Você quer receber uma boa notícia? O México baniu os testes em animais para cosméticos, se tornando o primeiro país da América do Norte a aprovar uma lei desse tipo. 

Após a promulgação, a lei também proibirá a importação e comercialização de cosméticos testados em animais em outras partes do mundo, além da fabricação no próprio território mexicano. 

Quem propôs esse projeto foi o senador Ricardo Monreal Ávila, no ano de 2019, apoiado pela Humane Society do México e a organização não governamental Te Protejo, voltada para a promoção de uso de produtos de higiene pessoal e cosméticos não testados em animal e outras iniciativas que protegem o meio ambiente e esses seres vivos. 

A Humane Society afirmou que o curta de animação em stop motion “Save Ralph” também teve um papel importante na aprovação dessa lei. O vídeo disponível no YouTube se tornou um viral: teve mais de 150 milhões de visualizações nas mídias sociais, 740 milhões de tags no TikTok e impulsionou 1,3 milhões de pessoas a assinarem a petição no México. Foi feito em diversas línguas: inglês, português, espanhol, francês, vietnamita e também teve um com legenda em italiano.

Os testes em animais para cosméticos: um pouco da situação ao redor do mundo

A Humane Society escreveu: “Com a adição do México, 41 países proibiram esses testes. Além disso, sete estados nos EUA proibiram a venda de cosméticos testados em animais e 10 estados no Brasil também promulgaram proibições”. 

Já falamos aqui no Vegan Business que, infelizmente, ainda não existe uma lei nacional que proíbe os testes em animais: há um projeto do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), mas ainda não há um desfecho com a decisão do plenário. 

Entretanto, vamos falar sobre os 10 estados do Brasil que já proíbem essa prática. Veja a lista: 

  • Amazonas
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Pará
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Santa Catarina
  • Distrito Federal 

Vale mencionar que, dependendo da lei, é possível que umas sejam mais rigorosas do que as outras. 

Fazendo uma comparação do Rio de Janeiro com o México, segundo informações do G1, os ministros decidiram que o estado não pode proibir a comercialização de produtos que foram desenvolvidos a partir dos testes em animais, nem mesmo rotulá-los com essa informação. 

Isso significa o quê? Na prática, o Rio de Janeiro não pode realizar testes em animais, apesar de poder comercializar produtos que foram testados em outros estados. Isso difere do México que proibiu a comercialização e importação de cosméticos testados em outras localidades. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

9 razões para usar cosméticos veganos e naturais 

Cosméticos: Testes com animais voltarão no Reino Unido?

Venda de peles é proibida em Israel

*Imagem de capa: Pexels

Por Amanda Stucchi em 23 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores