De hambúrgueres sem carne a rolinhos de salsicha, os alimentos veganos estão crescendo em popularidade ao redor do mundo. Assim, veganismo e vegetarianismo estão mudando o fast food.
No último ano, um em cada seis produtos alimentares lançados no Reino Unido era vegano ou isento de ingredientes animais. Desse modo, uma variedade de novas ofertas e o envolvimento de grandes marcas significou o surgimento de fast food vegano.
Grandes players do mercado
Tudo indica que grandes as grandes redes de fast food, como KFC, Dunkin e Burger King estão aderindo à tendência e revolucionando o fast food. O veganismo e o vegetarianismo estão oferecendo uma imagem “saudável” às cadeias de fast food, pois adicionam produtos à base de plantas em seu cardápio.
De antemão, o Burger King já apresentou o Impossible Whopper, um hambúrguer à base de plantas, semelhante ao clássico da empresa. A novidade é sucesso desde abril de 2019 nos EUA e agora chega às lojas da rede no Brasil.
Fundamentalmente, essas carnes veganas de fast food não são voltadas apenas para veganos e vegetarianos. As novidades se direcionam para os amantes de carne, que ainda constituem a grande maioria da população em todo o mundo. O Impossible Whopper, por exemplo, é comercializado como uma maneira mais saudável de desfrutar do mesmo sabor carnudo a que seus clientes estão acostumados.
Simultaneamente, a Dunkin, famosa por suas rosquinhas açucaradas, introduziu um sanduíche de salsicha à base de plantas, feito pela Beyond Meat. E a KFC entrou na tendência lançando frango frito vegano, também fabricado pela Beyond Meat. De imediato, os investidores aplaudiram a ação, e as ações da Beyond Meat de capital aberto se elevaram consideravelmente após cada anúncio.
Por que agora? O que mudou?
Porque eles finalmente conseguiram retirar a carne dos hambúrgueres e dos sanduíches, enquanto mantêm o sabor da carne, simples assim. É esse o principal fator que ajuda na disseminação do vegetarianismo para além dos muros da militância extrema.
Segundo a Numerator, uma empresa de inteligência de mercado que acompanha os padrões de compra de 450.000 consumidores americanos, interesse em melhorar a saúde e curiosidade são os principais motivos que impulsionam o consumo de produtos alimentícios à base de plantas. Isso, considerando que veganos e vegetarianos tem motivações que vão além, e incluem preocupações éticas e ambientais.
O fato é que, independentemente do motivo pelo qual as pessoas buscam por alternativas à carne à base de plantas, os consumidores “amam o sabor, a saúde e o fato de que esses produtos não envolvem danos aos animais e são melhores para o meio ambiente”.
Tendência para as novas gerações
Embora o veganismo esteja se espalhando e se expandindo, em muitas regiões ele ainda se restringe às novas gerações, especialmente jovens de áreas urbanas. No entanto, de acordo com os resultados encontrados pela Numerator, as alternativas de carne à base de plantas já estão alcançando um amplo público. No Brasil, o mercado de carne vegana também está crescendo.
Logo, essa tendência pode acelerar à medida que as cadeias de fast food trazem alternativas à carne, com produtos saborosos e acessíveis à base de vegetais, e o veganismo se torna uma verdadeira moda.
O crescente interesse no veganismo faz com que as redes de fast food logo mergulhem nessa tendência. Os fatores que influenciam as escolhas dos consumidores incluem maior conscientização sobre questões relacionadas à saúde, bem como o impacto ambiental causado pelo alto consumo de carnes, ovos e laticínios.
Um estilo de vida em ascensão
Os estilos de vida veganos e vegetarianos estão se tornando mais populares, portanto, está na hora de as redes de fast food aderirem a essa tendência e preencherem as lacunas alimentares para esse público.
De acordo com dados da Sprout Social, uma plataforma de gerenciamento e análise de mídia social para empresas, acha que está na hora de as redes de fast food seguirem a tendência vegana e vegetariana.
Isso é evidente nas conversas nas mídias sociais. “Ao analisar as conversas sobre a palavra-chave” vegan” no Twitter, encontramos um aumento de 136% no volume entre 2014 e 2019″, diz Kannenberg, diretor criativo de marca e história. “Com mais de 11 milhões de menções no Twitter da palavra” vegan” apenas em 2019, a indústria de fast food parece ter encontrado sua próxima fronteira e está pronta para atender aos favoritos de fast food que qualquer pessoa pode comer.”
Contribuições do fast food
Enquanto o veganismo e o vegetarianismo estão mudando as principais cadeias de fast food, o fast food também contribui com a popularização dessa tendência, ajudando a espalhar o veganismo e o vegetarianismo para as grandes massas.
Em suma, as grandes cadeias de fast food mais queridas em todo o mundo precisavam de opções vegetarianas e veganas. E este é apenas o começo dessa tendência, já que alguns dos maiores players de fast food ainda não introduziram itens de menu à base de plantas. Mas, assim que o fizerem, motivarão outras pessoas do setor a se unirem ao movimento e atender a essa mudança demandada pelos consumidores.
Agora, finalmente, capaz de produzir saborosas e acessíveis alternativas sem carne que, para muitos, são indistinguíveis de suas contrapartes carnudas, a indústria em rápido crescimento parece pronta para a verdadeira revolução.
E ao fazê-lo, poderá iniciar um rápido declínio na contribuição da carne para a crise climática, impulsionada também, por milhões de comedores de carne que estão aderindo à tendência.
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