Você quer conhecer as 10 cidades mais veganas do mundo? 

O aplicativo Happy Cow — que serve para encontrar restaurantes veganos, vegetarianos e vegan friendly — fez uma lista de destinos onde é possível aproveitar a gastronomia com mais facilidade. 

Os critérios utilizados para a elaboração do ranking de cidades mais veganas foram: 

  • Número de restaurantes veganos em um raio de 8 km na área com mais restaurantes veganos da cidade. 
  • Número de restaurantes veganos, vegetarianos ou com opções vegetarianas no mesmo raio de 8 km. 
  • A quantidade de restaurantes veganos considerando a densidade populacional. 
  • A impressão sobre o nível de vegan friendly da cidade (percebendo a disponibilidade de festivais, encontros e a comunidade). 

As 10 cidades mais veganas do mundo

Vamos à lista das cidades mais veganas do Happy Cow! 

1# Londres 

125 estabelecimentos veganos em um raio de 8 km 

A cidade é a capital da Inglaterra, sendo muito conhecida pelo Big Ben. 

O destino é recheado de restaurantes veganos: barraquinhas de alimentos, cafés, padarias, lojas de queijos… agradando todos os paladares. 

Inclusive, a primeira loja de queijos veganos do Reino Unido está lá. O nome é La Fauxmagerie, fundada em 2019, com opções à base de plantas de camembert, cheddar, queijo azul, entre outras. 

Se você é mais fã de pizza, existem os estabelecimentos Purezza e Young Vegans Pizza Shop, com ótimas avaliações no aplicativo. Entretanto, se você prefere lanches, pode buscar o The Vurger Co, um fast food com opções de hambúrgueres e milkshakes. 

Um restaurante que serve comida casual é o 222 Vegan Cusine, nele strogonoff de seitan, sopas e panquecas são algumas opções disponíveis. 

Para terminar, um doce pode ser a sua sobremesa! Aqui tem a padaria Vida Bakery (bolos, cupcakes, brownies e sorvete) e o Crosstown Doughnuts Vegan (donuts, cafés e outras bebidas). 

Londres

Imagem: Unsplash

2# Nova Iorque 

111 estabelecimentos veganos em um raio de 8 km 

Nova Iorque é uma cidade turística, portanto, a gastronomia não poderia ficar de fora de suas atrações. 

Aqui existe o restaurante P.S Kitchen, com menu artesanal e opções de pratos, sobremesas e drinks. Você pode encontrar a salada césar, burritos, hambúrgueres e macarrão. Também há o VSpot Express, estabelecimento latino, vegano e kosher, que disponibiliza burritos, nachos, empanadas, coquetéis, cheesecakes, entre outros. 

Outros destaques são: Delice & Sarrasin (comida francesa) e o Bodhi Kosher Vegetarian (comida chinesa). Um local que você buscar para comer um docinho é Erin McKenna’s Bakery, com menu variado que vai de pão de banana, donuts, cupcake, cookies, brownies, entre outros. 

Nova York

Imagem: Unsplash

3# Berlim 

62 estabelecimentos veganos em um raio de 8 km 

Essa cidade é um importante centro urbano da Alemanha, com aproximadamente 170 museus para visitar. 

Portanto, caso deseje viajar para esse destino é importante conhecer as opções gastronômicas! 

O restaurante Ataya tem opções de lasanha, espaguete, açaí e bolos, disponibilizando também cafés e smoothies. Para quem gosta de comida vietnamita, é possível procurar o 1990 Vegan Living, com curry de tofu e sobremesa de arroz e banana. 

A pausa para o café da tarde pode ser feita no Cafe Vux, estabelecimento que serve bolos, tortas, waffles com frutas, sanduíches, cafés e chás. Mas, se está calor e você prefere sorvetes pode buscar o Balaram Eis, os sabores dessas sobremesas mudam sempre e o cone utilizado é vegano também. 

Para o jantar, existe o La Stella Nera que prepara pizza napolitana de massa fina em um forno a lenha, ademais, tem opções de saladas,  massas e sobremesas para oferecer mais variedade ao consumidor. 

Berlim

Imagem: Unsplash

4# Los Angeles 

190 estabelecimentos vegetarianos e adequados para veganos em uma área de 8 km 

Los Angeles é uma cidade conhecida pelo entretenimento, pois lá existe o distrito de Hollywood, uma referência na indústria cinematográfica! 

Há 49 restaurantes totalmente veganos e 190 adequados para esse estilo de vida, oferecendo diversas opções que vão além dos filmes e celebridades. 

Gosta de comida tailandesa? Tem o Arraya’s Place. Prefere comida etíope? Rahel Ethiopian Vegan Cuisine. Mas, se você é fã dos pratos japoneses, tudo bem, também tem o Shojin

É possível experimentar versões veganas de pratos de diversas culturas, aproveitando o passeio para viajar na gastronomia. 

Se você prefere hambúrgueres tem o Monty’s Good Burger – Koreatown, que utiliza a carne da Impossible Foods e também dá opções de saladas, fritas, milkshakes, entre outros. 

Uma pizzaria é o Double Zero — criada pelo chef celebridade Matthew Kenney — por último, é possível comer um pão de canela na Cinnaholic

Los Angeles

Imagem: Unsplash

5# Toronto 

Tem um dos maiores eventos veganos chamado Toronto Veg Food Fest

A cidade canadense tem muitas opções de pratos!

Se você acordou e quer um brunch, pode visitar o Bloomer’s, com produtos assados como tortas sem manteiga, cupcakes, biscoitos, sanduíches, donuts e poutine (prato típico canadense que consiste de batata frita, molho e queijo). 

