Matthew Glover, criador do Veganuary com Jane Land, anunciou um novo fundo vegano chamado Sentient Ventures, localizado no Reino Unido, o empreendimento também conta com os fundadores Manish Karani e Alexandra Clark. 

O Sentient Ventures é voltado para investir em startups em early stage (Pré-A e Série A) da área de proteínas alternativas globalmente, com o objetivo de aportar em empresas plant-based e à base de fermentação. 

O fundo conta com um capital de 30 milhões de libras para aportar nos negócios, visando um retorno de investimento de 3 a 5 vezes com o indicador MOIC (múltiplo de capital investido) que mede o valor que um investimento gerou ao realizar um cálculo. O ticket médio de investimento fica entre £ 250 mil e £ 2,5 milhões. 

Matthew Glover: fundo vegano Sentient Ventures 

O empresário apontou que o fundo nasceu da paixão e da frustração: “[…] Frustração por não estar sendo feito o suficiente em alto nível para mudar para um sistema alimentar mais sustentável e humano, e paixão pelas novas soluções que estão remodelando a produção de alimentos sem animais e os fundadores por trás delas”, mencionou para o Vegconomist.  

Para auxiliar a definir em quais empresas investirão, o fundo utiliza uma ferramenta de medição de impacto interna para garantir que estão aportando em empresas que poupam a maior parte das vidas animais. Também fazem uma avaliação do empreendimento, incluindo aqui due dilligence no mercado, tendências de consumo, modelo de negócios, entre outros aspectos importantes. 

Outro destaque é que o fundo alinha seus investimentos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os objetivos visam proteger a natureza e o clima, acabar com a pobreza e também garantir paz e prosperidade para todas as pessoas do mundo. 

Outros fatores são: oferecer suporte personalizado para as empresas que estão em seu portfólio, por exemplo, branding, contratação, distribuição, entre outros, bem como orientações e conexões para um exit bem sucedido dentro de um determinado período. 

“Nossa missão é permitir que os inovadores e agentes de mudança acelerem a remoção de animais de criação de nossos sistemas de produção de alimentos, possibilitando que nosso planeta se cure e prospere”, informou o fundo. 

O empresário também é fundador do Veg Capital 

O empresário criou diversas iniciativas, já que também é conhecido por ter fundado o Veg Capital (fundo familiar privado que investe em empresas que substituem os animais do sistema alimentar), Million Dollar Vegan (ONG internacional que busca educar as pessoas sobre os benefícios de um estilo de vida plant-based e também inspirar a adoção do veganismo), bem como a marca de frango frito vegano VFC. 

O Veg Capital foi o primeiro fundo internacional de venture capital a investir pela Vegan Business, aportando R$ 1 milhão na rodada de equity crowdfunding da foodtech plant-based brasileira Conví Foods, empresa que levantou um total de R$ 1,5 milhão em junho desse ano. 

“A Conví Foods é uma marca comprovada e alinhada à missão que remove os animais do sistema alimentar, oferecendo produtos à base de plantas não comprometedores ao consumidor. Estamos entusiasmados em apoiar uma forte fundadora, a Bárbara, à medida que ela expande os negócios para oferecer seus produtos a mais pessoas e continuar educando o mercado brasileiro para os benefícios de um estilo de vida plant-based”, afirmou Matthew Glover na época. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

83% dos participantes Veganuary 2022 planejam mudar permanentemente a alimentação

Restaurantes com carne alternativa salvaram mais de 700 mil animais

Desafios para facilitar a transição para uma dieta vegana

*Imagem de capa: CAShoebridge

Por Amanda Stucchi em 12 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores