A The Body Shop já havia anunciado seu plano de se tornar totalmente vegana até o final de 2023, no momento 60% das formulações são veganas. Outro objetivo da empresa é reduzir o uso de plástico, por isso, estão lançando um programa de refil em lojas nos Estados Unidos, cuja meta é ter 49% das lojas do país equipadas com estações de refil até o final desse ano, incluindo as cidades de Nova Iorque, Orlando, Los Angeles, Austin, Atlanta, Chicago, Denver, entre outras. 

Nessas estações, os clientes poderão recarregar produtos voltados para o corpo, cabelo e mãos, como géis de banho, shampoos, condicionadores e sabonetes líquidos. A seleção de produtos irá variar entre seis e doze, a depender do tamanho da loja. 

A ideia do programa de refil em lojas dos EUA

“A fundação do ativismo ambiental da The Body Shop nasceu de ideias como essas, quando nossa fundadora, Anita Roddick, reabasteceu sua primeira garrafa por necessidade em 1976. Nossos clientes aguardam ansiosamente que as recargas retornem à The Body Shop. Estamos entusiasmados por adotar uma abordagem de economia circular e fornecer essa alternativa sustentável”, apontou Hilary Lloyd, vice-presidente de marketing e valores da empresa na região da América do Norte. 

Na página do programa, há uma frase da própria Anita na qual ela afirmou: “Por que desperdiçar um recipiente quando você pode reabastecê-lo? E por que comprar mais de algo que você pode usar?”. 

A fundadora, falecida em 2007, era conhecida por seu trabalho voltado ao ativismo ambiental e pelos direitos humanos, bem como pelas ações de caridade que exercia. 

Como funciona o programa de refil? 

O programa de refil tem um funcionamento simples: o cliente compra uma garrafa de alumínio em uma loja selecionada, pede para um funcionário encher o invólucro com algum tipo de produto recarregável (gel de banho ou sabonete líquido, por exemplo). 

Após o consumidor utilizar todo o produto, é preciso lavar a garrafa e secá-la e depois voltar novamente na loja, onde poderá recarregar a embalagem com o produto. 

Garrafa de refil da The Body Shop
Imagem da garrafa de refil: Divulgação The Body Shop (CNW Group/The Body Shop USA Ltd)

A indústria de beleza e o plástico

A The Body Shop apontou que todos os anos o setor de beleza gera bilhões de materiais plásticos que acabam em aterros sanitários ou no oceano. 

Conforme a TerraCycle, empresa voltada para a reciclagem, a indústria de beleza global produz 120 bilhões de unidades de embalagens por ano. Além disso, a maioria desses resíduos não são amplamente recicláveis, portanto, vale reforçar que essa quantidade gigante traz prejuízos para a natureza. 

Quanto aos resultados desse programa, a marca destacou que após terem implementado estações de refil em 400 lojas em todo mundo em abril de 2021, foram economizados mais de 3,7 toneladas de plástico. 

Logo, a previsão é que com mais 400 estações de refil planejadas para esse ano, a marca consiga economizar 25 toneladas de plástico e evite que até 5 libras (2,2kg) de CO2 entrem na atmosfera.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Inspiração: marca de beleza sustentável lança pastilha de skincare

Juliana Goes lança linha de cosméticos veganos e sustentáveis

Li Las Aromaterapia produz cosméticos naturais e veganos

*Imagem de capa: Numark 2002, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Por Amanda Stucchi em 12 de abril
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores