Quer conhecer uma marca que produz cosméticos naturais, veganos e inteligentes? Livia Las Casas é a empreendedora por trás da Li Las Aromaterapia, que possui em seu portfólio shampoos, hidratantes, séruns e acessórios.
É possível encontrar sabonetes de argila amarela, sabonete de chá-mate, gloss de manteiga de cacau, hidratante facial de calêndula, pomada de lavanda, sérum anti- oleosidade, sérum antioxidante, acessórios como escova de dente ecológica, kit difusor de aromas, entre diversos outros produtos.
Livia é aromaterapeuta e já trabalhava com pacientes em seu consultório, portanto, ela contou: “A minha primeira ideia com a marca não foi fazer cosméticos naturais. Foi de adequar melhor o tratamento que eu oferecia aos meus pacientes no consultório”, ela explicou que na aromaterapia normalmente se usa óleos vegetais como base carreadora (cuja função é diluir os óleos essenciais), logo, ela pensou “Por que não fazer um creme hidrante facial ou corporal?”.
Ela explicou que os clientes se tornaram mais adeptos a esse tratamento, melhorando os resultados atingidos: “O cliente ficou muito mais feliz em fazer o tratamento proposto, com uma eficiência muito maior e produtos de qualidade”, comentou.
Após isso, os pacientes começaram a indicar os produtos para seus conhecidos e retornavam desejando comprar o creme e a pomada. Livia começou a comercializar para os amigos e conhecidos, e isso foi criando uma proporção que ela não esperava.
Além disso, também houve uma ajuda de sua irmã. Livia criou uma remessa de sabonetes — com a intenção de levar ao consultório e oferecer a seus clientes — entretanto, enviou a foto para a irmã e ela mostrou para suas amigas, dessa forma, acabou vendendo todos os produtos.
Imagem: Reprodução Li Las Aromaterapia / via Instagram @lilasaromaterapia
Aromaterapia e veganismo nos cosméticos da marca
A ideia de chamar os cosméticos de inteligentes vem da aromaterapia.
Livia ressaltou: “É um cosmético que consegue cuidar do físico, emocional e vibracional, porque a aromaterapia — os óleos essenciais — tratam dos três aspectos. Não são só naturais, são cosméticos inteligentes, pois vão agir onde precisam”.
Conforme a matéria do Web MD, portal de notícias médicas, revisada clinicamente por Nayana Ambardekar (professora assistente de medicina), os especialistas acreditam que a aromaterapia ativa a área do nariz chamada receptora de cheiro, que envia mensagens através do sistema nervoso para o cérebro, podendo ativar algumas áreas como o sistema límbico (que desempenha um papel nas emoções), além de poder impactar o hipotálamo que pode responder com substâncias químicas cerebrais de bem-estar, um exemplo é a serotonina.
O veículo recomenda não substituir o tratamento médico regular pela aromaterapia, porém, apontou que algumas condições podem se beneficiar desse tratamento como forma complementar, exemplos são o estresse, a melhora do sono, alguns tipos de dores, entre outras condições, além de oferecer uma sensação de relaxamento.
Livia deu alguns exemplos, informando que já existem óleos essenciais para quem se queimou demais no sol, para a TPM e para quem não consegue dormir.
O veganismo nos cosméticos
“Quando trabalhamos de uma maneira tão integral com a natureza, não tem porque falarmos de sofrimento. Não precisa haver testes em animais para os cosméticos, mas é algo padronizado pela indústria farmacêutica. As substâncias que usamos não são tóxicas, isso já elimina um monte de necessidades de testes, os insumos animais são desnecessários tendo em vista o vasto mundo vegetal que nós temos”, a fundadora afirmou.
Até hoje não conhecemos toda a biodiversidade que temos: “É uma fauna e uma flora tão diversa, tão gigante, é necessário fazer o uso consciente disso que a natureza está nos oferecendo”, finalizou.
Imagem: Reprodução Li Las Aromaterapia / via Instagram @lilasaromaterapia
Os desafios da marca e o mercado de cosméticos veganos
A empreendedora contou que seu maior desafio é a conscientização.
Ela falou: “Muitas vezes as pessoas compram base glicerinada, derretem e colocam óleo essencial, dizendo que estão fazendo sabonete natural. Nosso processo de saponificação é completamente diferente: pegamos os óleos vegetais com uma base forte, fazemos todo o processo desde o início e o sabonete fica na cura em média de 45 dias. É um processo longo”.
Os produtos naturais são considerados mais sustentáveis, pois, o que produz a sensação de espuma em cosméticos convencionais são os surfactantes, normalmente derivados do petróleo que poluem os rios e o solo.
Livia disse: “Quando você toma banho, aquela espuma que desce pelo ralo é lixo também. Se você tomar banho na cachoeira, você está intoxicando o peixe, matando um monte de algas que estão no fundo do rio, adulterando o ecossistema. As pessoas pensam que lixo é só o que você pode ver, como o plástico, não pensam nesse lixo residual. É muito impactante e muito sério”.
Ela explicou que as pessoas acham que o valor dos produtos oferecidos é muito caro: “É um preço mais caro sim, mas é um trabalho minucioso, feito com ingredientes de alta qualidade e acredito que, por tudo isso, não se pode comparar com os produtos que se acha no supermercado. É completamente diferente uma coisa da outra”.
Mercado de cosméticos veganos
Sobre o mercado, ela informou que acredita que está ocorrendo um boom de cosmetologia natural e vegana. “Estão surgindo muitas marcas no mercado e a procura está aumentando. Antes o trabalho que eu fazia de conscientização era muito mais intenso do que eu faço atualmente, agora as pessoas já ouviram falar”, mesmo assim, essa mudança é gradual.
Para o futuro da marca, Livia quer continuar realizando seu trabalho nessa mesma pegada, ela destacou: “Até hoje não perdi a paixão pelo que faço. Eu gosto muito disso”.
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*Imagem de capa: Reprodução Li Las Aromaterapia / via Instagram @lilasaromaterapia
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