Se você já está atento nas notícias sobre veganismo e sustentabilidade provavelmente já ouviu que nossos oceanos estão em perigo. São inúmeros resíduos de plásticos encontrados nas águas, contaminando a qualidade delas e nossos animais. O que mais é está acontecendo com os oceanos?
Dados sobre a realidade dos oceanos
Quando começamos a estudar alguns dados sobre os nossos oceanos e quantidade de lixo que está presente dentro dele, descobrimos uma realidade assustadora.
Segundo pesquisas, a cada ano estamos colocando cerca de 8 milhões de toneladas de plástico direto em nossos oceanos. Além disso, segundo a ONU, 80% de todo esse lixo é composto de um material que já sabemos que causa terríveis problemas para o meio ambiente: o plástico. Algumas outras instituições, como o PNUMA, Programa Ambiental das Nações Unidas acredita que essa porcentagem seja ainda maior, chegando até 90%
A estimativa do Foresight Future of the Sea Report, relatório britânico sobre a situação dos mares, é que a quantidade de plástico nos oceanos possa triplicar até o ano de 2025. Nesse mesmo caminho, segundo a ONU, a previsão é de que no ano de 2050 a quantidade de plástico nos oceanos supere a quantidade de peixes que vivem lá.
Segundo o Greenpeace, entre garrafas plásticas, canudos, sacos plásticos e outros objetos de mesmo material são despejados nos nossos oceanos cerca de 12,7 milhões de toneladas do material.
Segundo a pesquisadora Daniela Gadens Zanetti: “Um relatório de 2016 da Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 800 espécies marinhas e costeiras são afetadas pela ingestão desses plásticos” e “Além disso, esses resíduos têm um efeito adverso nas indústrias de pesca, navegação e turismo. O relatório da ONU avalia o custo da poluição causada por detritos marinhos em US$ 13 bilhões.”
Documentos sobre o que está acontecendo com os oceanos
Antes de defendermos nosso meio ambiente é fundamental ir atrás de informação.
Uma boa forma de conhecer os nossos oceanos e o impacto que os lixos estão causando é através de documentários. Por isso indico os seguintes para você saber imediatamente o que está acontecendo os com oceanos:
- Oceanos de Plástico: é um documentário da Netflix onde Os exploradores Craig Leeson, Tanya Streeter e uma equipe de cientistas mostram de perto os impactos que a poluição e os lixos de plásticos estão causando nos nossos oceanos.
- Mission Blue: outro documentário que está presente na Netflix. Esse documentário conta a trajetória de Sylvia Earle, uma bióloga marinha, cientista, engenheira, professora, conservacionista e exploradora, que busca de salvar os oceanos.
Primeiros passos para mudar essa realidade
Esse assunto pede pela comoção de todos. Pessoas físicas, empresas e governos. Todos unidos pela mesma causa, não é mesmo? Felizmente algumas ações estão surgindo e a população está começando a se preocupar cada vez mais com o que está acontecendo com os oceanos.
Algumas cidades e países ao longo do mundo estão agindo para a causa. Alguns exemplos são a União Europeia que destinou 350 milhões de euros para o estudo e desenvolvimento de materiais mais ecológicos e para o melhoramento dos processos (tecnologia) de reciclagem.
A cidade do Rio de Janeiro também começou a se mobilizando. A cidade foi a primeira do nosso país a proibir o uso de canudos. O projeto de lei estipula multa de até R$ 3 mil aos estabelecimentos que descumprirem a lei.
Não adianta cortar apenas os canudos
Como vimos em diversos dados acima, o plástico está em diversas formas. Se engana quem pensa que apenas os canudos são os vilões dessa história.
Não que eu esteja defendendo o uso dos canudos de plástico (jamais). Mas precisamos lembrar de outros lixos plásticos que descartamos constantemente: copos descartáveis, garrafinhas de água ou refrigerante, sacolinhas plásticas de supermercado.
E eu queria muito que parasse por aí, mas já tentou fazer uma compra de mercado sem comprar nenhum ingrediente que vem embalado em plástico? Pois é! As empresas maiores oferecem tudo em plástico. Fica muito difícil se afastar de todo esse conteúdo.
Ainda assim é importante evitar ao máximo o lixo. Algumas das atitudes que podemos aderir são cortar os canudos, andar sempre com uma ecobag na bolsa, nunca esquecer a garrafinha de casa, e sempre ter por perto o seu kit ecológico.
Volvo quer combater a poluição nos oceanos
Uma grande empresa que mostrou sua preocupação com o meio ambiente, principalmente com os oceanos foi a Volvo, criando o projeto chama The Living Seawall.
A marca se uniu com o Instituto de Ciência Marinha da cidade de Sydney, na Austrália e o Reef Design Lab, para fazer um “paredão” que busca limpar as águas do litoral da capital com ativos biológicos.
Foram criadas 50 placas que serão monitoradas e estudadas por pesquisadores pelos próximos 20 anos. Com isso, será possível mostrar o quanto elas foram eficientes e melhoraram a biodiversidade e a qualidade da água local.
Isso é apenas um resumo sobre o que está acontecendo com os oceanos. Quando começamos a buscar informações, percebemos que a realidade é extremamente assustadora e que precisamos agir imediatamente.
Por isso, comece a fazer sua parte, busque mais informações, assista documentários e pesquise sobre o assunto. Juntos podemos mudar essa realidade.
Leia também Santuários de animais: 4 para você conhecer e ajudar e Go Vegan: o que você conhece sobre esse movimento