A startup de frutos-do-mar à base de plantas Hooked Foods, localizada na Suécia, levantou € 3,8 milhões em uma rodada de investimento. Os investidores incluíram a Brightly Ventures, Olyster Bay VC e o cantor Danny Saucedo.
Com o valor, a empresa acelerará a inovação de seus produtos — um deles é um salmão desfiado vegano que a marca afirma ser o primeiro no mercado — e também pretende expandir internacionalmente.
O co-fundador Tom Johansson falou em um comunicado para a imprensa: “Os recursos serão usados principalmente para expandir ainda mais nossa presença na Suécia, escalar a equipe e acelerar o desenvolvimento de produtos”. Ele também relatou estar satisfeito pelo fato de os investidores terem se juntado a uma jornada em direção a um futuro marinho mais sustentável.
Peixes à base de plantas no Brasil
Aqui no Vegan Business nós já falamos sobre alguns peixes à base de plantas disponíveis no Brasil. Como, por exemplo, a Fazenda Futuro que recentemente lançou o primeiro atum à base de plantas. Além disso, também existe a foodtech The New com o The New Fish Bolinho de Bacalhau e o The New Fish Salmão, todos à base de plantas.
Sobre a startup de frutos-do-mar à base de plantas
A startup foi fundada por Emil Wasteson, Peter Liu e Tom Johansson no ano de 2019.
Na missão da empresa, é dito que esse empreendimento começou quando Tom perguntou ao Emil: “E se pudéssemos criar uma alternativa aos frutos-do-mar que tivesse um sabor excelente, todos os bons nutrientes, mas fossem produzidos de forma sustentável?”. Foi aí que começou a ideia da empresa, afinal, a pesca traz diversos problemas para o meio ambiente.
No mesmo comunicado, Tom explicou: “A sobrepesca é um dos desafios ambientais mais urgentes que enfrentamos hoje. As grandes redes dos barcos pesqueiros também prendem plantas e animais, como tartarugas e golfinhos, levando a um número crescente de animais mortos e um impacto negativo na vida marinha.”.
Pensando em resolver essas questões, a empresa foi fundada.
Imagem: Divulgação Hooked Foods
O produto disponível em seu portfólio é o Toonish (atum vegano) que chegou no varejo da Suécia no início de setembro. Há também o Toonish tomate na versão original, com alho e apimentado.
Com os produtos, os clientes podem cozinhar e acrescentá-los na massa, pizza, sanduíche, ensopados, ou come-los puro após esquentar.
A respeito do impacto ambiental, a cada quilo de atum vegano é afirmado que se economiza 3,36 kg de emissões de gás carbono. As estimativas de vendas para esse ano, também apontam que a marca conseguirá economizar mais de 12 mil peixes e 168 toneladas de emissões de CO₂. Bacana, não é?
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*Imagem de capa: Hooked Foods (via Green Queen)
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