O KFC lançará o frango da Beyond Meat, feito à base de plantas, em suas unidades estadunidenses no dia 10 de janeiro por tempo limitado. 

Essa rede de fast food é muito popular — conforme o Statista está operando em 146 países e tem 25 mil restaurantes pelo mundo, considerando números do ano passado — para ter uma ideia, possui 4 mil unidades nos Estados Unidos, segundo um documento regulatório do mesmo período. 

Não é de hoje que o KFC está testando o frango da Beyond Meat. Em 2019, falamos aqui no Vegan Business que a marca fez um teste em Atlanta (EUA), isso foi um sucesso: em cinco horas vendeu tantas unidades do frango à base de plantas quanto do frango de origem animal em uma semana inteira, segundo Peyton Klemm, representante da empresa nos Estados Unidos. 

Após isso, a rede expandiu o teste para Nashville (capital do estado de Tennessee) e Charlotte (cidade da Carolina do Norte), além de ter apresentado no verão uma prévia do frango da Beyond Meat em restaurantes selecionados do sul da Califórnia. 

Em fevereiro de 2021, a Beyond Meat afirmou que fez uma parceria estratégica global com a Yum! Brands (grupo do qual o fast food faz parte) para co-criar e oferecer itens plant-based no menu do KFC, Pizza Hut e Taco Bell nos próximos anos. 

Kevin Hochman, presidente do KFC dos Estados Unidos, declarou em um comunicado: “A missão desde o primeiro dia foi simples — fazer o mundialmente famoso Kentucky Fried Chicken a partir das plantas. E agora, dois anos depois, podemos dizer, missão cumprida”. 

Ethan Brown, fundador e CEO da Beyond Meat, também afirmou: “Não poderíamos estar mais orgulhosos da parceria com o KFC para oferecer um produto de primeira classe, que não só oferece a experiência deliciosa que os consumidores esperam desta rede icônica, mas também fornece os benefícios adicionais da carne à base de vegetais. Estamos realmente entusiasmados em disponibilizá-lo aos consumidores em todo o país”. 

O frango da Beyond Meat 

O frango da Beyond Meat que será comercializado no fast food é uma receita exclusiva do restaurante, tendo sido desenvolvida em parceria com a marca. 

Segundo o Fast Company, o produto tem 11 ervas e especiarias, tendo sido criado para dar a sensação de ser um pedaço de tecido muscular. A empresa também contou ao veículo que acredita que a maior parte do público para esse alimento será das pessoas que querem reduzir o consumo de carne, bem como novos clientes que se sentirão bem-vindos no restaurante. 

O produto será vendido com opções de 6 e 12 unidades, a partir de US$ 6,99 mais impostos, que variam de local para local. 

Como mencionado, o produto da Beyond Meat não contém ingredientes de origem animal — é feito à base de plantas — entretanto, o preparo do alimento compartilha os equipamentos utilizados nas outras receitas. Ademais, os molhos oferecidos pela rede tem ingredientes de origem animal. 

Mais detalhes do KFC

O KFC foi o primeiro fast food nacional dos Estados Unidos a oferecer um frango à base de plantas no ano de 2019. 

O empreendimento foi criado por Harland David Sanders, conhecido como Coronel Sanders, que em 1952 começou a fazer franquias do KFC. Ele acabou falecendo em 1980, porém, o logo do fast food permanece com sua imagem. 

Além do frango à base de plantas, outro movimento da rede é em direção a sustentabilidade. 

No ano passado, o KFC do Canadá anunciou a  meta de que todas as embalagens dos produtos sejam compostáveis até 2025. Também mostrou sua trajetória com o teste de talheres à base de fibras, a introdução dos baldes de bambu e o objetivo de eliminar todas as embalagens de plástico não recuperáveis ou reutilizáveis até 2025. 

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*Imagem de capa: Divulgação KFC/ Beyond Meat



por Amanda Stucchi em 5 de janeiro