Você já pensou em colocar à mão na massa e fazer um muffin de amora com ovo plant-based? 

Os especialistas da foodtech N.OVO, produtora de alimentos à base de plantas, desenvolveram essa receita de muffin que não vai nenhum ingrediente de origem animal. 

Você pode comer no café da manhã ou como sobremesa e, ainda, servir para seus convidados. Por isso, vamos aos ingredientes e modo de preparo! 

O rendimento é de 10 a 12 bolinhos, logo, se você quiser aumentar a quantidade é necessário dobrar a receita. 

Receita de muffin de amora com ovo plant-based 

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo
  • ¾ de xícara de açúcar demerara
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/3 de xícara de óleo vegetal a sua escolha
  • 2 medidas de N.OVO receitas (pó + água)
  • 1/3 de xícara de leite vegetal
  • 1 xícara de amora (pode ser congelada)

Modo de preparo

Aqui é necessário pré-aquecer o forno a 180 graus, e depois organizar as forminhas de papel para muffins na assadeira. Após isso, junte os ingredientes secos em uma tigela (farinha, açúcar, sal e a parte do pó do N.OVO), misture bem. 

Então, é só adicionar o óleo, o leite vegetal e a parte de água do N.OVO. Misture tudo até formar uma massa homogênea, então, adicione o fermento e mexa de forma delicada. 

Por último, inclua as amoras e misture, porcione a massa nas forminhas e leve para o forne em 200 graus por cerca de 15 minutos ou até que o alimento esteja assado. 

O consumo de alimentos à base de plantas no Brasil

Como mencionamos, o ovo utilizado nessa receita é à base de plantas. 

Você sabia que o consumo de alimentos plant-based está aumentando no Brasil? 

Segundo um estudo do Euromonitor, o mercado plant-based brasileiro cresceu quase 70% em 5 anos. Fazendo uma comparação, o consumo desse mercado em 2015 era de US$ 48,8 milhões, passando a ter um valor de US$ 82,8 milhões em 2020

Seguindo essa tendência, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) também apontou que — baseado em estudos da Mintel — os lançamentos globais de produtos à base de plantas aumentaram 40% entre 2015 e 2019. Dos países pesquisados, o Brasil era o local que mais trazia novidades nas regiões da América do Sul e Central. 

Os alimentos à base de plantas não tem crueldade animal e são melhores para a natureza, pois emitem menos gases de efeito estufa, economizam água e também não provocam o desmatamento como a pecuária. 

Sobre a N.OVO

A N.OVO é uma startup que produz alimentos à base de plantas, foi a primeira empresa nacional a produzir e oferecer um substituto para ovos  que pode ser utilizado em preparações como omeletes e ovos mexidos. 

O objetivo da marca é ter uma linha completa de alimentos 100% à base de vegetais, atualmente já possuem alternativas de ovos, maioneses, carne de frango e também pretendem lançar mais novidades nesse ano. 

O último lançamento foi uma linha de frango plant-based, com opções de filé de peito, nuggets, coxinha e dois frangos para grelhar em cubinhos. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

10 canais de receitas veganas no YouTube para colocar a mão na massa

4 receitas de queijo vegano: incríveis e fáceis de fazer

5 receitas veganas com pasta de amendoim

*Imagem de capa: Divulgação N.OVO



por Amanda Stucchi em 6 de janeiro