Você já se perguntou quantos veganos existem no mundo? 

A definição de vegano, conforme o The Vegan Society, é a seguinte: uma filosofia e um modo de vida que busca excluir — na medida do possível e praticável — todas as formas de exploração e crueldade contra os animais para a alimentação, roupas ou qualquer outro propósito. 

É muito bom encontrar pessoas que compartilham dos mesmos valores e filosofias. Felizmente, o número de pessoas interessadas pelo estilo de vida vegano está crescendo. 

Como falamos por aqui, segundo o relatório Year in Search a busca pelo termo “comida vegana perto de mim” cresceu mais de 5000% no Google em 2021. Esse é um movimento que não é de hoje, pois a empresa de cartões Thortful apontou que houve um aumento de 2100% para essa mesma palavra-chave de 2015 a 2020 no buscador. Além disso, o termo “vegano” bateu um recorde de pesquisas em 2019. 

Outro dado interessante é sobre o Veganuary, instituição que incentiva que as pessoas experimentem o veganismo em janeiro. A empresa escreveu: “Desde que lançamos nossa jornada em janeiro de 2014, o número de pessoas participando vem aumentando incrivelmente ano após ano”. 

Em suas estatísticas é possível ver que houve mais de 580 mil participantes na campanha de 2021, sendo que o público é de 209 países, com mais de 825 produtos e cardápios veganos lançados durante esse período. É informado que 46% das pessoas aderiram ao Veganuary por causa dos animais, 22% por conta da saúde, 21% devido ao meio ambiente e 11% por outras causas não listadas. 

Quantos veganos existem no mundo? 

Uma estimativa afirmou que existiam 79 milhões de veganos no mundo em janeiro de 2021. 

Quem deu essa informação foi a revista The Vou, que levou em conta estudos que revelavam a porcentagem de veganos em vários países, ajustados com a velocidade de crescimento populacional e mais estatísticas comparativas.

Apesar desse número ser considerável — é maior que a população do Reino Unido em 2020 (67,22 milhões!) — e o veganismo estar de fato crescendo, o veículo também afirmou: “Para ‘dominar o mundo’, o crescimento vegano que vimos nos últimos quatro e cinco anos terá que continuar por pelo menos três décadas”.

Mesmo assim, se o ritmo de crescimento continuar dessa forma, daqui a uma década 1 em cada 10 pessoas será vegana. Portanto, a probabilidade é que vejamos cada vez mais lançamentos de produtos veganos e esse mercado se expanda ainda mais para atender a essa demanda. 

Número de veganos em determinados países 

Após saber quantos veganos existem no mundo, você deve estar se questionando qual é o número de veganos por país. Falaremos de alguns aqui!

Já abordamos as cidades mais veganas do mundo — dando sugestões de restaurantes para você aproveitar em uma possível viagem —  e você pode perceber que as cidades estadunidenses Nova Iorque, Los Angeles e Portland estavam na lista. 

Para ter uma ideia, o estudo Vegetarianism In America, publicado pelo Vegetarian Times em 2008, apontou que 3,2% dos adultos estadunidenses (7,3 milhões) eram vegetarianos, enquanto 0,5% (1 milhão) seguiam uma dieta vegana. Esse estudo teve a participação de mais de 5 mil pessoas. 

Porém, a empresa de pesquisa Gallup publicou um estudo sobre o assunto em 2018, com participação de mais de mil adultos, afirmando que 5% adotam uma dieta vegetariana e 3% são veganos. 

Outro local cujo número de veganos está aumentando é o Reino Unido (que também tem uma cidade na lista). Conforme uma pesquisa do Finder, divulgada no Plant-based News em 2021, o número de veganos aumentou 40% e está perto de 1,5 milhão. 

Outra estatística, dessa vez do The Vegan Society,  mostrou que a região tinha 600 mil veganos em 2019, sendo que o número quadruplicou entre 2014 e 2019. Apesar de serem pesquisas de instituições diferentes, é possível perceber que houve um aumento relevante. 

Uma informação interessante é que um dos países que consomem menos carne é a Índia, devido à religião hindu. Segundo o jornal indiano Bw Hotelier existiam 500 milhões de vegetarianos na região em 2020, porém, somente 1% era vegano, sendo assim, é estimado que hajam 5 milhões de veganos nessa região. 

Entretanto, conforme o Ipsos Global em um estudo de 2018, a Índia tem 19% de veganos. 

Nós já falamos aqui no Vegan Business sobre os países com as maiores quantidades de veganos, e aqui é necessário fazer uma ressalva: apesar de ser importante considerar as estatísticas, esses números normalmente vêm de pesquisas locais e amostras pequenas, variando um pouco de estudo para estudo, a depender do público utilizado. 

Além disso, algumas pesquisas veganas agrupam os veganos e vegetarianos, dificultando um resultado exato. 

Quantos veganos existem no Brasil? 

Agora que já falamos sobre alguns países, vamos falar sobre o número de veganos no nosso país. 

Não existe uma pesquisa sobre o número de veganos no Brasil, entretanto, a Sociedade Vegetariana Brasileira fez uma estimativa utilizando uma pesquisa do IBOPE de 2018. 

Aqui consideraram a porcentagem de veganos dentro do número de vegetarianos e resultados de outros países (onde essas pesquisas foram efetuadas). Assim, chegaram a uma probabilidade: dos 30 milhões de vegetarianos naquele ano (14% da população), havia 7 milhões de veganos. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

O Que é Veganismo e o Que é Ser Vegano? 

11 livros sobre veganismo e vegetarianismo para você conhecer

Projeto 80 mil horas: carreira, altruísmo eficaz e veganismo

*Imagem de capa: Unsplash



por Amanda Stucchi em 6 de janeiro