A Chameleon Sun – marca que produz filtro solar com o objetivo de proteger a pele das pessoas e o meio ambiente, agora tem o selo eureciclo, que certifica a logística reversa das embalagens de seu protetor solar através da compensação ambiental. 

Para isso, a Chameleon Sun garante que centrais de triagem espalhadas em todo Brasil destinem para a reciclagem a mesma quantidade de plástico usada para produzir embalagens e produtos.

A empresa já tem um incrível histórico de sustentabilidade, pois devido a uma parceria com a ONG Eco Local Brasil desenvolve suas embalagens com plástico reciclado dos oceanos. Desde 2018 essa Instituição opera com descarte sustentável e certificado de todos os materiais e resíduos plásticos retirados das praias e dos oceanos.

A marca afirmou: “A Chameleon Sun atua diretamente na defesa do planeta por diferentes meios, afinal, não existe escolha ou dilema entre um meio ambiente equilibrado e uma população saudável, pois um é condição para o outro”. 

Sobre a marca Chameleon Sun
Divulgação: Chameleon Sun

Chameleon Sun no Founder Series 

A co-fundadora da marca, Xênia Filippetti, já participou do Founder Series criado pelo Vegan Business. 

Ela fundou a marca com o marido surfista Alexandre Filippetti, buscando uma proteção de longa duração e trazendo um protetor não poluente para o mercado, com um propósito por trás. 

Xênia falou: “Quando começamos a pesquisar a composição e formulação do filtro solar, nós identificamos que o filtro solar é extremamente poluente”. 

Assista o vídeo para conhecer mais sobre a marca: 

Vídeo: Founder Series do Vegan Business

ONG Ambiental Eco Local:

As ações realizadas pela ONG Eco Local Brasil são pioneiras quanto à destinação e reaproveitamento de todos os materiais coletados. Além da limpeza propriamente dita, a ONG também realiza o gerenciamento integral dos resíduos coletados.

Desde 2018, são mais de 100 ações realizadas por ano pelo litoral Sul e Sudeste com a parceria de dezenas de projetos ambientais e cooperados locais.

A ONG Ambiental Eco Local atua em três vertentes: limpeza de praias e encostas, voluntariado em escolas e gerenciamento de resíduos.

O programa voluntário — Eco Local nas Escolas — teve início no município catarinense de  Governador Celso Ramos em 2002, através de uma Gincana Ecológica promovida em escolas, com atividades relacionadas à preservação do meio ambiente.

Atualmente, a ONG Eco Local atende mais de 3 mil alunos por ano em cidades do sul e sudeste do Brasil, levando informações em sala de aula, atividades externas nas praias e um espaço de vivência com os processos aplicados em uma atividade ambiental.

Sobre o selo de logística reversa eureciclo

Enxergando oportunidades de negócios com foco na sustentabilidade, Thiago e Luciana Oliveira, co-fundadores da eureciclo, trouxeram para o Brasil uma iniciativa que revoluciona o modo como as empresas administram resíduos sólidos.

Para cumprir as metas de logística reversa de embalagens pós-consumo definidas nacionalmente, as empresas devem adquirir uma quantidade de Certificados de Reciclagem que seja equivalente a pelo menos 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado.

Com a eureciclo, empresas podem atuar progressivamente com essas metas, adequando processos com o objetivo de alcançar taxas de reciclagem cada vez mais altas no país.

“Através do conceito de compensação ambiental, ele [o selo] garante que as marcas que o carregam destinam recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, estabelecendo-se como uma solução para a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, é explicado no site da empresa. 

Sobre o selo de logística reversa
Imagem: Divulgação Chameleon Sun

Aproveite e leia também: 

9 razões para usar cosméticos veganos e naturais 

Higiene pessoal vegana: conheça as marcas nacionais

*Imagem de capa: Divulgação Chameleon Sun

Por Amanda Stucchi em 9 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores