Quer conhecer um ovo cozido plant-based?
Na nossa matéria sobre tendências para 2021, relatamos que os ovos plant-based eram uma das apostas.
A novidade é que a varejista suíça Migros, uma das maiores redes de supermercados do país, lançou seu ovo cozido à base de plantas, o V-Love the Boiled.
A V-Love é uma marca proprietária da Migros, com foco nos alimentos vegetarianos e veganos. Conforme a ESM Magazine, seus primeiros produtos foram um hambúrguer, salsicha grelhada e salsicha assada, todos esses à base de vegetais, além de serem certificados com o selo V-Label. O objetivo é que a linha seja ampliada e inclua outros alimentos.
O novo produto é vendido com quatro ovos, pelo valor de 4,40 francos suíços (R$ 26). Atualmente, está disponível nos pontos de vendas do supermercado nas seguintes localidades: Zurique, Basel, Lucerna e Genebra.
Imagem: Divulgação Migros
Fabricação do ovo cozido plant-based
A fabricação ficou por conta da subsidiária ELSA, e a composição do ovo cozido plant-based contém a proteína de soja.
A Migros afirma ser a primeira marca de ovo cozido vegano, porém, é necessário dizer que houveram outras marcas que fizeram essas mesmas afirmações.
Um exemplo é a Crafty Counters que criou o WunderEgg, feito de amêndoas e castanha de caju. Outra marca que realizou essa mesma declaração foi a OsomeFood, cujo ovo é feito utilizando uma micoproteína à base de fungos.
Portanto, já estão surgindo opções para quem gosta de ovo cozido e fez a transição para o veganismo. Mas, se você não está nos países que comercializam essas marcas, fique tranquilo: também dá para fazer a receita em casa.
Para a Green Queen, Lucie Kendall (da equipe da Migros que desenvolveu o ovo na subsidiária ELSA), relatou: “Estamos muito satisfeitos em poder oferecer aos nossos clientes, o V-Love The Boiled, uma verdadeira alternativa aos ovos cozidos”.
Mercado de substitutos de ovos
Uma pesquisa da Future Market Insights apontou que o mercado global de ingredientes que substituem os ovos atingirão cerca de US$ 1,5 milhões até o final de 2026, crescendo a um CAGR de 5,8% durante o período de previsão (2019-2026).
Alguns dos fatores de crescimento desse mercado são os seguintes:
- Escassez de ovos por conta da gripe aviária
- Aumento da demanda por ingredientes vegetais
- Maior conscientização por parte do consumidor sobre saúde
- Demanda por produtos com baixos níveis de colesterol
- Demanda por produtos veganos ou vegetarianos
- Maior procura por produtos livres de alérgenos
Porém, fatores que podem restringir o crescimento são: “O aumento do custo do produto final, e o fato de que os ingredientes de substituição de ovos não oferecem o mesmo efeito de sabor que os ovos [de origem animal], provavelmente restringirão o crescimento do mercado global de ingrediente de substituição de ovo durante o período previsto”.
Isso dá um panorama do mercado.
Sobre a V-Love
A V-Love foi lançada pela Migros em 2020, sendo que atualmente 90% de sua linha é vegana.
“As plantas não são apenas um acompanhamento para nós, mas também desempenham o papel principal no prato”, apontou a marca.
O portfólio é composto por diversos produtos, como substitutos de carne e leite, sanduíches, refeições prontas e produtos congelados, todos devidamente certificados.
Além disso, como vários produtos vegetarianos e veganos, seus alimentos utilizam menos terra e água do que aqueles feitos com origem animal. Dessa forma, emite menos CO₂ e protege o meio ambiente.
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*Imagem de capa: Divulgação Migros / via Green Queen
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