Quer conhecer perfumes veganos? Os perfumes têm aromas prazerosos e diversos que podem auxiliar na nossa autoestima e até no bem-estar: existem essências que acalmam e aliviam o estresse. Também fazem parte da nossa identidade e revelam a personalidade. Pensando nisso, veja a lista de perfumes veganos e sem crueldade que separamos para você. 

1# Alquimia por Paula Franco 

A marca Alquimia produz cosméticos vegetais, veganos, produtos sustentáveis e biodegradáveis. Foi fundada pela Paula Franco, empreendedora, atriz e modelo, que já atuou em 9 novelas e 2 minisséries da TV Globo. 

O portfólio se divide em: perfumes botânicos e terapêuticos, aromatizadores de ambientes, águas faciais, óleos corporais (banho e massagem), sabonetes, cuidados especiais (com a pele e corpo), linhas capilares, entre outros. 

A empresa possui diversos perfumes, um kit de fragrâncias mini, e o consumidor também pode criar um perfume personalizado individual. 

Perfumes veganos - Alquimia
Imagem: Reprodução e-commerce Alquimia por Paula Franco

2# Matricaria Alquimia 

A Matricaria Alquimia desenvolve produtos naturais e veganos, com envio para todo o Brasil. Os produtos se dividem em: perfumes botânicos, cuidados diários, mãe & bebê, kits, e auto-cuidado (essa categoria tem velas, incensos, banho de ervas, óleos e sprays). 

Foi criada pela Danielle, cosmetóloga e perfumista, ela explicou na página sobre o nome da empresa: “Matricaria vem do latim ‘matrix’, que significa útero, ou mater-mãe, e também é o nome científico da camomila (matricaria chamomilla)”, contando que a camomila se tornou sua planta mestre. 

Perfumes veganos - Matricaria Alquimia
Imagem: Reprodução e-commerce Matricaria Alquimia

3# Elemento mineral

Os produtos da empresa são formulados sem ingredientes de origem animal e não possuem parabenos, corantes, triclosan, sulfatos e petrolatos. Também não fazem testes com animais. 

Uma curiosidade é que alguns dos ingredientes que a marca utiliza são rochas, cristais, metais e águas minerais, carregados de energia solar e magnética. Seu portfólio se divide em: produtos faciais, de corpo, cabelo e bem-estar. Existem três tipos de perfumes disponíveis.

Perfumes veganos - Elemento Mineral
Imagem: Reprodução e-commerce Elemento Mineral

4# Amyi

A Amyi foi fundada por Larissa Mota e Luciana Guidi. A empresa afirma em sua página que seus óleos essenciais favorecem o uso de ingredientes naturais, desde que esses sejam produzidos de forma vegana e sustentável. Os perfumes também não são testados em animais e suas embalagens priorizam a sustentabilidade — sendo de vidro, com válvulas spray de alumínio e cartuchos de papel — materiais totalmente recicláveis. 

A empresa oferece a Experiência Amyi, onde o consumidor recebe um kit de perfumes para experimentar e vive uma jornada sensorial on-line para escolher seu aroma favorito (ao final, recebendo o produto de 100 ml). Após viver essa experiência, o consumidor participa do clube de benefícios e vantagens. 

5# Lola Cosmetics 

A Lola Cosmetics é vegana e não testa em animais, também não utilizam ingredientes prejudiciais para a saúde, como os óleos minerais, ingredientes que são geneticamente modificados, derivados de petróleo, silicones insolúveis, parafinas, entre outros. 

Seus produtos são divididos em categorias de cabelo, corpo, crianças, e lolaterapia (com kits de nomes divertidos como: xô uruca, alegre e radiante, elegante e inspiradora), entre outros. 

Na parte de perfumes, a empresa disponibiliza colônias. Existe, por exemplo, a de Patchouli & lavanda, absoluto de rosas & sândalo, cardamomo & anis-estrelado, entre outros. 

Lola Cosmetics
Imagem do perfume Lola Cosmetics: Reprodução Dermabox

Gostou de conhecer esses perfumes veganos? Aproveite e leia outras listas:

20 marcas de maquiagem vegana fáceis de encontrar

Higiene pessoal vegana: conheça as marcas nacionais

Creme dental vegano: conheça 7 opções 

*Imagem de capa: Pexels



por Amanda Stucchi em 20 de agosto