Você sabe o que é SRI e ESG? Essas são siglas comuns no mundo dos investimentos e podem ser lucrativas! Aprenda seus significados e o motivo disso. Também saiba diferenciar esses termos do investimento de impacto. 

Significado de SRI

SRI (Investimento Socialmente Responsável) é quando um investidor administra investimentos que possuem relação com seus valores. 

Geralmente investidores SRI não investem em tabaco, álcool, armas, cannabis e indústrias que tenham relação com o sexo e jogos de azar. Porém, às vezes, é mais subjetiva essa definição: por exemplo, um vegano não compraria ações de empresas que produzem carne de origem animal. 

Significado de ESG

A ESG (Environmental, Social and Governance), em português meio ambiente, social e governança, foi uma sigla criada para definir empresas que visam limitar seu impacto negativo na sociedade como um todo. Dessa forma, é possível que os investidores socialmente responsáveis encontrem empresas que tenham valores parecidos com os seus. Aqui são considerados diversos fatores, como os seguintes: meio ambiente, é avaliado como a empresa lida com as emissões de carbono, reciclagem, mudança climática, desmatamento, energia renovável e poluição de água, entre outros.

Já na parte social, existem fatores que avaliam como uma empresa está tratando seus funcionários: ela trata homens e mulheres de modos iguais? Há diversidade na equipe? Existe o respeito dos direitos humanos e das leis trabalhistas? São todas questões que uma empresa precisa obedecer para ser responsável socialmente. Por último, na governança há atenção para a parte de corrupção, na composição do conselho e também na remuneração dos executivos. 

Uma curiosidade é que já existem fundos de empresas ESG para investir em marcas que se preocupam com todas essas questões importantes. 

Relação do padrão SASB com o ESG

Para fazer toda essa checagem, as empresas usam os Padrões SASB, que auxiliam a informar os investidores sobre essas questões. É dito na página da Instituição: “Os padrões SASB são mantidos sob os auspícios da Value Reporting Foundation, uma organização global sem fins lucrativos que oferece um conjunto abrangente de recursos projetados para ajudar empresas e investidores a desenvolverem uma compreensão compartilhada do valor empresarial — como ele é criado, preservado ou erodido”. 

Definição de Investimento de impacto

Gostou de conhecer mais sobre as siglas SRI e ESG? Então, não confunda elas com investimentos de impacto. 

As empresas de investimento de impacto comprovam que existe uma correlação entre suas ações e o impacto positivo que fazem na sociedade, apresentando suas métricas em relatórios e números. Um exemplo: empresas que provam como reduziram a quantidade de água desperdiçada no decorrer do ano, com indicadores claros. 

Segundo a universidade Insper, os investimentos: “Podem abranger não somente atividades de cunho específico sobre questões socioambientais, mas também projetos de empresas, fundações, institutos e governos buscando conciliar resultado econômico com a possibilidade de gerar impacto social positivo quantificável”. 

Por que o SRI, ESG e os investimentos de impacto podem ser lucrativos?

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre esses termos, é necessário falarmos sobre os motivos pelos quais você pode ficar de olho e investir nesses tipos de empresas. A Entrepeneur falou um pouco sobre essa questão.

SRI

Conforme um estudo feito pelo Arabesque Asset Management, com mais de 200 fontes diferentes, 88% acreditam que empresas que possuem práticas robustas com foco na sustentabilidade tem melhor desempenho operacional, e isso se traduz no fluxo de caixa. 

Ainda, segundo a matéria da Entrepeneur, os fundos de investimento socialmente responsáveis diversas vezes superam os fundos mútuos tradicionais, com evidências de que fundos SRI são menos voláteis do que os tradicionais.

ESG

Um estudo da ISS Governance relatou: “Parece haver uma ligação entre ESG — Meio Ambiente, Social e Governança — e o desempenho financeiro. Embora se possa argumentar que a relação entre ESG e desempenho financeiro é talvez devido ao fato de que as empresas mais lucrativas têm recursos para investir em áreas que influenciam positivamente a ESG, também pode ser que a lucratividade aumente como resultado de uma empresa administrar melhor seu riscos de ESG materiais, ou pode ser um pouco de ambos”. 

Com essa hipótese, o estudo conclui que se for um pouco de ambos, é possível que empresas que se tornem ESG tenham maior aumento de seu desempenho financeiro e isso possibilita que se tornem ainda melhor dentro dos padrões da SASB. 

Investimento de impacto 

A GIIN (Global Impact Investing network) realizou um estudo que apontou que o tamanho do mercado de investimento de impacto é de US$ 715 bilhões, para essa pesquisa a organização consultou um banco de dados com mais de 1.700 investidores, sendo que 61% eram investidores exclusivos desse segmento. 

É apontado que a maioria estava contente com seus investimentos de impacto, e que eles estavam atendendo ou até excedendo suas expectativas de ganhos financeiros, ou seja, estavam obtendo retornos que eram parecidos com o do mercado geral. 

Gostou de conhecer esses termos? Aproveite e leia mais sobre investimentos: 

Quer investir em carne cultivada? Conheça mais sobre o mercado

Startups brasileiras levantaram US$ 5,2 bilhões em investimentos 

Vegetarianismo e veganismo são tendências de investimentos

*Imagem de capa: Unsplash



por Amanda Stucchi em 30 de julho