lixo na praia
O lixo na praia traz diversas consequências: uma delas é a morte dos animais marinhos.
Um estudo da Universidade de Queensland, localizada na Austrália, descobriu que 52% de todas as tartarugas marinhas ingeriram plástico ou algum outro lixo deixado pelas pessoas.
É explicado que isso pode matar esses animais, pois bloqueia o intestino ou perfura a parede intestinal. Além de causar problemas ao liberar substâncias tóxicas em seus tecidos.
Empresas nacionais que transformam o plástico dos oceanos e litorais
Agora que você conhece mais dados sobre esse assunto, que tal conhecer empresas que transformam o lixo do oceano e litoral brasileiro?
1# Chameleon Sun
Já falamos aqui no Vegan Business sobre a marca Chameleon Sun que produz protetores solares veganos.
A empresa já tinha uma parceria com a ONG Eco Local Brasil, instituição que realiza a limpeza e gerencialmente integral dos resíduos coletados dos oceanos, isso possibilita a transformação do plástico retirado dos mares em embalagens.
Inclusive, a co-fundadora Xênia Filippetti já apareceu aqui no Founder Series (nosso canal do YouTube), contando a história da marca. Ela disse: “Queríamos um filtro que trouxesse a solução do problema de performance e, ao mesmo tempo, que tivesse um propósito por trás”.
2# Positiv.a
A Positiv.a é uma empresa vegana que oferece produtos de limpeza e autocuidado.
Em 2020, a marca retirou 0,45 toneladas de redes de pesca dos mares e praias para transformá-las em outros produtos, um deles é o esfregão ecológico, feito em parceria com a artesã Nara Guichon.
Uma pesquisa realizada por cientistas da Ocean Cleanup apontou que 46% do plástico nas águas subtropicais entre a Califórnia e o Havaí vem das redes de pesca, mostrando o tamanho desse problema ambiental.
3# Onda Eco
A Onda Eco é uma marca de produtos de limpeza ecológicos que vende produtos veganos certificados pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
Suas embalagens são produzidas com plástico reciclado retirado do litoral e oceanos, além de contar com o Selo Eu Reciclo de logística reversa.
O portfólio da empresa é composto por lava-roupa, lava-louças, limpa vidros, sabão em barra, multiuso concentrado, entre outros.
A marca também criou um selo chamado “A onda faz eco”, que visa certificar empresas que realizam uma limpeza 100% sustentável, oferecendo soluções customizadas de limpeza para instituições que aderem a essa causa.
4# Natura
A Natura não é uma empresa vegana, porém, tem linhas de produtos veganos.
A marca não realiza testes em animais desde o ano de 2006. Também é explicado que 90% de suas fórmulas são produzidas com ingredientes naturais e renováveis.
Os produtos Kaiak Vital, Kaiak Oceano e Kaiak Masculino contam com uma iniciativa de reciclagem que impede que o plástico chegue até os oceanos. Como isso funciona? Cooperativas parceiras recolhem resíduos plásticos do litoral brasileiro que depois são transformados em tampas. Isso impede que esses materiais cheguem até o oceano.
Até agosto desse ano, a empresa conseguiu atingir a marca de mais de 10 toneladas de plástico reciclado em suas embalagens.
5# Amaro
A Amaro é 100% carbono negativo e oferece produtos de beleza e autocuidado, roupas, bem-estar e saúde, acessórios, sapatos e casa.
No e-commerce também possui uma divisão para seus produtos sustentáveis, onde é possível filtrar pela linha de produtos veganos.
Uma de suas metas de sustentabilidade é eliminar 100% do plástico virgem de todas as embalagens de seus produtos de moda. Visando alcançar esse objetivo a empresa substituiu o plástico que protege seus produtos por plástico reciclado retirado do litoral brasileiro.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
10 motivos para se tornar vegano hoje
Microesferas de plástico nos cosméticos: por que são prejudiciais?
Nova Barbie de plástico reciclado e os impactos do plástico nos oceanos
*Imagem de capa: Pexels
Compartilhe: