Você quer conhecer as tendências de produtos plant-based, veganos e sustentáveis para esse ano?
É necessário conhecermos as tendências para ficarmos à par do mercado, assim, podemos investir na criação de novos produtos. Se você é um empreendedor do ramo alimentício, abrir a mente para novas possibilidades pode te dar inspiração para agir e até atingir um novo público (se essa é a sua vontade). Por isso, fizemos essa lista para você!
19 tendências de produtos plant-based, veganos e sustentáveis
Listamos abaixo algumas das tendências de produtos plant-based, veganos e sustentáveis para esse ano. Confira!
1# Leite plant-based proveniente de grãos
Um bom leite com café é maravilhoso!
Segundo a Spoonshot, o leite de aveia já passou seus concorrentes — como as amêndoas e outras nozes — já que o sabor e sustentabilidade torna o produto um predileto de grande parte do público.
Para ter uma ideia, o crescimento da bebida ficou em 95% com relação ao ano anterior, enquanto o leite de soja diminui 7% durante o mesmo período.
Uma matéria da Vegconomist apontou que em breve é possível que mais fornecedores disponibilizem essa opção para diversas faixas etárias e estilos de vida, sendo que o motivo para a tendência é simples: existe uma compatibilidade maior com o café, já que a textura é parecida com o leite de origem animal.
Logo, é possível explorar e expandir para outros tipos de grãos — um exemplo é a cevada, grão que a Bright Barley já utiliza em seus leites à base de plantas, nos sabores chocolate, caramelo salgado e café.
2# Leite de batata
Um relatório da Waitrose revelou que o leite de batata pode ser uma grande tendência alimentar em 2022.
Um dos motivos são as mídias sociais que estão influenciando mais as nossas escolhas, portanto, essa pode ser a próxima alternativa popular de bebida plant-based.
3# Lanches proteicos e com mais nutrientes
Um relatório da Simporter apontou o seguinte: “Lanches ricos em proteínas e à base de plantas estão em alta demanda”, sendo essa uma das tendências para esse ano.
Para chegar a esse resultado, foi utilizado a plataforma WhiteSpace AI para coletar e analisar mais de 2 mil produtos, 1,7 milhões de menções e 528 marcas.
A maior taxa de crescimento ficou para os cereais, alternativas de carne e batatas fritas. Também é afirmado que os consumidores estão trocando lanches com alto teor de sódio e gordura por alternativas consideradas mais saudáveis.
4# Transparência, segurança e sustentabilidade
Conforme a Pesquisa de Consumidores Innova 2020, três em cada cinco consumidores globais dizem ter interesse em saber de onde vem seus alimentos e como eles são feitos.
Segundo a Kadence, estão surgindo diversas tecnologias para assegurar essa transparência. É possível utilizar o rastreamento de identificação por radiofrequência de ingredientes em toda a cadeia de suprimentos e tecnologias sem fio e inteligentes, um exemplo são os códigos de barras invisíveis.
5# Sementes de girassol
Você gostaria de comer algo feito com sementes de girassol?
Saiba que segundo a Mordor Intelligence, esse mercado deve registrar um CAGR de 4,4% durante o período de previsão (2021-2026).
Além disso, segundo o conselho de tendências da Whole Foods, os produtos à base de sementes irão explodir nesse ano!
Algo que citaram foi a manteiga de semente de girassol, um exemplo é a SunButter, manteiga que utiliza esse ingrediente e é vegana, sem glúten e certificada como kosher.
6# Ingredientes que aumentam a imunidade
A Kadence também relatou que os alimentos funcionais podem ser uma das tendências de 2022.
O motivo é simples: a pandemia do coronavírus fez com que os consumidores tivessem mais interesse em alimentos saudáveis que estimulam o sistema imunológico. Além disso, segundo um relatório da Beneo, 75% dos consumidores pretendem se alimentar de modo mais saudável por conta da pandemia.
Nem todos os produtos que prometem ter ingredientes que aumentam a imunidade são veganos, mas isso é uma tendência que sua marca plant-based pode seguir.
7# Rótulo limpo
A ADM realizou uma pesquisa na plataforma de insights do consumidor chamada Outside Voices.
Lá descobriram que o rótulos clean label continuarão a ser uma tendência nesse ano!
Esse tipo de produto tem poucos ingredientes e utilizam rótulos claros (sem nomes complicados na lista de composição), e tem o objetivo de oferecer uma alimentação mais saudável para seus consumidores.
8# Alimentação rápida
No relatório “2021-2022 Food Trends After COVID-19”, com dados de uma pesquisa da Kitchen Stories, é relatado que os consumidores do Reino Unido e Estados Unidos querem gastar menos de 30 minutos preparando uma refeição.
Apesar disso, 35% dos consumidores dos Estados Unidos desejam comer comidas mais saudáveis.
O que isso significa? Que as marcas precisarão criar soluções nutritivas e práticas para essas pessoas.
Outra pesquisa, dessa vez da Mintel aqui no Brasil, revelou que 16% dos 1.500 participantes consumiram comida pronta (incluindo a congelada) durante a quarentena. Isso pode demonstrar uma maior abertura a respeito desse tipo de comida.
9# Desperdício zero
O Food Report 2022 também apontou que o desperdício zero é outra tendência.
Segundo esse relatório, os consumidores adquiriram vontade de realizar um consumo mais sustentável durante a crise do coronavírus.
