A Miyoko’s Creamery, marca de laticínios veganos, chegou no YouTube com o primeiro canal focado em culinária com manteiga vegana. 

A empresa possui diversos tipos de manteiga: european style cultured vegan butter (ao estilo europeu, com sal marinho), european style cultured unsalted (ao estilo europeu, sem sal), spreadable cultured vegan oat milk (manteiga de leite de aveia) e spreadable cultured vegan oat milk butter garlic parm (manteiga de leite de aveia com sabor de alho-poró). 

Essa estreia do canal veio após a vitória judicial para utilizar o termo manteiga nos seus produtos. A ação foi feita pela California Department of Food and Agriculture (CDFA), mesmo que seus produtos já estivessem com a rotulagem vegano e à base de plantas. 

Em um vídeo publicado na página do produto, a fundadora explicou: “Eu estava ciente que havia várias outras empresas plant-based que receberam cartas parecidas, pedindo que parassem de usar as palavras manteiga, queijo, etc. Eu achava triste que a maioria aceitava, eles não queriam lutar por essa grande batalha”. 

Naquele momento, ela decidiu processar o CDFA, apontando que estavam violando o direito à liberdade de expressão. 

A fundadora continuou: “Essa luta não é só para nós, como mencionei antes, muitas outras empresas receberam cartas parecidas. Nós lutamos por isso não só por nós, mas por essa indústria inteira, porque estamos no precipício de construir um novo sistema alimentar que é baseado em sustentabilidade e compaixão por todos os animais”. 

 Manteiga vegana da marca

Imagem: Miyoko’s Creamery / via Facebook @miyokoscreamery

Canal sobre culinária com manteiga vegana 

Atualmente,  o canal chamado The Vegan Butter Channel (em inglês), conta com uma receita de peru vegano, torta de cereja de maçã vegana e chocolate de avelã vegano. Na descrição do vídeo, também está a receita em um formato escrito para facilitar para o telespectador. 

A fundadora Miyoko Schinner falou em uma comunicação: “Com o The Vegan Butter Channel, as pessoas não precisam acreditar apenas na minha palavra — eles podem ver a performance da manteiga vegana por si mesmos, e espero que se sintam inspirados a cozinhar algumas destas receitas — ou às variações — em casa”. 

Ela também acrescentou o motivo pelo qual criou o produto: “Eu criei nossa manteiga vegana porque, como chef e autora de livros de receitas, a manteiga é a base de grande parte da minha culinária e panificação, por isso era importante que qualquer manteiga vegana que eu usasse tivesse gosto e desempenho para os padrões mais elevados”. 

O The Vegan Butter Channel terá três tipos de séries. 

A primeira é a Making It Butter & Vegan — fazendo isso amanteigado e vegano — onde chefs irão criar pratos veganos. A segunda é The Vegan Butter Academy — academia da manteiga vegana — que ensinará as pessoas técnicas básicas e especializadas para cozinhar com manteiga. 

Por último, haverá a parte Phenomenally Vegan — fenomenalmente vegano — na qual a fundadora conversará com convidados notáveis sobre manteiga e irão cozinhar um prato juntos. 

Margarina é vegana mesmo? 

Muitos veganos acabam substituindo a manteiga pela margarina, já que é feita na maioria das vezes com gorduras e óleos vegetais. 

Mas, fique atento: nem todas as margarinas são veganas. Nós já falamos desse assunto aqui no Vegan Business, mostrando opções de margarinas e manteigas veganas para quem ainda quer saborear o pão ou a bolacha de manhã. Também explicamos como você pode fazer sua manteiga vegetal em casa. 

Portanto, apesar da manteiga da Miyoko’s Creamery ainda não ser comercializada aqui no Brasil, existem opções em terras brasileiras. Mas, quem sabe você pode aprender algum truque no canal do YouTube e testar suas habilidades culinárias. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Vegan Business lança Founder Series no YouTube sobre Empreendedorismo Plant-Based

11 livros sobre veganismo e vegetarianismo para você conhecer

6 empreendedores veganos para você seguir no Instagram

*Imagem de capa: Unsplash 



por Amanda Stucchi em 7 de dezembro