A Impossible Foods trouxe uma novidade: lançou uma carne de porco vegana!

O nome do produto é Impossible Pork, vendido moído, e chegará primeiro em restaurantes e depois no varejo. Inicialmente, foi disponibilizado no Momofuku Ssäm Bar, localizado nos Estados Unidos, e a partir do dia 4 de outubro também será comercializado em mais de 100 restaurantes em Hong Kong.

A composição da carne de porco é a seguinte: proteína de soja, óleo de girassol e óleo de coco. Além disso, tem vitaminas, aminoácidos, açúcares e o heme (ferro encontrado em todos os organismos vivos). Também não contém glúten, colesterol, antibióticos, hormônios de animais e nitratos.

A empresa também afirma que a carne de porco tem 18 gramas de proteína, 37% menos de calorias e 59% menos gordura total em comparação com a de origem animal.

Em um comunicado no Instagram, a marca relatou: “Em um teste de degustação às cegas com mais de 200 consumidores em Hong Kong, Impossible ™ Pork feito à base de plantas foi preferido em vez de carne de porco moída”.

O presidente da Impossible Foods, Dennis Woodside, também falou a CNBC: “O porco normalmente não é considerado um produto saudável, mas aqui você tem um substituto que tem o mesmo sabor, mas é realmente melhor para você”.

Sobre a sustentabilidade do produto, vale mencionar que em comparação com a carne de origem animal, o Impossible Pork usa 81% menos água, produz 77% menos gases de efeito estufa e utiliza 66% menos terra.

A carne de porco vegana é halal e kosher?

Primeiro vamos esclarecer o que é halal e kosher:

  •       Halal é um alimento que seguiu os preceitos do Islã na sua preparação. Quando se exporta para um país com cultura islâmica é muito importante certificar o produto dessa forma
  •       Kosher é um alimento que segue os preceitos do torá (livro sagrado da religião judaica), além do preparo correto para aderir às regras é necessário ser fiscalizado por um órgão especializado

É importante ressaltar que ambas as dietas não permitem o consumo de porco.

Por que estamos te contando isso? Bem, no começo a empresa queria que o Impossible Pork tivesse ambas as certificações, contudo, essa ideia não foi para a frente, pois a marca decidiu manter o termo “porco” no nome e as certificadoras não aceitariam desse modo.

Outro lançamento recente e planos da empresa

No começo desse mês, a empresa também lançou nuggets veganos, seguindo a mesma linha do Impossible Pork, primeiro lançando em restaurantes dos Estados Unidos e depois disponibilizando no varejo.

Para o futuro, sem data definida, a Impossible Foods também deseja lançar carnes inteiras, como bifes, frangos e bacon à base de plantas.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Geração Z e as ações da Impossible Foods focadas nesse público

México bane testes em animais para cosméticos

5 marcas brasileiras de hambúrgueres à base de plantas

*Imagem de capa: Divulgação Impossible Foods (caçarola de porco e beringela vegana no Dim Siu Yi) / via Green Queen



por Amanda Stucchi em 30 de setembro