Aqui foram citadas as lojas que vendem sem embalagem e até a Upprinting Food, que transforma resíduos alimentares em alimentos usando a impressão 3D, como alguns exemplos.
10# Cúrcuma
Outra tendência apontada pela Whole Foods é o ingrediente cúrcuma (também conhecido como açafrão-da-terra).
O ingrediente também pode ser utilizado nos alimentos à base de plantas. Portanto, já fica a dica para a sua marca.
Alguns exemplos são em alimentos embalados e até mesmo em sanduíches de sorvete à base de plantas (sobremesa congelada com sorvete entre dois biscoitos ou waffers).
Para finalizar, Hanni Rützler (pesquisadora do Food Report 2022) disse ao Ktchn Rebel o seguinte: “A carne terá um papel secundário — se é que terá — e isso moldará particularmente a indústria da gastronomia no futuro. No entanto, isso não significa que todo restaurante se tornará vegetariano ou vegano, mas sim que os pratos vegetarianos se tornarão o novo normal”.
11# Cogumelo ostra king
O relatório de tendências do Tastewise também demonstrou que o cogumelo ostra king – muito utilizado nos frutos-do-mar alternativos – é uma tendência para esse ano. O produto irá ocupar o lugar das vieiras (uma espécie de molúsculo) nos pratos das pessoas, é informado: “A substituição de vieiras já responde por 13% do consumo do cogumelo ostra king”.
12# Carne de porco vegana
Você se lembra do lançamento da carne de porco vegana da Impossible Foods?
Conforme o Vegan Food and Living, essa carne é uma das tendências para 2022!
É dado o exemplo da marca OmmiPork, que chegou as prateleiras do Reino Unido em 2021 e já foi destaque em 21 estabelecimentos.
13# Chocolate vegano
A empresa de consultoria Grand View Research já nos mostrou que o chocolate vegano é um mercado em expansão: foi avaliado em US$ 467,2 milhões em 2020 e irá crescer a um CAGR de 14,8% de 2021 a 2028.
Várias marcas estão lançando produtos nesse segmento, por isso, no ano passado falamos do kit kat vegano e do lindt vegano que será lançado no Veganuary de 2022.
14# Ovos veganos
Um ovo mexido vegano no café da manhã pode ter o poder de alegrar seu dia!
De acordo com o Fact.MR é possível que esse setor registre um CAGR de 8,3% até 2031.
Aqui no Vegan Business falamos no ano passado sobre as marcas OsomeFood e a Crafty Counters, que criaram opções de ovos cozidos. Ademais, a Eat Just — marca conhecida de ovos plant-based — anunciou seus planos de fazer um IPO, prevendo valuation de US$ 3 bilhões.
15# Bolos veganos
Quer trocar os ovos mexidos veganos por um bom pedaço de bolo?
A Mintel informou que os lançamentos de produtos veganos e plant-based, considerando o setor de padaria, registraram um aumento de 170% desde 2016.
16# Carne de jaca
É previsto que o mercado da jaca atinja US$ 359,1 milhões até 2026, sendo que a utilização em carnes alternativas impulsionará essa demanda.
Um exemplo de empresa que atua nesse segmento é o Jack & Annie’s, que recentemente levantou US$ 23 milhões. A marca começou com Annie Ryu (estudante de pré-medicina de Harvard) e aproveita a parte que seria desperdiçada da jaca para criar alimentos congelados e refrigerados.
17# Frutos-do-mar à base de plantas
Mais uma das tendências de produtos plant-based são os frutos-do-mar!
No final do ano passado, a Fazenda Futuro lançou o primeiro atum plant-based do Brasil, feito com soja, ervilha, grão-de-bico, azeite de oliva, rabanete e óleo de microalgas.
Segundo um relatório do Fact.MR, o mercado de frutos-do-mar à base de plantas crescerá a um CAGR de 28% de 2021 até 2031, atingindo o valor de US$ 1,3 bilhões até o final do período.
18# Fast food com versões veganas e plant-based
Você se lembra do hambúrguer feito de plantas do McDonald’s?
Pois é, esses estabelecimentos estão cada vez mais lançando produtos à base de plantas. Nesse ano, já terá mais um lançamento: o KFC irá estrear o frango da Beyond Meat por tempo limitado nos Estados Unidos, sendo que em 2019 fizeram um teste com a marca em Atlanta.
Conforme o Verified Market Research, é previsto que o mercado de fast food vegano atinja US$ 40,25 bilhões até 2028. É dito: “O aumento da conscientização sobre a saúde animal e a crueldade contra os animais na indústria de alimentos, tem incentivado as pessoas a mudarem de produtos alimentícios de base animal para vegetais, sendo responsável pelo crescimento do mercado”.
19# Manteiga à base de plantas
Outra das tendências de produtos plant-based é a manteiga.
A marca de laticínios alternativos, Miyoko’s Creamery, lançou o primeiro canal do YouTube focado em manteiga vegana e à base de plantas, após uma vitória judicial para utilizar o termo manteiga em seus produtos.
Além dessa conquista, segundo o EMR é esperado que o mercado de manteiga à base de plantas cresça a um CAGR de 4,3% entre 2022 e 2027, demonstrando que esse segmento é uma tendência.
Portanto, podemos concluir que a gastronomia vegana e à base de plantas trará muitas novidades — não só para esse ano — mas, para muitos a seguir.
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*Imagem de capa: Pexels