A startup de tecnologia de alimentos de Cingapura, Float Foods, anunciou que lançará seu substituto de ovo integral à base de plantas no primeiro trimestre de 2022. A startup se juntará a corrida pela inovação em proteínas alternativas com seu primeiro produto de proteína à base de plantas, chamado OnlyEg.

O OnlyEg é o primeiro substituto comercial de ovo inteiro baseado em planta da Ásia que oferece um análogo para a gema e a clara do ovo. Ele usa substitutos à base de leguminosas para a gema e a clara do ovo e é o primeiro de seu tipo a atingir o nível de semelhança com um ovo de galinha real. E as imagens são impressionantes.

De acordo com a Float Foods, as alternativas mais próximas no mercado são atualmente as misturas líquidas de substitutos do ovo que se limitam a ovos mexidos e omeletes. O OnlyEg, no entanto, poderá ser preparado em vários pratos com ovos, e isso inclui suas versões fritas ou cozidas, tradicionalmente adoradas por muitos.

Sua capacidade de reproduzir diferentes estilos de ovos comumente encontrados na culinária asiática está de acordo com a visão principal da Float Foods, que é criar um ecossistema alimentar à base de plantas em Cingapura que atenda à dieta asiática.

Ela acrescentou que o processo de pesquisa e desenvolvimento para o substituto do ovo integral à base de plantas ainda está em andamento. Atualmente, a startup trabalha nos componentes nutricionais do OnlyEg.

E não para por aí, os benefícios nutricionais de OnlyEg estão sendo desenvolvidos para serem superiores aos de um ovo de galinha.

Em comunicado à imprensa local, a Cofundadora e CEO da empresa, Vinita Choolane, afirmou que o objetivo é de serem capazes de criar variações dos produtos à base de plantas que são incorporados com propriedades nutricionais que podem melhorar a vida dos consumidores com diferentes necessidades dietéticas.

Sobre os investimentos e desafios

Questionada sobre possíveis investimentos, Vinita revelou que atualmente está levantando capital por meio de uma rodada da Série A e em busca de investidores estratégicos alinhados à sua visão.

Particularmente, eles querem que suas cadeias de suprimentos estejam dentro das fronteiras de Cingapura. Portanto, eles querem aumentar seus investimentos na produção local para que possam ter um impacto substancial no abastecimento e segurança alimentar.

No entanto, como nenhum outro player preparou o caminho nesta área, eles esperam enfrentar desafios de fabricação.

Compartilhando seus planos de negócios futuros, a Float Foods disse que completou a prova de conceitos para OnlyEg e outros produtos de proteína alternativos, incluindo iogurte à base de plantas, queijo e outros.

O OnlyEg está em preparo com previsão para estar comercialmente pronto até 2022, com o apoio das agências de pesquisa e inovação de Cingapura para otimizar seu produto.

A Float Foods também anunciou que lançará uma série de produtos patenteados à base de plantas nos próximos dois anos.

Leia também: A crescente demanda por ovo vegano e Shiok Meats será pioneira a vender camarões veganos



por Nadia Ferreira Gonçalves em 8 de dezembro