Você sabia que as plantas carnívoras provaram os nuggets veganos da Beyond Meat?

Essa ideia criativa surgiu para demonstrar que o produto tem o mesmo gosto do frango tradicional. Para isso, cortaram o produto em pequenos pedaços, cerca de 1/100 do tamanho original, e deram para a planta. 

A espécie utilizada para o teste foi a Dionaea muscipula, conhecida por apanha mosca, ela se fecha quando o inseto chega perto dela. Foi exatamente isso que aconteceu na propaganda da Beyond Meat. 

É dito no vídeo: “Introduzindo o nuggets à base de plantas da A&W’s Beyond Meat. Eles conseguem convencer qualquer apaixonado por carne. Para provar isso, nós conduzimos uma prova de gosto com o carnívoro mais famoso do mundo Dionaea Muscipula”. A A&W é um restaurante drive-in do Canadá que fez parceria com a Beyond Meat, e os nuggets veganos ficam disponíveis em mil locais da rede do país por tempo limitado. 

Veja abaixo o vídeo: 

Vídeo: Canal A&W Canada

A propaganda foi desenvolvida com a agência Rethink Canada e a ideia era utilizar a ciência para convencer os flexitarianos e céticos de que o produto tem o mesmo gosto da carne de origem animal.

Entretanto, é importante ressaltar que o comercial não mostrou esse alimento sendo digerido: leva aproximadamente 10 dias para essas plantas ingerirem o alimento e reabrirem, e elas também expelem o que não foi digerido. 

Curiosidade sobre as plantas carnívoras

Você pode se perguntar: como as plantas carnívoras conseguem digerir a carne? Essas espécies são conhecidas por se alimentar de insetos. 

A planta tem estômago, conforme explicou a Super Interessante, algumas chegam até a ter meio metro de comprimento e podem ingerir rãs e pássaros. 

Porém, é necessário notar que a maior fonte de energia dessas plantas não vem da carne (como alguns podem pensar), mas sim da fotossíntese, processo onde a energia solar é transformada em energia química. 

Portanto, as presas são só um complemento à alimentação dessas plantas, pois é aí que elas obtém os fosfatos e nitratos que não conseguem nos solos em que vivem. 

Sustentabilidade da carne da Beyond Meat

A Beyond Meat produz carne a partir de plantas. 

É dito na página da empresa: “Combinamos a inovação especializada com ingredientes simples e sem modificações genéticas para oferecer a experiência substancial que você deseja sem comprometer”. 

A marca encomendou um estudo para o centro de sustentabilidade da Universidade de Michigan, e os resultados foram os seguintes: o hambúrguer gerava 90% menos emissões de gases de efeito estufa e exigia 46% menos energia do que a carne bovina, utilizando 93% menos terra. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Jay-Z faz investimento vegano na marca de nuggets Simulate

Marca de nuggets veganos recebe aporte de US$ 50 milhões

5 marcas brasileiras de hambúrgueres à base de plantas

*Imagem de capa: Unsplash



por Amanda Stucchi em 25 de agosto