A Beyond Meat está com uma porção de novidades: logo após o KFC ter estreado seu frango à base de plantas nas unidades estadunidenses por tempo limitado, a linguiça plant-based da marca se tornou permanente no menu canadense da Pizza Hut.
A proteína utilizada na linguiça é derivada da ervilha, além de não possuir soja, glúten nem modificações genéticas.
No ano passado, a Beyond Meat havia feito uma parceria estratégica global com a Yum! Brands — dona do KFC, Pizza Hut e Taco Bell — e afirmou a intenção de co-criar e oferecer alimentos à base de plantas no menu desses restaurantes nos próximos anos.
Ethan Brown, fundador e CEO da Beyond Meat, falou em um comunicado na época: “Estamos honrados em firmar uma parceria estratégica global com a Yum! Brands, uma das maiores empresas de restaurantes do mundo. Estamos ansiosos para expandir nosso trabalho com as equipes das marcas icônicas KFC, Pizza Hut e Taco Bell da Yum para, juntos, trazer inovação de produtos verdadeiramente deliciosos para os consumidores”.
O nome do produto que se tornará permanente no menu é o Beyond Italian Sausage Crumbles (algo como linguiça italiana fracionada, em tradução livre), a iguaria estará presente em três pratos da Pizza Hut do Canadá. A decisão por tornar o produto plant-based permanente no cardápio em todo país se deu após um teste bem-sucedido, realizado em Toronto e Edmonton na estação de veraneio do ano passado.
Amy Rozinsky, chefe de marketing do consumidor da Pizza Hut Canadá, falou à imprensa:
“Depois de ver grande entusiasmo dos fãs da Pizza Hut em Toronto e Edmonton no verão passado, estamos muito empolgados em dar aos fãs canadenses em todos os lugares a oportunidade de experimentar e se apaixonar por esses itens do menu feitos com o Beyond Meat.
A Pizza Hut e a Beyond Meat têm uma visão compartilhada para inovar em produtos novos e empolgantes que irão encantar nossos visitantes. O Beyond Italian Sausage Crumbles oferece um delicioso toque à base de plantas em nossa linguiça de porco tradicional que você terá que provar para acreditar”.
Além do Canadá, a opção de linguiça plant-based da Beyond Meat também está presente no Reino Unido, desde julho de 2021. Ali também foi feito um teste que foi bem-sucedido.
Os pratos que utilizam a linguiça plant-based são aptos para os veganos?
A Beyond Meat afirmou que cada vez mais canadenses estão adotando uma dieta flexitariana, aqueles que reduzem a quantidade de carne de origem animal em sua dieta.
Os pratos lançados foram: The Great Beyond (pizza), Beyond Italian Saussage (pão) e Beyond Creamy Alfredo (macarrão).
Conforme o One Green Planet, as opções disponíveis não aparentam ser veganas devido ao queijo. Além disso, no anúncio da pizza, alguns consumidores demandaram que a pizza tivesse queijo vegano.
Ainda, segundo o Vegnews, todas as bases de massa de pizza — inclusive o novo pão — possuem soro de leite em pó ou gelatina, menos a pizza de frigideira congelada, mas essa ainda não tem a opção de queijo vegano.
Portanto, é provável que o menu tenha sido pensado para o público flexitariano. Quanto ao uso da linguiça plant-based, a empresa afirmou que as pessoas poderão personalizar seus pedidos com o produto como cobertura em qualquer pizza de qualquer tamanho.
O menu é exclusivo da Pizza Hut, e está disponível no site canadense, no aplicativo e também para retirar nos estabelecimentos.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Plantas carnívoras provam nuggets veganos da Beyond Meat
4 motivos para investir na Beyond Meat e como fazer
Beyond Meat: o futuro das carnes e seus lançamentos
*Imagem de capa: Divulgação Pizza Hut / Beyond Meat