Você já pensou na quantidade de lixo que produz ao longo de um dia? Aquele copo de suco que você consumiu no almoço foi para o lixo? Lembrou de recusar o canuco? E aqueles talheres de plástico que vieram junto com a comida que você pediu pelo aplicativo? Depois passou na lojinha de doces e colocou tudo dentro de sacolas plásticas? Levou seu kit ecológico com você?

Muitas vezes não temos a noção da quantidade de lixo que produzimos ao longo de um dia. E pior, não paramos para pensar que pequenas atitudes já seriam suficientes para evitar esses gastos desnecessários. Uma das atitudes mais simples é andar com um kit ecológico na bolsa. Copos, canudos, talheres, ecobags. Alguns itens já são suficiente e ajudam a diminuir a quantidade de lixo gasto.

São ações tão simples que muitas vezes temos tudo em casa. Olhe no armário, achou algum copo que é possível levar na bolsa? As vezes aquele da última festa que você foi e tem o nome do aniversariante. E o canudo? Achou um copo com canudo daquela marca x que você conheceu em um evento?

Os talheres com certeza você tem, não é? Ou vai me dizer que precisa de 12 colheres na gaveta todos os dias?

Mas tudo bem, às vezes nós não queremos levar esses itens que já temos em casa. Queremos algo mais moderno, bonito e até com cara de ecológico, não é? Desfilar com um kit ecológico é muito atrativo mesmo! Por isso, separei quatro marcas que você te ajudar a montar o seu:

Menos 1 lixo

A marca Menos 1 lixo disponibiliza um copo pensado para diminuir o impacto que os copos descartáveis causam no meio ambiente. Segundo a marca, “Ele é responsável por um empoderamento individual capaz de desenvolver a consciência ambiental suficiente pra gente entender que podemos mudar o mundo, sim!”

Tudo começou no dia primeiro de janeiro de 2015. A criadora do desafio Menos 1 Lixo é a Fe Cortez. Depois de assistir o documentário “Trashed: para onde vai esse lixo”, a Fe teve uma ideia. Levar sempre um copinho consigo para onde fosse, e dessa forma ela ia  “salvando o planeta 1 copinho por vez”.

Ao optar por um copo reutilizável a copo descartável, você economiza 3 litros de água por copo, e centenas de anos de decomposição. Além disso, você pode economizar até 150 copos descartáveis por mês!

Muitas pessoas aderiram a ideia da Fe, amigos, familiares, seguidores, empresas. E assim, o desafio pessoal da Fe Cortez virou a marca Menos 1 Lixo, com um copinho reutilizável e retrátil, livre de BPA, ftalatos e metais pesados e com o design e produção 100% brasileiro.

O copo custa R$49,90 e está disponível em diversas cores. Você pode comprar aqui.

BeeGreen

A BeeGreen é uma marca que surgiu em Curitiba para trazer opções de produtos sustentáveis para o mercado. A marca tem como objetivo propagar e incentivar o consumo mais consciente.

“Mais do que oferecer produtos sustentáveis, a Beegreen quer ajudar a mudar hábitos, ensinando a população a entender o impacto de suas ações sobre o planeta, mostrando o que e como fazer para ser mais ecoconsciente e facilitando as formas de fazê-lo.” (site da marca)

A BeeGreen oferece canudos retos e curvados, para drinks e para shakes, escovinhas de limpeza e porta canudos, beebags, e diversos kits. Ah, os canudos da BeeGreen são todos de Inox.

Um kit com quatro canudos, dois curvados e dois retos para drink, sai por R$40.

Paninhos

Você frequenta lojas a granel? Aquelas onde você escolhe a quantidade de alimento que deseja, e o dono da loja coloca tudo em saquinhos plásticos para você levar para a sua casa?

A marca Paninhos pensou em uma solução para você evitar o uso desses saquinhos plásticos, e usando sua criatividade, você pode usar muito além das lojas a granel. Paninhos oferece sacos de pano artesanais no Brasil.

E não é só isso, você também encontra saquinhos para chá, estojos para talheres, filtros de café, kit demaquilante sustentável e muito mais.

“Nosso objetivo é incentivar a compra de produtos regionais, tornando a experiência de comprar em lojas a granel mais atrativa e sustentável.” (site da marca).

Paz em Gaia

O site Paz em Gaia em parceria com uma comunidade de Ilhabela, litoral de São Paulo, oferece opções de canudos, talheres e outros utensílios feitos de bambu. Dessa forma fica muito fácil montar o seu kit ecológico.

O site é de uma empresa familiar que está atuando no mercado desde 2013, sempre acreditando no desenvolvimento sustentável e nos benefícios que ele trás para a sociedade. “A Paz em Gaia leva a sério responsabilidade social e responsabilidade sócio-ambiental.”, segundo o site.

Além das marcas parceiras que são vendidas no e-commerce, a Paz em Gaia tem a própria marca, onde busca sempre ter todos os cuidados com a escolha da matéria prima. Alguns exemplos são utilizar madeira de áreas de reflorestamento com certificação e em alguns casos de descarte da indústria moveleira.

A Paz em Gaia tem o cuidado até com as embalagens e o envio dos pedidos. “E seu pedido é sempre muito bem embalado, sem plásticos ou fitas adesivas. Usamos apenas papel, fitas com goma vegetal e muito capricho!”

Felizmente cresce bastante o número de marcas que buscando vender itens para o seu kit ecológico. Essas são apenas quatro, mas o Google nos mostra muito mais opções com preços e modelos diferentes. O importante é não deixar de montar o seu kit!


Leia também Sustentabilidade e Veganismo andam juntos? (e como não?) e 4 perigos da carne para o meio ambiente



por Lari Chinaglia em 25 de janeiro