A Geração Z é mais consciente, pelo menos, é isso que afirmam os dados. Mas, você sabe o que isso tem a ver com ESG? A sigla traduzida como meio ambiente, social e governança define as empresas que procuram limitar seu impacto negativo na sociedade como um todo. 

Uma empresa ESG pensará em várias esferas para ser mais consciente: ambiental (aqui minimizará seus impactos negativos e terá ações que conservam o meio ambiente), social (forma com que a empresa se relaciona com as pessoas ao seu redor, como tendo boas práticas trabalhistas), e a governança (sendo transparente e ético, por exemplo, não praticando a corrupção). 

Para quem deseja entender esse conceito de forma mais aprofundada, fizemos um guia completo sobre ESG

Agora que você já um pouco mais sobre essa sigla, o que isso tem a ver com a geração mais jovem? 

Um estudo do Bank of America, realizado em 2020, ao entrevistar 14.500 pessoas da Geração Z — nascidos entre 1996 e 2016 — revelou um dado interessante: cerca de 80% dos participantes disseram que consideram o ESG em suas decisões de investimentos. 

O chefe de investimentos temáticos, Haim Israel, falou na publicação: “As empresas e os governos não devem subestimar o poder da Geração Z ao se tornarem ativistas por causas como igualdade e mudança climática”. 

Uma coisa que certamente pode influenciar de forma positiva as novas gerações são as celebridades que apoiam o ESG. 

Recentemente, falamos sobre o príncipe Harry e a esposa Meghan Markle: os dois viraram parceiros de impacto da gestora de ativos Ethic, a empresa realiza investimentos sustentáveis ligados ao ESG. 

O casal falou para a Archwell, organização sem fins lucrativos fundada por eles: “Queremos repensar a natureza do investimento para ajudar a resolver os problemas globais que todos enfrentamos”. 

Os problemas ambientais da atualidade 

Como sabemos, existem inúmeros problemas ambientais que precisam ser solucionados. Vamos citar alguns abaixo: 

Poluição do ar

Esse problema ambiental tem graves consequências: segundo matéria da UOL, a OMS divulgou que a poluição do ar ocasiona 7 milhões de mortes prematuras todos os anos, principalmente naqueles países que não possuem muitos recursos.

Escassez de água

“O uso irresponsável e exagerado [da água] para fins além do ciclo natural dela, pode torná-la um bem indisponível e caro”, os especialistas explicaram para a Radioagência Nacional

Desmatamento

A WWF relatou que 18% da floresta amazônica do Brasil já foi desmatada. Isso traz um impacto ambiental de: perda da biodiversidade, degradação do habitat, mudança climática, perda do ciclo hidrológico e impactos sociais.

Lembrando que esses são só alguns dos problemas que a humanidade está enfrentando, portanto, daí que vem a importância de solucioná-los e investir cada vez mais no ESG. 

Geração Z é mais consciente: negócios que podem interessá-los

Sabendo de tudo isso, você pode estar querendo conhecer mais informações sobre a Geração Z. 

Aqui é bom ressaltar não haver uma definição exata de quando uma geração começa e outra termina. 

A pesquisa do Bank of America considerou a Geração Z como os nascidos entre 1996 e 2016. 

Porém, os pesquisadores também podem definir a Geração Z como aquela que nasceu entre 1997 e 2010, enquanto a Geração Y como nascida entre 1981 e 1996. Portanto, vamos considerar a pesquisa do Bank of America nessa matéria, tudo bem? 

Na pesquisa são informados outros dados interessantes. 

É explicado que a maioria é focada nos produtos ao invés das experiências, por exemplo, valorizando mais bens materiais do que as viagens. Com relação à alimentação, também é dito que a maioria das pessoas dessa geração tem algum tipo de restrição de carne na sua dieta

Alguns dos negócios que podem ser impulsionados por essas pessoas são o comércio eletrônico, a entrega de alimentos, telecomunicações, produtos pets e até mesmo o e-sports (competições de games eletrônicos onde os participantes jogam como atletas profissionais). 

Essas informações já podem auxiliar os empreendedores a criarem negócios voltados para a geração Z, mais consciente e conectada. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Como Investir 100 Reais e Ter Retorno: As 6 Melhores Maneiras 

Novos fundos para investimentos em ESG: Amazônia e biogás 

SRI e ESG: o que são e quais os benefícios desses investimentos?

*Imagem de capa: Pexels

Por Amanda Stucchi em 20 de outubro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores