Os restaurantes com carne alternativa conseguiram salvar mais de 700 mil animais no ano de 2021, é o que indicou uma pesquisa da World Animal Protection relatada pelo USA Today.
Diversas redes de restaurantes passaram a oferecer opções à base de plantas ou veganas para o consumidor.
É possível perceber isso pelas notícias do mês passado:
- KFC lançou o frango plant-based da Beyond Meat em unidades dos Estados Unidos por tempo limitado.
- Subway lançou dois análogos de carne disponíveis no Reino Unido e Irlanda até 15 de fevereiro.
- Pizza Hut tornou permanente no menu a linguiça plant-based da Beyond Meat no Canadá.
Nesse mês, o Mc Donald’s também anunciou que estaria expandindo o teste de seu hambúrguer feito de plantas McPlant, desenvolvido em parceria com a Beyond Meat, o produto será comercializado em 600 lojas de São Francisco e Dallas a partir do dia 14 de fevereiro.
Imagem: Divulgação KFC/ Beyond Meat
Restaurantes com carne alternativa salvaram animais
Os restaurantes com carne alternativa conseguiram salvar 212 mil porcos, 92 mil vacas e 405 mil galinhas, isso totaliza 709 mil animais salvos.
Como a conta foi feita?
A World Animal Protection considerou os produtos da Impossible Foods e Beyond Meat vendidos em grandes redes de fast food.
O número foi estimado pensando em quantas unidades de produtos plant-based precisariam ser comercializadas para representar a quantidade de carne extraída de um animal, após isso, estimou a probabilidade do produto ser comprado por uma pessoa que adota a dieta carnívora.
Comparação com 2020
Que tal realizarmos uma comparação entre 2021 e 2020?
A explicação está no blog institucional, afirmando que foram salvos 947 mil animais em 2020, divididos em 690 mil porcos e 257 mil vacas. A pesquisa também considerou as vendas da Impossible Foods e Beyond Meat nas grandes redes de restaurantes.
Joe Loria, autor do artigo, apontou que anteriormente não se sabia se só os vegetarianos compravam a opção Impossible Whoppers, por exemplo, já que dessa forma não seriam salvos os animais, entretanto, pesquisas de mercado indicaram que quase 90% das compras de carne plant-based são realizadas por quem também poderia ter comprado um produto de origem animal.
Flexitarianos nos Estados Unidos
Uma pesquisa realizada pela The Harris Poll apontou que 52% dos estadunidenses acredita que o futuro da alimentação é plant-based, além disso, foi afirmado que 51% tentaram ou gostariam de tentar uma dieta flexitariana, que é vegetariana na maior parte do tempo, mas ocasionalmente consome algum tipo de carne.
Já o estudo da Piplsay, com mais de 30 mil participantes, também chegou a resultados parecidos: 54% dos estadunidenses provaram carnes alternativas disponíveis em cadeias populares de fast food, sendo que 39% desse número se identificava como carnívoro.
Vale mencionar que de 54% dos estadunidenses que provaram a carne alternativa, 70% gostaram dessa experiência e 60% quer continuar comendo carne alternativa nas redes de fast food por motivos de saúde. Outros motivos para continuar consumindo esse alimento foram por razões de sabor (34%) e pela questão ambiental (24%).
Além disso, 71% sabiam que grandes redes de fast food passaram a oferecer carne alternativa no menu, isso demonstra que esses alimentos já são conhecidos por uma grande parte do público.
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*Imagem de capa: Pexels