Para quem gosta de fast food, tem o Copper Branch, que serve hambúrgueres, sanduíches, chili e mais. Outro restaurante é o Fresh on Spadina, com uma pegada mais natural servindo sopas, saladas, tigelas de arroz integral, etc. Já o Vegwood tem costelas de tofu e sanduíches para seu paladar. 

Quem gosta de visitar as padarias e comer doce, é possível visitar o Bunner’s Bake Shop com opções de bolos.

Toronto

Imagem: Unsplash

6# Varsóvia 

50 restaurantes veganos em um raio de 8 km

Varsóvia é a capital da Polônia, um dos grandes centros culturais do país.

Se quer experimentar a culinária polonesa, dá para buscar o Vege Bistro, com pratos tradicionais para o almoço e o jantar, como pierogi (espécie de pastel cozido) e rauchy (parecido com as panquecas americanas). 

Mas, se você quer uma lanchonete, tem a Krowarzywa. Lá dá para experimentar hambúrgueres, feitos com ingredientes como tofu, seitan, painço, grão-de-bico e vegetais. 

Entretanto, caso queira comida japonesa, pode visitar o Edamame Vegan Sushi e o Youmiko Vegan Sushi. 

Até tem opções de pratos italianos no Leonardo Verde, com pizzas, massas, lasanhas e focaccia (pão típico). 

Varsóvia 

Imagem: Unsplash

7# Portland 

46 estabelecimentos veganos em um raio de 8 km 

Outro destino estadunidense é Portland, conhecida por seus parques e ciclovias. 

A sustentabilidade não está só nesse fator, também está presente na gastronomia, com 46 restaurantes veganos, 185 vegan friendly e 26 vegetarianos. 

Quer começar o dia tomando chá? O Jade Rabbit oferece o chá oolong, tradicional na China, produzido com a mesma planta usada para o chá-preto e verde. 

Para um almoço com os amigos, dá para visitar o Virtuous Pie, que prepara pizzas à base de plantas e sorvete vegano. Para jantar, é possível dar uma passadinha no Next Level Burger, é um fast food com hambúrgueres e cachorros quentes veganos, batatas fritas e shakes. 

Para se divertir em um bar, a sugestão é o Modern Times Beer, além das cervejas você pode se deliciar com sanduíches, tacos e cheesecake vegano. 

Portland 

Imagem: Unsplash

8# Bangkok

42 estabelecimentos veganos listados no aplicativo

A capital da Tailândia é um destino que muitos veganos podem apreciar! 

O May Veggie Home oferece comida tailandesa e outros pratos do Leste Asiático, com rolinhos primaveras, arroz frito, salada de abacate, peixes vegetarianos, chás e sucos naturais. Além desse, o Vistro oferece culinária vegana de inspiração global, aqui você pode provar tacos, macarrão tailandês, bolinhos, bolo de chocolate, sorvete e até cheesecake. 

Também existe o Nourish Cafe com pratos tailandeses, hambúrgueres, panquecas, sushis veganos e açaí, agradando a diversos paladares. 

Para quem quer tomar café, existe o Bonita Cafe and Social Club, com estilo americano antigo, aqui é possível encontrar opções de bebidas, doces, sorvetes e salgados. 

Bangkok

Imagem: Unsplash

9# Tel Aviv 

40 estabelecimentos veganos listados no aplicativo

Outra das cidades mais veganas é Tel Aviv, localizada na costa do mar Mediterrâneo em Israel. 

Conforme o Happy Cow, a cidade dispõe de 40 restaurantes veganos, 44 vegetarianos e 171 vegan friendly

Portanto, vamos às possibilidades de pratos?

Um dos primeiros cafés veganos da cidade é Anastasia, que tem opções de leite de soja, amêndoas e arroz, para acompanhar o café você pode experimentar sanduíches e bolos. 

Já para o almoço pode procurar o Meshek Barzilay, restaurante casual com um menu vegano e orgânico. Aqui tem salada de couve-flor assada, smoothies verdes, e uma sobremesa de crumble de morango. 

Para jantar, há o Four One Six (416) que serve pratos em seu restaurante e tem um bar de coquetéis. Aqui você pode encontrar batatas fritas com polenta, salada de tacos, bife veganos e as sobremesas parfait de limão e cheesecake. 

Tel Aviv 

Imagem: Unsplash

10# Praga 

53 estabelecimentos veganos em 8 km 

A capital da República Tcheca é um país com castelos interessantes para visitar. 

Se quer já começar a viagem provando um prato típico, tem a Chlebíček Store que oferece sanduíches abertos típicos da região, além de ter cafés e doces. 

Para o meio-dia, também existe o Loving Hut — uma rede de restaurantes veganos, com macarrão, sopa, tofu e análogos de carne — outra opção é o Pastva, que serve sopas e alimentos assados. 

Se deseja um lanche, é possível encontrar a Eaternia, com hambúrgueres, cachorros quentes, pratos tradicionais do país e até saladas. 

Por último, para adoçar a sua viagem, você pode provar um donut no Blue Vegan Pig Shop.  

Praga 

Imagem: Unsplash

Gostou de conhecer as cidades mais veganas? Aproveite e leia também: 

Qual o país mais vegano do mundo?

Encontros veganos: conheça os melhores países

Aplicativos veganos: 8 para salvar a sua vida

*Imagem de capa do Central Park (Nova York): Unsplash



por Amanda Stucchi em 4 de janeiro