A Black Sheep Foods é uma empresa estadunidense que desenvolveu o primeiro cordeiro plant-based em sua região. A marca levantou US$ 5,25 milhões em uma rodada seed para expandir o negócio de carnes à base de plantas pouco conhecidas.
Segundo o AgFunder News, os participantes foram AgFunder, New Crop Capital, Bessemer Venture Partners, Siddhi Capital, Meera e Ashok Vasudevan (cofundadores da marca Tasty Bite) e a investidora Smita Conjeevaram.
A carne de cordeiro plant-based
A carne de cordeiro plant-based da Black Sheep foi lançada no Souvla em outubro de 2021, essa é uma cadeia de restaurantes que serve comida grega na área da baia de São Francisco.
O produto é feito principalmente com proteína texturizada de ervilha, óleo de girassol, manteiga de cacau, óleo de coco refinado, livre de antibióticos, hormônios, colesterol, glúten, laticínios e soja.
A tecnologia por trás do alimento é um processo de química analítica exclusivo da marca, cuja empresa atesta que pode descobrir o motivo de qualquer carne ter o gosto que tem e como fazer com que o sabor das carnes à base de plantas sejam melhores que os produtos disponíveis no mercado.
Agora, com a rodada bem sucedida, o alimento entrará no cardápio de outros restaurantes como os seguintes:
- Chezchez — aperitivos.
- Beit Rima — comida árabe.
- Joyride — pizza.
- Mazra — churrascaria mediterrânea.
- Monica’s — menu clássico estadunidense.
- Ethan — comida indiana e californiana.
- Rooh — restaurante indiano contemporâneo.
A Bloomberg também informou que a marca está trabalhando em outros produtos, como patos e outras raças de animais selvagens, além disso, estão se preparando para aumentar o valor da próxima rodada.
Imagem: Divulgação da Black Sheep Foods / Foto de Nicola Parisi
Sobre a Black Sheep Foods
“Nossa missão é levar aos consumidores uma variedade de produtos de carne deliciosos, sustentáveis e à base de plantas, reduzindo o impacto ambiental destrutivo da produção industrial de carne”, relatou a empresa.
Os fundadores da marca são Ismael Montanez e Sunny Kumar, ambos criaram o empreendimento no ano de 2019, que anteriormente tinha levantado US$ 200 mil em uma rodada seed.
Quanto a sustentabilidade de sua carne de cordeiro plant-based é afirmado que 1 quilo do alimento economiza 358,1 litros de água em comparação com a carne de cordeiro derivada do animal, ainda, ocorre uma economia de 0,04 acres de terra cada vez que é ingerido a alternativa plant-based, bem como uma redução de 14,5 kg de CO2.
Alimentos que vão além do hambúrguer e dos nuggets
Muitas pessoas gostam de hambúrgueres e nuggets à base de plantas, adotando essas opções que não prejudicam os animais e são consideradas mais saudáveis do que a carne.
Porém, as empresas do setor plant-based não estão se limitando a oferecer somente essas opções para os consumidores. Afinal, quanto mais alternativas, maior é a probabilidade de agradar os consumidores.
Conforme uma pesquisa da Mercy for Animals, 8 em cada 10 brasileiros experimentaram produtos à base de plantas nos últimos 6 meses. Já um estudo do The Harris Poll descobriu que 52% dos estadunidenses acreditam que o futuro da alimentação é à base de plantas.
Um exemplo de alimento diferenciado plant-based é o atum da Fazenda Futuro.
Marcos Leta, fundador, havia dito: “O Futuro Atum ainda conta com o ineditismo de ser o primeiro produto não congelado, pronto para consumo, e vendido ao lado dos atuns animais enlatados, um marco na nossa história”.
Outro produto diferenciado é a carne wagyu plant-based — uma raça de boi, cuja carne é considerada a mais cara do mundo — a iguaria foi feita pela marca canadense Wamame Foods.
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*Imagem de capa: Divulgação Black Sheep Foods | Foto: Nicola Parisi