A startup de frutos-do-mar à base de plantas Hooked Foods, localizada na Suécia, levantou € 3,8 milhões em uma rodada de investimento. Os investidores incluíram a Brightly Ventures, Olyster Bay VC e o cantor Danny Saucedo. 

Com o valor, a empresa acelerará a inovação de seus produtos — um deles é um salmão desfiado vegano que a marca afirma ser o primeiro no mercado — e também pretende expandir internacionalmente. 

O co-fundador Tom Johansson falou em um comunicado para a imprensa: “Os recursos serão usados ​​principalmente para expandir ainda mais nossa presença na Suécia, escalar a equipe e acelerar o desenvolvimento de produtos”. Ele também relatou estar satisfeito pelo fato de os investidores terem se juntado a uma jornada em direção a um futuro marinho mais sustentável.

Peixes à base de plantas no Brasil 

Aqui no Vegan Business nós já falamos sobre alguns peixes à base de plantas disponíveis no Brasil. Como, por exemplo, a Fazenda Futuro que recentemente lançou o primeiro atum à base de plantasAlém disso, também existe a foodtech The New com o The New Fish Bolinho de Bacalhau e o The New Fish Salmão, todos à base de plantas.

Sobre a startup de frutos-do-mar à base de plantas 

A startup foi fundada por Emil Wasteson, Peter Liu e Tom Johansson no ano de 2019. 

Na missão da empresa, é dito que esse empreendimento começou quando Tom perguntou ao Emil: “E se pudéssemos criar uma alternativa aos frutos-do-mar que tivesse um sabor excelente, todos os bons nutrientes, mas fossem produzidos de forma sustentável?”. Foi aí que começou a ideia da empresa, afinal, a pesca traz diversos problemas para o meio ambiente. 

No mesmo comunicado, Tom explicou: “A sobrepesca é um dos desafios ambientais mais urgentes que enfrentamos hoje. As grandes redes dos barcos pesqueiros também prendem plantas e animais, como tartarugas e golfinhos, levando a um número crescente de animais mortos e um impacto negativo na vida marinha.”. 

Pensando em resolver essas questões, a empresa foi fundada. 

Atum da marca Hooked Foods

Imagem: Divulgação Hooked Foods

O produto disponível em seu portfólio é o Toonish (atum vegano) que chegou no varejo da Suécia no início de setembro. Há também o Toonish tomate na versão original, com alho e apimentado. 

Com os produtos, os clientes podem cozinhar e acrescentá-los na massa, pizza, sanduíche, ensopados, ou come-los puro após esquentar.

A respeito do impacto ambiental, a cada quilo de atum vegano é afirmado que se economiza 3,36 kg de emissões de gás carbono. As estimativas de vendas para esse ano, também apontam que a marca conseguirá economizar mais de 12 mil peixes e 168 toneladas de emissões de CO₂. Bacana, não é? 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Marca de produtos de beleza vegana planeja IPO em 5 anos 

O que é equity? Conceito e os principais tipos de equity (2021)

Aplicativos veganos: 8 para salvar a sua vida

*Imagem de capa: Hooked Foods (via Green Queen)



por Amanda Stucchi em 28 de setembro