A marca de queijo vegano Stockeld Dreamery, localizada na Suécia, levantou € 16,5 milhões em uma rodada da Série A. Quem liderou o investimento foi a Astanor Ventures com a Northzone.
Alguns dos outros participantes são: Eurazeo, Norrsken VC, Edastra, Trellis Road e Gullspång. A rodada também contou com o apoio dos investidores anjos David Frenkiel (fundador do Green Kitchen Stories) e Alexander Ljung (fundador do SoundCloud).
Com o valor, a empresa pretende expandir sua equipe e o portfólio de produtos, bem como entrar em novos mercados.
Em uma comunicação a empresa publicou: “Este é um salto gigantesco em direção ao nosso empreendimento futuro e estamos humildes e entusiasmados por nossos investidores se juntarem a nós”.
A marca também acrescentou em outra rede social: “O fechamento desta rodada de investimento de € 16,5 milhões (talvez a maior rodada da Série A para uma startup europeia de alternativas baseadas em plantas) nos ajuda a continuar a investir ousadamente em P&D para expandir os limites do que é possível e nos aproximar de nosso objetivo”.
É explicado que nos últimos 12 meses a startup aumentou seu time que foi de 4 para 22 pessoas. O objetivo é ter 50 pessoas na equipe até o final do próximo ano. No ano que vem, também tem a intenção de mudar para uma fábrica de produção piloto em Estocolmo (cidade da Suécia).
Sobre a marca de queijo vegano
A empresa foi fundada por Sorosh Tavakoli (empresário) e Anja Leissner (cientista de alimentos) no ano de 2019.
Anteriormente seu nome era Noquo Foods, porém, a marca tomou a decisão de modificá-lo para Stockeld Dreamery quando iria começar a comercializar seus produtos.
A palavra Stockeld significa fogueira em sueco antigo e representa como a empresa enxerga a comida: “Simples, inclusiva, deliciosa e cheia de alegria”, já dreamery faz relação com os sonhadores que aplicam seus sonhos na realidade.
“Após mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, degustações e ajustes intermináveis, podemos finalmente e com orgulho apresentar a você Stockeld Chunk, o primeiro produto da Stockeld Dreamery”, é afirmado.
O primeiro produto da empresa tem como diferencial seus ingredientes: a marca utiliza a proteína de fava e a de ervilha para elaborar seus produtos, bem como o óleo de coco, óleo de colza, amido de batata, aromas naturais e cultura inicial para fermentação. Outros queijos veganos costumam utilizar caju ou amêndoas para sua base.
Também é dito que o produto possui 13% de proteínas.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
4 receitas de queijo vegano: incríveis e fáceis de fazer
Queijo vegano: conheça os melhores queijos vegetais do Brasil
Como Investir na Bolsa de Valores: Passo a Passo Para Iniciantes
*Imagem de capa: Divulgação Stockeld Dreamery (via Green Queen)