O mercado global de ovo vegano também está em crescimento. Você sabia que já existe uma opção de ovo vegano escocês no mercado? A marca britânica Squeaky Bean estreou esse produto em 585 supermercados da Tesco, sediado no Reino Unido. A receita tradicional é feita com ovo cozido, embrulhado na carne de salsicha, com uma cobertura de pão que, depois, é assado ou frito. Para o ovo vegano escocês, a Squeaky Bean realizou parcerias com outras marcas, como a Crackd, que produz um substituto de ovo plant-based líquido chamado The No-Egg Egg, para fazer o recheio. Tudo isso com a carne de salsicha vegana da Squeaky Bean. 

Sobre essa criação, a gerente de marca da Squeaky Bean, Sarah Augustine, falou à imprensa: “Alternativas para produtos que contêm ovo são mais difíceis de encontrar”. Além dessa declaração, o gerente de compras da Tesco, Daniel Bentley, também falou: “Estamos realmente aumentando as expectativas de alimentos plant-based e garantindo que nossos clientes tenham acesso aos lanches que desejam”. 

Esses produtos estão sendo vendidos por 3 libras (US$ 4,20), em uma embalagem com seis ovos. 

Ovo vegano no Brasil

Apesar de o Brasil ainda não ter disponível um ovo vegano escocês, o país já possui opções de ovos plant-based. Como a foodtech N.Ovo, que já falamos aqui no Vegan Business, a empresa vende o produto em pó e a mistura é feita com linhaça dourada e mix de fermento. 

No site da marca é possível verificar os produtos disponíveis e a sua utilização: “O N.OVO serve como ingrediente no preparo de receitas para bolos, pães, panquecas e massas em geral, substituindo o uso de ovos. É ideal para alérgicos e intolerantes a ovos e para todos que querem ter uma alimentação livre de proteína animal”, conforme dito.

Sobre a Squeaky Bean

A Squeaky Bean, foi criada em 2019 como um piloto pela marca Winterbotham Darby com o objetivo de testar ingredientes, processos e sabores, apresenta tanto produtos plant-based doces quanto salgados. Os alimentos são bem fáceis de preparar, pois, já estão prontos para comer ou só precisam ser aquecidos. Em 2020 a empresa abriu uma unidade de manufatura e seus produtos estão disponíveis nos principais varejistas do Reino Unido, bem como on-line nas lojas Ocado, The VeganKind Supermarket e Cotswold Fayre. 

A empresa também foi premiada no Food Manufacture Excellence Awards 2021, na categoria Fabricante de Alimentos à base de plantas. Tom Faulkner, head de plant-based da empresa Winterbotham Darby, diz sobre a Premiação à imprensa: “Mais uma vez, nossa equipe apaixonada, comprometida, inovadora e entusiasmada alcançou tudo o que nos propusemos a fazer – com feedback positivo de clientes e consumidores sobre o produto final. Ganhar este prêmio endossa ainda mais todo esse trabalho árduo, e ser reconhecido de forma independente é um impulso fantástico para a equipe”. 

Aproveite e leia também: 

Startup lançará substituto de ovo integral à base de plantas 

A crescente demanda por ovo vegano

*Imagem de capa: Divulgação Squeaky Bean / via Plant Based News



por Amanda Stucchi em 15 de junho