O McDonald’s está lançando o hambúrguer feito de plantas McPlant. Essa receita estava sendo elaborada a três anos, e em setembro o McDonald’s anunciou que ela será testada em algumas unidades da rede da Irlanda e do Reino Unido.

Para os amantes da rede de fast-food a desculpa para reduzir o consumo de carnes e outros produtos de origem animal pode estar com os dias contados. Em 2022 é esperado que o produto estreie nacionalmente nos dois locais e é provável que demore um pouco mais para ser distribuído nos outros países.

O hambúrguer é a base de ervilhas, com tomate, alface, picles, molho de tomate, mostarda e queijo vegano (feito com proteína de ervilha). O McDonald’s também afirma que o hambúrguer será preparado separadamente de seus outros produtos de origem animal para evitar a contaminação cruzada. 

A carne do hambúrguer é da Beyond Meat, em uma versão feita exclusivamente para o fast food. Além disso, o hambúrguer também tem a certificação da Sociedade Vegetariana.

A diretora de marketing do Reino Unido e da Irlanda, Michelle Graham-Clare, disse um comunicado: “Estamos muito satisfeitos por finalmente lançar o McPlant no Reino Unido e na Irlanda. Como acontece com todas as ofertas do McDonald’s, dedicamos nosso tempo para garantir que atenda aos mais altos padrões e seja algo que todos os nossos clientes irão apreciar”. 

Ela também acrescentou: “Estamos sempre procurando maneiras diferentes de inovar e atender às necessidades de nossos clientes e, com o McPlant, temos um delicioso hambúrguer à base de plantas que agradará a todos. Quer você seja vegano ou apenas goste de um hambúrguer à base de plantas, temos certeza de que você vai gostar do McPlant”.

O hambúrguer feito de plantas e o acordo com a Beyond Meat

A Beyond Meat fez um acordo estratégico global com o McDonald’s em fevereiro desse ano para produzir o hambúrguer McPlant, e os dois explorarão e vão co-desenvolver outros produtos à base de plantas como frango, porco e ovo

No comunicado o fundador e CEO da Beyond Meat, Ethan Brown, falou: “Estamos orgulhosos de entrar neste acordo estratégico global com o McDonald’s, um marco estimulante para a Beyond Meat, e esperamos servir o McDonald’s enquanto eles trazem opções ampliadas para menus em todo o mundo”. 

Ele também relatou: “Vamos combinar o poder da abordagem rápida e implacável da Beyond Meat para a inovação com a força da marca global McDonald’s visando apresentar novos itens de menu baseados em plantas que os consumidores irão adorar”. 

Porém, não é a primeira vez que a Beyond Meat se junta ao McDonald’s para produzir um produto: os dois fizeram o hambúrguer plant-based PLT (cujo significado da sigla era planta, alface e tomate). Entretanto, o produto não era vegano, pois era feito de queijo, maionese e grelhado na mesma grelha dos outros produtos. 

Esse hambúrguer feito de plantas foi testado no Canadá, porém, ao final do período de testes foi removido do menu, sem planos de retornar a venda. 

Nas outras localidades o produto é vegano? 

Vale a pena ressaltar que, apesar dessa versão do Reino Unido e Irlanda ser vegana, o McDonald’s lançou o McPlant também na Áustria e lá o hambúrguer não é vegano (contém maionese e queijo de origem animal), também é preparado no mesmo local que hambúrgueres de carne animal. 

O mesmo também foi testado na Suécia e na Dinamarca, sendo que nesses países também não era vegano. Ou seja, se você comprar em outra localidade, é necessário ficar atento e verificar com os atendentes se o hambúrguer é de fato vegano. 

McDonald’s: um pouco da história da rede 

A história do McDonald’s começa em 1940: dois irmãos Richard e Maurice McDonald (apelidados respectivamente de Dick e Mac) abriram o primeiro restaurante intitulado McDonald’s Bar-BQ na Califórnia (EUA), como um drive-in. 

Depois, em 1954, Ray Kroc se junta a equipe se tornando agente de franquia nacional, então, ele abre seu primeiro restaurante em Illinois (EUA). 

Com relação à América Latina, o McDonald’s possui mais de 2 mil restaurantes, com unidades próprias e subfranqueadas. Aqui no Brasil, a rede tem mais de mil unidades. 

Aproveite e leia também:

5 marcas brasileiras de hambúrgueres à base de plantas

Opções veganas da Beyond Meat: McDonald’s, KFC, Taco Bell e Pizza Hu

Carne à base de plantas: um fenômeno global

*Imagem: Divulgação McDonald’s (via Green Queen)



por Amanda Stucchi em 13 de setembro