Os cosméticos veganos fazem parte de um mercado que até o final de 2027 ultrapassará U$21 bilhões de dólares. Uma marca que irá aderir completamente ao veganismo será a The Body Shop, o Diretor Global de Marca, Lionel Thoreau, declarou à imprensa: “Nossa decisão de nos tornar 100% vegano é um próximo passo natural para a The Body Shop”, atualmente 60% de seus produtos já são veganos. A intenção até o final de 2023 é ter todas as fórmulas de produtos certificadas pela Instituição The Vegan Society, entretanto, produtos não certificados ainda podem estar presentes no mercado neste período.

A manteiga corporal, um de seus produtos mais famosos, foi relançada este ano. Agora esses produtos estão certificados como veganos e utilizam plástico reciclado em suas embalagens. Ao todo, existem 13 variedades básicas deste segmento, alguns exemplos são o de manga, coco e moringa.  Porém, em abril de 2021 esses produtos estavam disponíveis apenas no Reino Unido. 

História da The Body Shop

A marca sempre teve uma grande preocupação com o meio ambiente. Anita Roddick, uma empresária que era ativista dos direitos humanos e ambientais, fundou a The Body Shop em 1976 na Inglaterra. No ano de 1997, a empresa foi reconhecida pela Humane Cosmetics Standard, um padrão internacional que confirma que não houve testes em animais para a fabricação de produtos, já em 2017 foi adquirida pela Natura, uma empresa brasileira que aboliu os testes em animais em 2006. Dessa forma, o grupo Natura & Co foi formado em 2018 com a junção da Natura, Aesop e The Body Shop.  

Também teve participação no banimento de testes em animais na Europa em 2013, pois, segundo a Cruelty Free International, Anita Roddick apresentou em 1996 uma petição com 4 milhões de assinaturas para a Comissão Europeia contra os testes em animais, junto dos membros da Coligação Europeia para a Abolição das Experiências com Animais em toda a Europa (ECEAE) e Membros do Parlamento Europeu. Antes disso, em 1998 a campanha da marca causou a proibição dos testes em animais nos produtos cosméticos do Reino Unido. 

Além disso, a sustentabilidade também é um pilar da marca. Em 2019 lançou o “Comércio com Comunidade de Plástico Reciclado”, na Índia, para combater a crise do plástico e apoiar os catadores de lixo em Bengaluru, buscando dar boas condições de trabalho e pagar um preço justo pelo serviço prestado. 

Conforme Lionel Thoreau diz para o Plant Based News: “A beleza vegana é um próximo passo crítico em nossos esforços de sustentabilidade e meio ambiente. Isso, junto com nossos programas globais de recarga e reciclagem na loja, torna a The Body Shop um destino para clientes que se preocupam com a ética”.

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*Imagem de capa: Pixabay

Por Amanda Stucchi em 1 de junho
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