A GOOD Meat recebeu aprovação regulatória para vender o peito de frango cultivado da marca em Cingapura!
O país asiático é o primeiro a aprovar a venda de carne cultivada: no dia 19 de dezembro de 2020, a empresa Eat Just — dona da divisão de carne cultivada GOOD Meat — conseguiu vender seus nuggets feitos com células de animais no estabelecimento 1880.
O peito de frango cultivado foi apresentado para um grupo de estudantes
A primeira aparição do produto ocorreu essa semana no JW Marriott Hotel Singapore South Beach, onde foi apresentado para estudantes do Camp Asia.
A GOOD Meat escreveu em sua rede social: “Ao alimentar essas mentes jovens, queremos inspirá-los a criar um futuro melhor, sabendo que tudo é possível, incluindo carne feita sem nenhuma morte”.
Vale mencionar que Cingapura tem um olhar positivo para os produtos cultivados, pois isso faz parte de sua campanha 30 x 30, que tem o objetivo de que 30% dos alimentos sejam produzidos localmente e de forma sustentável até o ano de 2030.
Josh Tetrick, CEO da Eat Just, falou em um comunicado:
“Muita coisa mudou em nosso mundo no último ano, mas uma coisa permaneceu a mesma: Cingapura continua a liderar a transformação global para um sistema alimentar mais inteligente e sustentável. Estamos orgulhosos de comemorar nosso aniversário de um ano da primeira venda de carne cultivada com este importante anúncio regulatório e de produto que está ocorrendo novamente em Cingapura”.
No ano que vêm, a empresa pretende comercializar o frango cultivado nas barraquinhas, o primeiro estabelecimento será o Loo’s Hainanese Curry Rice — uma empresa familiar de 74 anos — os comerciantes de comida em barraquinhas foram prejudicados na pandemia, sendo assim, em apoio a essa causa a GOOD Meat também doará para o National Volunteer and Philanthropy Centre (NVPC).
Outra novidade que a marca anunciou foi que o chef espanhol José Andrés se juntou ao seu conselho de administração. Ele é considerado um humanitário e tem uma cadeia de restaurantes em seu grupo ThinkFoodGroup, tendo se comprometido a servir o frango cultivado em seu restaurante dos Estados Unidos, assim que a aprovação regulatória chegar ao país e também dará conselhos culinários para a equipe da GOOD Meat.
Quando a carne cultivada vai chegar no Brasil?
Se você já se fez essa pergunta, saiba que temos previsões.
A BRF fez uma parceria com a Aleph Farms, a ideia é que o produto chegue aqui no país entre 2024 e 2025, a depender da aprovação dos Órgãos Regulatórios.
Portanto, se tudo ocorrer conforme o planejado, é possível que os brasileiros tenham a oportunidade de experimentar esse produto daqui a alguns anos.
Segundo a consultoria McKinsey, o mercado de carne cultivada está em crescimento, podendo atingir US$ 25 bilhões até 2030. Mesmo assim, existem alguns fatores que podem influenciar esse resultado, como a resposta política, aceitação do consumidor, posição de custo, fornecimento, entre outros.
Sobre a GOOD Meat
“Somos a primeira e única empresa no mundo a comercializar carnes cultivadas. Nosso primeiro produto é o frango cultivado GOOD Meat, que Cingapura aprovou para venda e está atualmente disponível em restaurantes selecionados”, a empresa citou em sua página.
A divisão da Eat Just foi fundada por Josh Tetrick e Josh Balk, atualmente estão trabalhando para produzir carne bovina com células de gado e a carne Wagyu.
A empresa Eat JUST também é muito conhecida pelo seu ovo à base de plantas, comercializado de São Francisco até Xangai.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Foodtech israelense de carne cultivada quer levantar US$ 320 milhões
Primeira startup de carne cultivada brasileira
O futuro será das empresas de carnes cultivadas?
*Imagem de capa: Divulgação Eat Just, Inc.